Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/181
Tipo do documento: Dissertação
Título: Booktubers: experiências literárias e formação de comunidades de leitores
Autor: Costa, Márcia Rios da
Primeiro orientador: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Primeiro membro da banca: Assis, Emanoel Cesar Pires de
Segundo membro da banca: Sousa, Douglas Rodrigues de
Resumo: O presente trabalho objetivou apresentar as experiências literárias da comunidade booktuber para a formação de leitores a partir do compartilhamento de vlogs de leitura na rede social do YouTube. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisados sistematicamente dois canais de literatura das booktubers Pam Gonçalves e Tatiana Feltrin no intervalo de um ano, a fim de identificar os tipos de atividades de leitura e escrita realizadas nos vlogs literários, vistas como eventos de letramento, os tipos de obras lidas e compartilhadas, os gêneros preferidos, as motivações sociais e pessoais para o compartilhamento das experiências, bem como analisar as práticas de leitura desenvolvidas nos projetos de leituras por meio de clubes do livro para a formação de comunidades de leitores. Para tanto, esta pesquisa tem como pressupostos teóricos os estudos de Cosson (2014; 2016) sobre as concepções de letramento literário; Levy (2010) o universo da cibercultura; Santaella (2013) o leitor da era da mobilidade, o leitor ubíquo; Burgess e Green (2009), Henry Jenkins (2009) sobre o fenômeno do YouTube e Recuero (2014) a respeito da conversação em rede. A partir dos estudos realizados, constatamos que as experiências literárias compartilhadas são guiadas pela cultura da participação, as quais contribuem para a ampliação dos horizontes de leituras e a formação de comunidades de leitores.
Abstract: The aim of this study was to present the literary experiences of the booktuber community for the formation of readers through sharing reading vlogs, on the social network YouTube. For the research development, we analyzed, systematically, two literary YouTube channels, from the booktubers Pam Gonçalves and Tatiana Feltrin, during one year, in order to identify the types of reading and writing activities carried out in literary vlogs, seen as literacy cases, the types of books that were read and shared, the genre preferences, the social and personal motivations for the sharing of experiences, as well as to analyze the reading practices in their literary reading projects, through book clubs, for the formation of reading communities. This research is based on the studies of Cosson (2014; 2016), on the concepts of literary literacy; Levy (2010), the universe of cyberculture; Santaella (2013), the reader of the mobility era, the reader's ubiquitousness; Burgess and Green (2009) and Henry Jenkins (2009), on the YouTube phenomenon; and Recuero (2014) on network conversations. From the studies carried out, we can conclude that these shared literary experiences are guided by the culture of participation, which contributes to broadening the reader's horizons and the formation of reading communities.
Palavras-chave: Booktubers
Letramento Literário
Experiências Literárias
Formação de Leitores
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: COSTA, Márcia Rios da. Booktubers: experiências literárias e formação de comunidades de leitores. 2019. 112 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/181
Data de defesa: 10-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa2,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons