???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/187
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da literatura ao cinema: um processo de transposição em Dom Casmurro
Autor: Damasceno, Hanna Stephanie Mota
Primeiro orientador: Bezerra Filho, Feliciano José
Primeiro membro da banca: Brito, Stela Maria Viana Lima
Segundo membro da banca: Santos, Silvana Maria Pantoja dos
Resumo: Esta dissertação está embasada em estudos semióticos e intersemióticos aplicados sobre o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o filme Dom, recriação cinematográfica do romance feita pelo diretor Moacyr Góes. A abordagem está alicerçada nos princípios geradores propostos pelo semioticista lituano Algirdas Julien Greimas (1973, 1986, 2013, 2014, 2017), exibindo o inventário das funções e o quadrado semiótico. Nosso principal interesse foi analisar, através da semiótica, o romance e o filme, a partir do modelo discursivo proposto por Greimas, em diálogo com teorias do cinema (EISENSTEIN, 2001; BAZIN, 1991; STAM, 2013). Partindo disso, ressaltamos como o desenvolvimento das estruturas fundamentais, narrativas e discursivas, de acordo com os conceitos de Greimas, percebidas nas duas obras, auxiliaram na formulação do quadrado. Discutimos a evolução das principais características da personagem Bento da obra literária à cinematográfica, para compreender o desenvolvimento de uma obra a outra. Para isso, a intersemiose foi necessária para acompanhar o processo de transformação sígnica. Por fim, desenvolvemos a construção do quadrado semiótico de Greimas para representar as relações actanciais nas obras trabalhadas. A semiótica tem englobado campos de estudos cada vez mais distintos, potencializados com os avanços das interfaces entre séries culturais. O cruzamento proposto entre romance e filme investe na possibilidade de análise do próprio suporte estético que as distingue, proporcionando à investigação perceber os traços culturais advindos de tal friccionalidade. E a tradução intersemiótica (PLAZA, 2001) serve como embasamento para descrever as relações existentes entre as obras.
Abstract: This dissertation consists of semiotic and intersemiotic studies on the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, and the film Dom, a cinematographic adaptation by director Moacyr Góes. The approach is based on the generative trajectory proposed by the Lithuanian semioticist Algirdas Julien Greimas (1973, 1986, 2013, 2014, 2017), to show the inventory of functions and the semiotic square. Our main aim was to analyze, through semiotics, the novel and the film, based on the discourse model proposed by Greimas, along with film theories (EISENSTEIN, 2001; BAZIN, 1991; STAM, 2013). We emphasize how the development of the elementary, narrative and discursive structures, according to Greimas' concepts, found in these two works, helped forming the semiotic square. We discuss the evolution of Bento's main characteristics from the novel to the film, to understand the development of one work into another. For this, intersemiosis was necessary in order to observe the process of semiotic transformation. Finally, we elaborate Greimas' semiotic square to represent the actantial correlation in the novel and film. Semiotics has encompassed fields of study increasingly distinct, intensified with the advances of the interfaces between cultural assemblages. The proposed interlacing between novel and film invests in the possibility of analyzing the very aesthetic support that distinguishes them, allowing the investigation to perceive the cultural traits coming from such friction. Intersemiotic translation (PLAZA, 2001) serves as a basis for describing the relationships between these works.
Palavras-chave: Semiótica
Dom Casmurro
Literatura e Cinema
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: DAMASCENO, Hanna Stephanie Mota. Da literatura ao cinema: um processo de transposição em Dom Casmurro. 2019. 122 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/187
Data de defesa: 13-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa1,43 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação.pdf722,96 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons