Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Veloso, Marli Maria | - |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Diógenes Buenos Aires de | - |
dc.contributor.referee1 | Moura, João Benvindo de | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Douglas Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T12:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
dc.identifier.citation | VELOSO, Marli Maria. A recepção da literatura juvenil de Assis Brasil no biblioteca de Vila Nova do Piauí, Cidade Poesia. 2018. 176 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/191 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de campo e analítico quanti-qualitativa com o objetivo de analisar a recepção da obra de Assis Brasil e sua contribuição na formação do leitor do texto literário juvenil a partir da mediação da Biblioteca Municipal de Vila Nova do Piauí. Optou-se por um aporte teórico consonante com a Teoria Recepcional e a Sociologia da Leitura, para conhecermos o comportamento do leitor, sua atuação individual e vinculada ao extraescolar, atentando para os mediadores de leitura e focalizando o contexto social e educacional e suas implicações na formação do leitor. Para tanto, inicialmente, esboça-se o papel do leitor na perspectiva da Estética da Recepção consoante Jauss (1994), Zilberman (1989), Bordini e Aguiar (1993). No tocante ao papel da biblioteca como mediadora de leitura pelo viés da Sociologia da Leitura pauta-se nos estudos de Candido (1995, 2004, 2014), Petit (1999, 2008), Bamberger (1995), Colomer (2007) e Azevedo (2003). A concepção e as especificidades do gênero literatura juvenil delineiam-se a partir dos pressupostos teóricos de pesquisadores como: Martha (2010), Groppo (2000), Ceccantini (2000, 2004, 2010), Ferreira (2008), Cosson (2007), Carvalho (2011) e Aguiar (2014). Concernente à metodologia estabeleceu-se a coleta dos dados contidos nos documentos oficiais, o questionário de identificação do nível socioeconômico e cultural dos participantes da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com docentes, estudantes egressos e auxiliares de biblioteca. Em seguida, aborda-se, de modo panorâmico, o contexto histórico, educacional e sociocultural do universo da pesquisa, o perfil dos participantes, os instrumentos e os passos da pesquisa. Por fim, alinhavam-se os horizontes de expectativas dos leitores da obra juvenil de Assis Brasil, o diálogo estabelecido entre a tríade autor, texto e leitor a partir da mediação da biblioteca concernentes à leitura literária e sua contribuição para a formação de leitores. Através da investigação foi possível identificar que a literatura juvenil de Assis Brasil tem ampla recepção da comunidade vila-novense e que houve momentos nos quais os horizontes de expectativas dos leitores foram atendidos e outros nos quais houve uma ruptura, ora gerando ampliação dos horizontes, ora questionamentos sobre a abordagem de determinadas temáticas. No universo pesquisado a ação dos mediadores aliada à democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura, são decisivas no processo de formação de leitores perenes. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a quantitative-qualitative bibliographical, field and analytical research with the objective of analyzing the reception Assis Brasil work and its contribution in the formation of the youth literary text reader through the Municipal Library mediation, in Vila Nova do Piauí. We opted for a theoretical contribution consonant with the Receptive Theory and Reading Sociology, to know the behavior of the reader, its individual performance and linked to the out-of-school context, paying attention to the reading mediators and focusing on the social and educational context and its implications in the reader training. In order to do so, initially, we drafted the role of the reader in the perspective of the Reception Aesthetics according to Jauss (1994), Zilberman (1989), Bordini and Aguiar (1993). Regarding the role of the library as reading mediator through the bias of Reading Sociology, the research is based on the studies of Candido (1995, 2004, 2014), Petit (1999, 2008), Bamberger (1995), Colomer (2007) and Azevedo (2003). The conception and specificities of the youth literature genre are based on the theoretical assumptions of researchers such as: Martha (2010), Groppo (2000), Ceccantini (2000, 2004, 2010), Ferreira (2008), Cosson (2007), Carvalho (2011) and Aguiar (2014). Concerning the methodology, we established data collected in the official documents, socioeconomic and cultural level identification questionnaire of the research participants and semi-structured interviews with teachers, graduates and library assistants. Then, we broached, in a panoramic way, historical, educational and sociocultural context of the research universe, participants profile, instruments and steps of the research. Finally, we aligned the horizons of expectations of Assis Brasil youth work readers, the dialogue established between the author, text and reader triad from school and library mediation concerning literary reading and its contribution to the readers training. Through the investigation it was possible to identify that Assis Brasil youth literature has wide reception in the vila-novense community and there were moments in which the horizons of readers expectations were met and others in which there was a rupture, sometimes generating broadening horizons, sometimes questions about the approach of certain themes. In the universe researched, the mediators action and democratization of access to books, reading and literature, are decisive in the readers perennial training process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2019-11-18T12:24:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARLI MARIA VELOSO.pdf: 1499825 bytes, checksum: bd7b75c4cc61f3cbdefe1d6d6586a9ee (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-18T12:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARLI MARIA VELOSO.pdf: 1499825 bytes, checksum: bd7b75c4cc61f3cbdefe1d6d6586a9ee (MD5) Previous issue date: 2018-09-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Assis Brasil | por |
dc.subject | Literatura Juvenil | por |
dc.subject | Estética da Recepção | por |
dc.subject | Formação de Leitores | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A recepção da literatura juvenil de Assis Brasil no biblioteca de Vila Nova do Piauí, Cidade Poesia | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | Texto completo | 1,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons