Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1863
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ouvir por meio das canções o que o texto cala: uma análise dos papéis de gênero atribuídos às mulheres no livro didático de história “Das cavernas ao terceiro milênio”
Autor: Lima, Luciane Moreira Andrade de
Primeiro orientador: Tourinho, Mary Angélica Costa
Resumo: A análise da presença da história das mulheres nos livros didáticos de história é desenvolvida neste trabalho para refletir sobre os enfoques e espaços que lhes são reservados nestes materiais, como forma de problematizar os papéis de gênero que são atribuídos a homens e mulheres. E, a coleção didática História das cavernas ao terceiro milênio PNLD 2018-2020 das autoras Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick será analisada por ser essa a coleção adotada na escola onde atuo e por trazer inserções da ação das mulheres que necessitam de uma reflexão. Apesar das mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX e XXI que introduziram amplamente as mulheres em diversos espaços, a disparidade em relação ao sexo oposto ainda é expressiva e merece atenção a fim de que sejam desenvolvidos debates e reflexões nas escolas, já que constituem importantes espaços de formação social. Os princípios que defendem a valorização de todos os segmentos da sociedade e a promoção do respeito são afirmados pela legislação educacional e pautam a elaboração dos livros didáticos. Mas, ainda assim é detectável a necessidade de um aprofundamento destas questões que possam contribuir efetivamente para o combate a preconceitos e consequentes violências infligidas sobre as mulheres. Assim, objetivando o encaminhamento desta análise, autores/as como Michelle Perrot, Guacira Lopes Louro, Alain Chopin, Joan Scott, Roger Chartier, entre outros/as serão fundamentais para embasar teoricamente o trabalho, auxiliando nas problematizações. Considerando a necessidade de um mestrado profissional, a proposição de uma intervenção na escola será apresentada sob o formato de oficinas pedagógicas, organizadas a partir da escuta e análise de canções que abordam questões de gênero, oferecendo outras possibilidades de aprendizado, diálogo com conceitos, problemáticas e conscientização que os livros didáticos não foram suficientes para alcançar.
Abstract: The analysis of the presence of women's history in history textbooks is developed in this work to reflect on the approaches and spaces that are reserved for them in these materials, as a way of problematizing the gender roles that are attributed to men and women. And, the didactic collection History of caves to the third millennium PNLD 2018-2020 by the authors Myrian Becho Mota and Patrícia Ramos Braick will be analyzed because it is the same adopted in the school where I work and because it brings insertions of the action of women that need reflection. Despite the social changes that occurred throughout the 20th and 21st centuries that widely introduced women into different spaces, the disparity in relation to the opposite sex is still significant and deserves attention so that debates and reflections are developed in schools, since they are important spaces of social formation. The principles that defend the appreciation of all segments of society and the promotion of respect are affirmed by the educational legislation and guide the elaboration of textbooks. But even so, it is detectable the need for a deepening of these issues that can effectively contribute to the fight against prejudice and consequent violence inflicted on women. Thus, with the aim of forwarding this analysis, authors such as Michelle Perrot, Guacira Lopes Louro, Alain Chopin, Joan Scott, Roger Chartier, among others, will be fundamental to theoretically base the work, helping in the problematizations. Considering the need for a professional master's degree, the proposition of an intervention in the school will be presented in the form of pedagogical workshops, organized from listening to and analyzing songs that address gender issues, offering other learning possibilities, dialogue with concepts, problems and awareness that textbooks were not enough to achieve
Palavras-chave: Papéis de Gênero
Mulheres
Livro Didático
Ensino de História
Canções
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: LIMA, Luciane Moreira Andrade de. Ouvir por meio das canções o que o texto cala: uma análise dos papéis de gênero atribuídos às mulheres no livro didático de história “Das cavernas ao terceiro milênio”. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1863
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf5,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.