Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Daniele Silva-
dc.contributor.advisor1Silva, Afonso Norberto-
dc.date.accessioned2025-03-25T19:41:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Daniele Silva. O uso da ludicidade para o desenvolvimento do cognitivo: o jogo senha na análise combinatória. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1683-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade apresentar a importância da ludicidade no ensino matemático, abordando um dos conteúdos de análise combinatória que proporcionam o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio lógico do aluno, como permutações, combinações e arranjos, utilizando para isso um antigo jogo chamado Mastermind ou Senha. A principal ideia é mostrar que muitos jogos podem ser utilizados em sala de aula na construção de conceitos matemáticos e até na visualização de conteúdos por meio da prática, onde o aluno pode fazer suas próprias observações desses conceitos com o auxílio de métodos gamificados. Foi apresentado a relação entre os conceitos e fórmulas necessárias e o jogo.por
dc.description.abstractThe present work aims to present the importance of playfulness in mathematics teaching, addressing one of the combinatorial analysis contents that provide the development and improvement of the student's logical reasoning, such as permutations, combinations and arrangements, using an old game called Mastermind or Password. The main idea is to show that many games can be used in the classroom in the construction of mathematical concepts and even in the visualization of contents through practice, where the student can make their own observations of these concepts with the help of gamified methods. The relationship between the necessary concepts and formulas and the game was presented.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-25T19:27:54Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 2015563 bytes, checksum: 2976f7eb95fd111962f90524416afe09 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1326624 bytes, checksum: 329b1d8f07299c5e37039b178e1fa1e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-25T19:41:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 2015563 bytes, checksum: 2976f7eb95fd111962f90524416afe09 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1326624 bytes, checksum: 329b1d8f07299c5e37039b178e1fa1e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T19:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 2015563 bytes, checksum: 2976f7eb95fd111962f90524416afe09 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1326624 bytes, checksum: 329b1d8f07299c5e37039b178e1fa1e7 (MD5) Previous issue date: 2022-09-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise Combinatóriapor
dc.subjectPermutaçãopor
dc.subjectJogo Senhapor
dc.subjectLúdicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso da ludicidade para o desenvolvimento para o desenvolvimento do cognitivo: o jogo senha na análise combinatóriapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.