| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1998Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Maria de Jesus | - |
| dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=DECEB0383D96A9BB134E59E41D488099# | por |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Gleison Lima da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-24T11:53:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Maria de Jesus.A importância das habilidades socioemocionais na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, 2025 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1998 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo, intitulado "A Importância das Habilidades Socioemocionais na Relação Professor-Aluno para a Construção de uma Aprendizagem Significativa", tem como objetivo geral analisar, por meio de uma abordagem bibliográfica, a relevância das habilidades socioemocionais na interação cotidiana entre professores e alunos, buscando compreender como essas competências impactam o desenvolvimento significativo da aprendizagem a partir das perspectivas dos educadores e dos educandos. Como objetivos específicos, a pesquisa propõe: (i) examinar a importância das competências socioemocionais na dinâmica da relação pedagógica entre professores e alunos, evidenciando sua influência no contexto educacional; (ii) identificar os elementos socioemocionais presentes no processo de aprendizagem, analisando sua contribuição para a construção do conhecimento; e (iii) investigar, de maneira aprofundada, a pertinência das habilidades socioemocionais na vida dos alunos, com ênfase especial em ambientes educacionais pós-pandêmicos, a fim de compreender seu impacto no desenvolvimento acadêmico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem descritiva e exploratória, fundamentada em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em referências de autores renomados, tais como Goleman (2011), Pinheiro e Haishida (2022), além de artigos e periódicos que discutem essa temática. A sustentação teórica do estudo ancora-se ainda em obras de Fonte (2019), Abed (2014), Souza (2021) e Schorn (2018), entre outros. A pesquisa está estruturada em três capítulos: o primeiro aborda a influência das competências socioemocionais na relação pedagógica; o segundo discute os elementos socioemocionais no processo de aprendizagem; e o terceiro analisa as habilidades socioemocionais no ambiente escolar pós-pandemia, destacando seus impactos no desempenho acadêmico e no bem-estar dos estudantes. Após os capítulos, apresentam-se as considerações finais, nas quais são discutidos os principais achados da pesquisa, consolidando as reflexões e os resultados obtidos ao longo do estudo. | por |
| dc.description.abstract | The present study, entitled "The Importance of Socioemotional Skills in the Teacher-Student Relationship for the Construction of Meaningful Learning", aims to analyze, through a bibliographic approach, the relevance of socioemotional skills in the daily interaction between teachers and students, seeking to understand how these competencies impact the meaningful development of learning from the perspectives of both educators and learners. As specific objectives, the research proposes to: (i) examine the importance of socioemotional competencies in the dynamics of the pedagogical relationship between teachers and students, highlighting their influence in the educational context; (ii) identify the socioemotional elements present in the learning process, analyzing their contribution to knowledge construction; and (iii) investigate, in depth, the relevance of socioemotional skills in students' lives, with a special focus on post-pandemic educational environments, aiming to understand their significant impact on academic development. Methodologically, this is bibliographic research with a descriptive and exploratory approach, based on official documents such as the Common National Curriculum Base (BNCC) and references from renowned authors, including Goleman (2011), Pinheiro and Haishida (2022), as well as articles and journals discussing this topic. The theoretical foundation of the study is further supported by works from Fonte (2019), Abed (2014), Souza (2021), and Schorn (2018), among others. The research is structured into three chapters: the first addresses the influence of socioemotional competencies in the pedagogical relationship; the second discusses the socioemotional elements in the learning process; and the third analyzes socioemotional skills in the post-pandemic school environment, emphasizing their impacts on academic performance and students' well-being. Following the chapters, the final considerations are presented, in which the main findings of the research are discussed, consolidating the reflections and results obtained throughout the study. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria de Jesus Santos (mariadejesuss@aluno.uespi.br) on 2025-06-23T19:49:57Z No. of bitstreams: 2 TCC_MªDE_JESUS_SANTOS.pdf: 721136 bytes, checksum: f77e34a728a06a0f7ce6cb1d90cefc3b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1)__ (1).pdf: 66111 bytes, checksum: 5f0a78f5015c96bed34b82cc0428b969 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-24T11:53:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_MªDE_JESUS_SANTOS.pdf: 721136 bytes, checksum: f77e34a728a06a0f7ce6cb1d90cefc3b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1)__ (1).pdf: 66111 bytes, checksum: 5f0a78f5015c96bed34b82cc0428b969 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-24T11:53:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_MªDE_JESUS_SANTOS.pdf: 721136 bytes, checksum: f77e34a728a06a0f7ce6cb1d90cefc3b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1)__ (1).pdf: 66111 bytes, checksum: 5f0a78f5015c96bed34b82cc0428b969 (MD5) Previous issue date: 2025-04-07 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Habilidades Socioemocionais | por |
| dc.subject | Relação Professor-Aluno | por |
| dc.subject | Aprendizagem Significativa | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | A importância das habilidades socioemocionais na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 704,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
