Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Maria Railane dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8218485560340293por
dc.contributor.advisor1Alencar, Maria de Jesus Queiroz-
dc.date.accessioned2025-06-18T11:16:14Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Railane dos Santos. A literatura infantil como estratégia pedagógica para o ensino de crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. 2025. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1980-
dc.description.resumoO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno no desenvolvimento do autocontrole, apresentando dificuldades na atenção, controle dos impulsos e nível de atividade, ocasionando desafios colossais na vida escolar e social do indivíduo. No âmbito escolar, discentes com TDAH enfrentam dificuldades em seu processo de aprendizagem, requerendo conhecimentos e estratégias adequadas por parte dos docentes. A literatura infantil surge como possibilidade de estratégia pedagógica no manejo desses discentes. A pesquisa apresenta como objetivo geral: avaliar a contribuição da literatura infantil como estratégia pedagógica nas ações educativas e sociais desenvolvidas pelo professor do aluno com TDAH e tem como objetivos específicos: investigar a concepção dos professores sobre o TDAH; identificar os desafios para trabalhar com os referidos alunos em sala de aula; averiguar a percepção dos professores quanto ao uso da literatura infantil como ferramenta pedagógica para o trabalho com TDAH. No itinerário metodológico, o tipo de pesquisa adotada foi a qualitativa, do tipo descritiva; realizou-se um estudo de campo, em uma escola da rede municipal de Campo Maior, Piauí; os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação não participante e entrevista semiestruturada; a observação ocorreu em turmas de segundo e quarto anos e a entrevista aplicada com duas professoras. O referencial teórico baseou-se em autores como: Barkley (2020), Benczik (2020), Alencar (2006), Abramovich (1991), Mesquita (2021). As informações coletadas revelaram que as professoras apresentavam conhecimento sobre o TDAH e conseguiam identificar suas características primárias; que enfrentavam desafios para trabalhar com o aluno; e que adotavam estratégias de manejo para que essas dificuldades fossem amenizadas. As professoras reconheciam que a literatura infantil era importante ferramenta no processo de aprendizagem, aplicando estratégias relacionadas; evidenciou-se que a literatura infantil pode ser uma estratégia de auxílio no manejo de alunos com TDAH, visto que quando aplicadas revelaram um retorno positivo do indivíduo que demonstrava empolgação e interesse, aguçando a curiosidade e imaginação, desenvolvendo os aspectos emocionais. Palavras-chave: TDAH; Literatura Infantil; Desafios; Estratégias.por
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder in the development of self-control, presenting difficulties in attention, impulse control and activity level, causing colossal challenges in the individual's school and social life. At school, students with ADHD face difficulties in their learning process, requiring appropriate knowledge and strategies on the part of teachers. Children's literature is a possible pedagogical strategy for managing these students. The general aim of the research is to assess the contribution of children's literature as a pedagogical strategy in the educational and social actions developed by teachers of students with ADHD. The specific aims are: to investigate teachers' understanding of ADHD; to identify the challenges of working with students in the classroom; and to ascertain teachers' perceptions of the use of children's literature as a pedagogical tool for working with ADHD. In the methodological itinerary, the type of research adopted was qualitative, exploratory and descriptive; a field study was carried out in a municipal school in Campo Maior, Piauí; the data collection instruments used were non-participant observation and a semi-structured interview, the observation took place in second and fourth year classes and the interview was applied to two teachers. The theoretical framework was based on authors such as Barkley (2020), Benczik (2020), Alencar (2006), Abramovich (1991) and Mesquita (2021). The information collected revealed that the teachers knew about ADHD and were able to identify its primary characteristics, that they faced challenges in working with the student and that they adopted management strategies to alleviate these difficulties. The teachers recognized that children's literature was an important tool in the learning process, applying related strategies; it was shown that children's literature can be an aid strategy in the management of students with ADHD, because when applied they revealed a positive return from the individual who showed excitement and interest, sharpening curiosity and imagination, developing emotional aspects. Keywords: ADHD; Children's Literature; Challenges; Strategies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Railane dos Santos Barros (mariarailanedossantosb@aluno.uespi.br) on 2025-06-17T01:11:01Z No. of bitstreams: 2 TCC completo.pdf: 869842 bytes, checksum: 52cd6a640bc889c8fa2bc0122f150b38 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_cópia.pdf: 154215 bytes, checksum: 803e2cb26d28ed93bcaac4f2203b065b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: RETIRAR ASSINATURA FISICA DO TCC. on 2025-06-17T12:53:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Railane dos Santos Barros (mariarailanedossantosb@aluno.uespi.br) on 2025-06-17T19:12:53Z No. of bitstreams: 2 TCC completo..pdf: 832788 bytes, checksum: eedc559d3afffef267a0250d7f916e81 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_cópia.pdf: 154215 bytes, checksum: 803e2cb26d28ed93bcaac4f2203b065b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-18T11:16:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC completo..pdf: 832788 bytes, checksum: eedc559d3afffef267a0250d7f916e81 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_cópia.pdf: 154215 bytes, checksum: 803e2cb26d28ed93bcaac4f2203b065b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-18T11:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC completo..pdf: 832788 bytes, checksum: eedc559d3afffef267a0250d7f916e81 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_cópia.pdf: 154215 bytes, checksum: 803e2cb26d28ed93bcaac4f2203b065b (MD5) Previous issue date: 2025-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)por
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA literatura infantil como estratégia pedagógica para o ensino de crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividadepor
dc.title.alternativeChildren's Literature as a Pedagogical Strategy for Teaching Children with Attention Deficit/Hyperactivity Disordereng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf813,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.