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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1683| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O uso da ludicidade para o desenvolvimento para o desenvolvimento do cognitivo: o jogo senha na análise combinatória |
| Autor: | Nascimento, Daniele Silva |
| Primeiro orientador: | Silva, Afonso Norberto |
| Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade apresentar a importância da ludicidade no ensino matemático, abordando um dos conteúdos de análise combinatória que proporcionam o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio lógico do aluno, como permutações, combinações e arranjos, utilizando para isso um antigo jogo chamado Mastermind ou Senha. A principal ideia é mostrar que muitos jogos podem ser utilizados em sala de aula na construção de conceitos matemáticos e até na visualização de conteúdos por meio da prática, onde o aluno pode fazer suas próprias observações desses conceitos com o auxílio de métodos gamificados. Foi apresentado a relação entre os conceitos e fórmulas necessárias e o jogo. |
| Abstract: | The present work aims to present the importance of playfulness in mathematics teaching, addressing one of the combinatorial analysis contents that provide the development and improvement of the student's logical reasoning, such as permutations, combinations and arrangements, using an old game called Mastermind or Password. The main idea is to show that many games can be used in the classroom in the construction of mathematical concepts and even in the visualization of contents through practice, where the student can make their own observations of these concepts with the help of gamified methods. The relationship between the necessary concepts and formulas and the game was presented. |
| Palavras-chave: | Análise Combinatória Permutação Jogo Senha Lúdico |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | NASCIMENTO, Daniele Silva. O uso da ludicidade para o desenvolvimento do cognitivo: o jogo senha na análise combinatória. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1683 |
| Data de defesa: | 2022 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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