Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Denise Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee2Lopes, Sebastião Alves Teixeira-
dc.contributor.referee3Alves, Shirlei Marly-
dc.date.accessioned2019-11-21T13:20:28Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Denise Cristina Rodrigues. Contos de Machado de Assis no ensino fundamental: uma proposta de leitura para a formação do jovem leitor. 2019. 200 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/199-
dc.description.resumoO presente trabalho está voltado para a linha de pesquisa “Teorias da linguagem e Ensino”, que tem como tema “Habilidades de leitura, análise e interpretação de contos de Machado de Assis” e propõe observar como ocorre à interação entre textos clássicos e o jovem leitor. Consideramos que a obra de Machado de Assis traz várias reflexões sobre diversos contextos sociais, históricos e culturais e que poderiam despertar no leitor uma capacidade mais crítica e reflexiva diante dos clássicos. Diante disso, indagamos: Que contribuições à leitura dos clássicos, especificamente, de contos de Machado de Assis podem trazer para a formação do jovem leitor? Tendo em vista a importância que os clássicos exercem no ensino de literatura para a formação de leitores, e da importância da contribuição de Machado de Assis para a literatura brasileira, levantamos as seguintes hipóteses: a leitura dos clássicos no ensino fundamental incentiva os jovens a despertarem o senso crítico; a leitura dos clássicos no ensino fundamental incentiva os jovens leitores à realização da experiência estética; e os contos de Machado de Assis são capazes de promover amplos significados e capazes de prender a atenção do leitor, desde que sejam observados seus aspectos composicionais e sejam feitas relações com o contexto atual do público leitor. A fim de verificar essas questões, delineamos como objetivo geral deste trabalho: investigar a recepção, a compreensão e a interpretação dos contos de Machado de Assis através de atividades desenvolvidas com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Para conduzir os estudos acerca do tema, tratamos sobre os conceitos de literatura, literariedade e ensino, narrativas literárias, contos e cânone, em especial as machadianas, além dos traços característicos da escrita do autor e a ironia como recurso da linguagem literária machadiana. Para fundamentar essa pesquisa, tomamos como base teórica os estudos de, Cosson (2016), Compagnon (2001), Colomer (2017), Jauss (1994), Iser (1996), Reis (1995), Maria (2003), Silva (2005), Terra (2014), Gotlib (2006), Calvino (2002), Oliveira (2012), Gil (2002), Zilberman (1989), Brait (2008) e Bordini e Aguiar (1993) Machado de Assis (1994), Machado de Assis (2008) entre outros. Realizamos, então, uma pesquisa aplicada, qualitativa, e de campo em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de Tutoia (MA). Os resultados obtidos a partir da análise de dados indicam a necessidade de se propor sequências didáticas que sejam voltadas a formação de leitores cada vez mais críticos e reflexivos. Frente a essa perspectiva, propomos uma sequência didática de leitura e interpretação de contos, com vistas a exercitar a interação de jovens leitores com clássicos de Machado de Assis.por
dc.description.abstractThe present work directs for the research line “Theories of the language and Education”, that it has as subject “Abilities of reading, analysis and interpretation of stories of Machado de Assis” and considers to observe as it occurs to the interaction between classic texts and the young reader. We consider that the workmanship of Machado de Assis brings some reflections on diverse social contexts, historical and cultural and that they could ahead awake in the reader a more critical and reflexiva capacity of the classics. Ahead of this, we inquire: That contributions to the reading of the classics, specifically, of stories of Machado de Assis can bring for the formation of the young reader? In view of the importance that the classics exert in the education of literature for the formation of readers, and the importance of the contribution of Machado de Assis for Brazilian literature, we raise the following hypotheses: the reading of the classics in basic education stimulates the young to despertarem the critical sense; the reading of the classics in basic education stimulates the young readers to the accomplishment of the aesthetic experience; and the stories of Machado de Assis are capable to promote ample meanings and capable to arrest the attention of the reader, since whom its composition aspects are observed and are made relations with the current context of the reading. With the purpose to verify these questions, we delineate as objective generality of this work: to investigate the reception, the understanding and the interpretation of stories of Axe of Assis through activities developed with pupils of 9th year of basic education. To lead the studies on the subject, we deal with on the concepts literature and education, literary narratives, stories and rule, in special the machadianas, beyond the characteristic traces of the writing of the author and the irony as resource of the machadiana literary language. To base this research, we use as theoretical base the studies of: Cosson (2016), Compagnon (2001), Colomer (2017), Jauss (1994), Iser (1996), Reis (1995), Maria (2003), Silva (2005), Terra (2014), Gotlib (2006), Calvino (2002), Oliveira (2012), Gil (2002), Zilberman (1989), Brait (2008) e Bordini e Aguiar (1993) Machado de Assis (1994), Machado de Assis (2008) and others. We carry through, then, one searches applied, qualitative, and of field in a group of 9th year of basic education, of the municipal public net of Tutoia (MA). The results gotten from the analysis of data indicate the necessity of if considering didactic sequências that have as objective the formation of critical and reflective readers. Ahead of this perspective, we consider a set of didactic activities of reading and story interpretation, with sights to exercise the interaction of young readers with classics of Machado de Assis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2019-11-21T13:20:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DENISE CRISTINA RODRIGUES OLIVEIRA.pdf: 3390199 bytes, checksum: c0a86be988e7a9d8d53aa1e1f503f5c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T13:20:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DENISE CRISTINA RODRIGUES OLIVEIRA.pdf: 3390199 bytes, checksum: c0a86be988e7a9d8d53aa1e1f503f5c1 (MD5) Previous issue date: 2019-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectContospor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectClássicospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleContos de Machado de Assis no ensino fundamental: uma proposta de leitura para a formação do jovem leitorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa3,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação924,25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons