Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alicia Dandara Tavares de Sousa-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.contributor.referee1Silva, Iraneide Soares da-
dc.contributor.referee2Silva, Raimunda Celestina Mendes da-
dc.contributor.referee3Miranda, José da Cruz Bispo de-
dc.date.accessioned2019-11-12T16:35:09Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Alicia Dandara Tavares de Sousa. A protagonista negra e a "psicopatologia": uma leitura do romance O olho mais azul, de Toni Morrison. 2019. 108 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/183-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se à análise literária do livro O olho mais azul, de Toni Morrison. A análise se configura a partir da investigação de elementos peculiaridades à literatura afrodescendente em diáspora, como a psicopatologia definida por Frantz Fanon (2008). Da mesma forma, investigamos a representação da autoimagem do negro, protagonista e sujeito da narrativa romanesca sob o ponto de vista da escritora negra. O olho mais azul, lançado em 1970 nos Estados Unidos, é o romance de estreia de Morrison. A obra trata das consequências negativas do racismo, que afeta de modo depreciativo a autoimagem das pessoas negras, sobretudo no que diz respeito ao ideal de beleza branca ante a “feiura” do negro. Partindo dessas observações, buscamos neste trabalho analisar o problema da psicopatologia das personagens femininas e negras na obra. Buscamos, assim, compreender de que maneira suas identidades são afetadas por narrativas criadas para reproduzir ideais racistas, responsáveis pela disseminação da imagem positiva do branco e da imagem negativa do negro. Ainda, compreender o processo pelo qual essas personagens rejeitam características e comportamentos atribuídos aos negros para alcançarem a aceitação social do branco. É importante para este trabalho, também, compreender de que forma a perspectiva da escritora negra se debruça sobre os tópicos citados. Morrison opta por uma narrativa inteiramente negra e rejeita o predomínio do olhar branco sobre suas personagens, por isso desejamos investigar como esta narrativa se dá, e quais são as consequências de negar o olhar branco hegemônico. O romance destaca a luta da personagem Pecola para ser aceita socialmente por ser considerada feia pela maioria das pessoas, fazendo-a crê que a única maneira de ser aceita e respeitada pela sociedade seria ter os olhos azuis. Além disso, personagens como Claudia, Frieda, Pauline e Geraldine enfrentam os conflitos do dia a dia através do embate contra os ideais que as aprisionam, ferem-nas, tornando-as socialmente invisíveis. Na fundamentação da nossa leitura, utilizamos os estudos de autoras como Djamila Ribeiro (2017), Bell Hooks (2015), Angela Davis (2016, 2017), Audre Lorde (2007), Grada Kilomba (2012). Constatamos a importância que a escrita negra pautada em uma leitura da população negra sobre si mesma e as problemáticas que enfrentam. A literatura negra possui força em si mesma, a escrita de Morrison transparece a escrevivência definida por Conceição Evaristo (2005) e possibilita que a voz do negro se sobressaia sobre a do colonizador. As personagens femininas negras em O olho mais azul contam suas histórias, desbravam identidades e travam batalhas consigo mesmas contra o sistema opressor que deseja eliminá-las. O romance de Morrison desafia e impacta e solidifica o lugar de protagonista da mulher negra em sua própria história.por
dc.description.abstractThe present work proposes the literary analysis of the novel The Bluest Eye, by Toni Morrison. This analysis is based on the research of the diasporic afrodescendant literature in its peculiar elements such as the psychopathology defined by Fanon (2008). As well as the representation of self-image in the black protagonist and subject of the novel narrative from the point of view of a black writer. The Bluest Eye, released in 1970 in the United States, is Toni Morrison’s debut novel. The book deals with the negative consequences of racism, which has deprecated black people's self-image, especially with regards to the ideal of white beauty in the face of the "ugliness" of the African American. Based on these observations, this paper seeks to analyze the problem of the female and black person's self-image in the novel, since racism aimed at black women is also tinged with the sexist existent in society. Therefore, we aim to understand the way their identities are affected by narratives created to reproduce racist ideals, responsible for the dissemination of the positive image of white and the negative image of black people. Also, understand the process in which these characters reject characteristics and behaviors attributed to black people to achieve social acceptance of white people. It’s also important for our research, to comprehend the way in which the black writer’s perspective focuses on the topics mentioned. Morrison opts for a narrative entirely black, she rejects the predominant white gaze above her characters, for this reason we wish to investigate in what way the narrative happens and what are the consequences of denying the white gaze. The novel highlights the struggle of the character Pecola to be socially accepted as she is considered ugly by most people, making her believe that the only way to be accepted and respected by society would be to have blue eyes. In addition, characters such as Claudia, Pauline and Geraldine face the day-to-day conflicts by clashing with the ideals that trap them, wound them, making them socially invisible. In the basis of our reading, we will use the studies of authors as Djamila Ribeiro (2017), Bell Hooks (2015), Angela Davis (2016, 2017), Audre Lorde (2007), Grada Kilomba (2012). We verify the importance of a black literature based on the black population understanding of itself and the struggles they deal with. Black literature has power within itself, Morrison’s writing makes the escrevivência defined by Conceição Evaristo clear, and it makes black people’s voice louder than that of the colonizer. Black female characters in The Bluest Eye tell their own history, break identities and fight battles with themselves and the oppressive system that wishes to eliminate them. Morrison’s novel defy, causes impact and solidify the place of black women as protagonists of their own history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2019-11-12T16:35:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) A PROTAGONISTA NEGRA E A PSICOPATOLOGIA UMA LEITURA DO ROMAN.pdf: 1216413 bytes, checksum: aa829223d50b1e5131e8ac0574869827 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T16:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) A PROTAGONISTA NEGRA E A PSICOPATOLOGIA UMA LEITURA DO ROMAN.pdf: 1216413 bytes, checksum: aa829223d50b1e5131e8ac0574869827 (MD5) Previous issue date: 2019-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Negrapor
dc.subjectToni Morrisonpor
dc.subjectMulher Negrapor
dc.subjectAutoimagempor
dc.subjectPsicopatologiapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA protagonista negra e a "psicopatologia": uma leitura do romance O olho mais azul, de Toni Morrisonpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação172,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons