| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1669| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A importância da demonstração matemática nos últimos anos do ensino fundamental |
| Autor: | Sousa, Geovana Carine Correia |
| Primeiro orientador: | Barbosa, Juarez Silvestre |
| Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Raimundo Nonato |
| Resumo: | Este trabalho científico aborda de forma sistêmica a importância da demonstração ou prova matemática aplicada no método de ensino na modalidade do ensino fundamental. Como objetivo específico é relatado o ensino da demonstração no ensino fundamental, como pode ser aplicado em sala de aula adequando as capacidades dos discentes para a devida docência. Como referencial bibliográfico foi utilizado uma extensa exploração de literatura científica acerca do ensino da demonstração. Como conclusão, incluir a demonstração matemática no ensino fundamental torna-se um desafio visto que, existe uma deficiência estrutural no ensino da matemática, inclusive em docência superior, para tornar aptos professores a explanar e tornar mais fácil a compreensão da prova matemática, de acordo com a aptidão abstrata e de conhecimento tocante ao discente. |
| Abstract: | This scientific work approaches in a systemic way the importance of the mathematical demonstration or proof applied in the teaching method in the modality of fundamental education. As a specific objective, the teaching of demonstration in elementary school is reported, as it can be applied in the classroom by adapting the students' resources for the necessary teaching. As a bibliographical reference, an extensive exploration of the scientific literature about the teaching of demonstration was used. As a conclusion, including mathematical demonstration in elementary education becomes a challenge since there is a structural deficiency in mathematics teaching, including in higher education, to make teachers able to explain and make it easier to understand mathematical proof, according to with the abstract search and knowledge concerning the student. |
| Palavras-chave: | Demonstração Matemática Ensino de Matemática Ensino Fundamental |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | SOUSA, Geovana Carine Correia. A importância da demonstração matemática nos últimos anos do ensino fundamental. 2023. 43f. Monografia( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1669 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
