Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Antonio José Fontinele-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.contributor.referee1Brito, Herasmo Braga de Oliveira-
dc.contributor.referee2Torres, José Wanderson Lima-
dc.date.accessioned2019-11-13T15:34:28Z-
dc.date.issued2019-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio José Fontinele. Literatura e cinema: a convergência de sistemas semióticos em Ulisses entre o amor e a morte, de O. G. Rego de Carvalho. 2019. 92 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/190-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende identificar e analisar a convergência semiótica, entre Literatura e Cinema, presente em Ulisses entre o amor e a morte, de O. G. Rego de Carvalho. Publicada em 1953, obra de estreia do escritor piauiense, a novela constitui um rompimento com a ideia de uma literatura isolada em seu próprio espaço literário. Antes mesmo de sofrer uma transposição fílmica, Ulisses entre o amor e a morte, considerada um sistema semiótico sincrético, apresenta elementos de uma narrativa cinematográfica, como misancene, enquadramento, plano, ângulo, som, corte e montagem. Acerca da produção literária de O. G. Rego de Carvalho, nortearam a pesquisa Maria Figueiredo dos Reis (2008) e Pedro Pio Fontineles Filho (2016). Quanto à criação verbal e aspectos estruturais da narrativa, Mikhail Bakhtin (2003) e Roland Barthes (2011). Para tratar de semiótica e tradução intersemiótica, recorreu-se a Anna Maria Balogh (1996), Charles Sanders Peirce (2005), Júlio Plaza (2003) e Linda Hutcheon (2011). Quanto aos aspectos relativos a roteiro fílmico, Flávio de Campos (2007) e Michel Chion (1989). Em relação à história do cinema, linguagem fílmica e estética do filme, André Bazin (2018), Christian Metz (1972), Ismail Xavier (1984), Jacques Aumont (2014), Robert Stam (1981), dentre outros. Desta forma, o estudo, valendo-se de um pesquisa bibliográfica, foi organizado em três capítulos, que demonstram a validação da hipótese: Ulisses entre o amor e a morte apresenta em sua estrutura um roteiro fílmico em estado de latência.por
dc.description.abstractThe present work intends to identify and analyze the semiotic convergence, between Literature and Cinema, present in Ulisses entre o amor e a morte, by O. G. Rego de Carvalho. Published in 1953, the debut of the Piauí writer, the novel constitutes a break with the idea of a literature isolated in its own literary space. Even before suffering a filmic transposition, Ulisses entre o amor e a morte, considered a syncretic semiotic system, presents elements of a cinematographic narrative, like misancene, framing, plane, angle, sound, cut and assembly. About the literary production of O. G. Rego de Carvalho, guided the research Maria Figueiredo dos Reis (2008) and Pedro Pio Fontineles Filho (2016). As for the verbal creation and structural aspects of the narrative, Mikhail Bakhtin (2003) and Roland Barthes (2011). In order to deal with semiotics and intersemiotic translation, it was used Anna Maria Balogh (1996), Charles Sanders Peirce (2005), Júlio Plaza (2003) and Linda Hutcheon (2011). As for aspects related to film script, Flávio de Campos (2007) and Michel Chion (1989). In relation to the film history, film language and aesthetics of the film, André Bazin (2018), Christian Metz (1972), Ismail Xavier (1984), Jacques Aumont (2014), Robert Stam (1981), among others. In this way, the study, based on a bibliographical research, was organized in three chapters, which demonstrate the validation of the hypothesis: Ulisses entre o amor e a morte presents in its structure a film script in a state of latency.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2019-11-13T15:34:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LITERATURA E CINEMA A CONVERGÊNCIA DE SISTEMAS SEMIÓTICOS EM ULISSES ENTRE O AMOR E A MORTE DE O G REGO DE CARVALHO.pdf: 1439736 bytes, checksum: 59c98f0fa9626be6837813df9b2f1737 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T15:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LITERATURA E CINEMA A CONVERGÊNCIA DE SISTEMAS SEMIÓTICOS EM ULISSES ENTRE O AMOR E A MORTE DE O G REGO DE CARVALHO.pdf: 1439736 bytes, checksum: 59c98f0fa9626be6837813df9b2f1737 (MD5) Previous issue date: 2019-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectUlisses entre o amor e a mortepor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLiteratura e cinema: a convergência de sistemas semióticos em Ulisses entre o amor e a morte, de O. G. Rego de Carvalhopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf658,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons