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Tipo do documento: Dissertação
Título: Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano
Autor: Fontenele, Jorge Diego Marques
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Miranda, Ana Ruth Moresco
Terceiro membro da banca: Carvalho, Lucirene da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a aprendizagem ortográfica de trinta e seis alunos do 6º ano, de uma escola pública municipal de Teresina – PI, especificamente acerca dos aspectos fonológicos contidos no apagamento do R em posição de coda silábica. Teve-se como objetivo geral investigar o apagamento do R em posição de coda medial e em final de palavras por alunos do 6º ano. A fim de alcançar esse objetivo, adotaram-se como objetivos específicos: mapear ocorrências de apagamento do R nos textos espontâneos dos alunos de 6º ano; descrever as ocorrências encontradas; investigar as causas desse apagamento do R nos casos encontrados; e elaborar proposta de intervenção que minimize a ocorrência do fenômeno do apagamento do R. Para fundamentar as análises e a proposta de intervenção, adotaram-se obras sobre: a linguagem escrita (kato, 1995; Grolla e Silva, 2014; Mascuschi e Dionísio, 2007), o sistema ortográfico do Português (Coutinho, 1976; PCN, 1998; Morais, 2010; Silva, Morais e Melo, 2007) e os róticos no Português Brasileiro (Câmara Jr., 2002; Roberto, 2016; Oliveira e Magalhães, 2016; Silva, 2015; Cutrim Netto, 2015). Empregou-se metodologia de cunho aplicado, quali-quantitativa, explicativo, a partir do cotejo dos dados obtidos na coleta com a produção de textos espontâneos dos alunos. As variáveis investigadas foram indicadas por pesquisas anteriores, nas quais se mostraram produtivas, a saber: classe morfológica, extensão do vocábulo, contexto precedente, contexto subsequente e sexo. Apresenta uma proposta de intervenção sistemática, pautada no ensino de ortografia com fito de desenvolver a consciência fonológica. Os resultados apontam maior incidência do apagamento entre os verbos, em coda final, em vocábulos polissilábicos, com vogal alta anterior não-arredondada, antes de pausas e entre o sexo masculino.
Abstract: This work presents results of a study about the orthographic learning of thirty-six students of the 6th grade from a local public school in Teresina - PI, specifically about the phonological aspects contained in the erasure of the R in the syllable coda position. The work had as general objective to investigate the erasure of the R in the medial coda position and at the end of words by students of the 6th grade. In order to achieve this objective, the following specific ones were chosen: mapping occurrences of the erasure of the R in spontaneous texts of 6th grade students; describing the occurrences found; investigating the causes of this erasure of the R in the cases found; and to elaborate an intervention proposal that minimizes the occurrence of the erasure of the R phenomenon. To base the analyzes and the intervention proposal, works were adopted on: written language (kato, 1995, Grolla e Silva, 2014, and Dionísio, 2007), the Portuguese orthographic system (Coutinho, 1976, PCN, 1998, Morais, 2010, Silva, Morais and Melo, 2007) and the rotic in Brazilian Portuguese (Câmara Jr., 2002, Roberto, 2016, Oliveira and Magalhães, 2016, Silva, 2015, Cutrim Netto, 2015). An explanatory, qualitative-quantitative and applied methodology was used from the comparison of the data obtained in the collection of the spontaneous texts produced by the students. The variables under investigation were indicated by previous research, in which they were productive, namely: morphological class, word extension, previous context, subsequent context and gender/sex. It presents a systematic intervention proposal, based on the spelling teaching in order to develop phonological awareness. The results indicate a higher incidence of erasure among verbs, at final coda, in polysyllabic words, with a non-rounded anterior high vowel, before pauses and among males.
Palavras-chave: Fonologia
Ortografia
Apagamento do R
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: FONTENELE, Jorge Diego Marques. Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano. 2019. 166 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/197
Data de defesa: 22-Feb-2019
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