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Tipo do documento: Dissertação
Título: Anáfora: mecanismo coesivo de referenciação nas produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
Autor: Araújo, Lucilene Sampaio
Primeiro orientador: Gomes, Raimundo Francisco
Primeiro membro da banca: Gomes, Raimundo Francisco
Segundo membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Terceiro membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se um estudo acerca do mecanismo de coesão referencial, a anáfora, nas produções escritas dos alunos do 9º ano de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na cidade de Teresina - PI. O que motivou este estudo está relacionado à constatação de que é comum encontrar textos com sérios problemas de coerência, em decorrência da falta de coesão, produzidos pelos alunos no contexto escolar, sobretudo no último ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, defende-se a posição de que a coerência textual está atrelada à coesão, embora em um nível distinto, na concepção de Koch (2016), esta última é necessária para a produção de sentido nos textos dos alunos, visto que ambas constituem relevantes critérios de textualidade que favorecem a composição textual e ajudam a organizar as ideias dos discentes. Diante disso, investigaram-se as possíveis razões que motivam essas inadequações nas produções textuais dos aprendizes. Para isso, utilizou-se como parâmetro investigativo o modelo de classificação das formas remissivas livres abordado por Koch (2003). A partir dessa classificação de coesão referencial, propôs-se a investigação da análise dessas formas em vinte textos de dez alunos, coletados em duas oficinas de produção textual: a primeira consiste em um conto e a segunda em um artigo de opinião. A análise mostrou que as estratégias de coesão referencial estão presentes nos contos e artigos de opinião produzidos pelos alunos. Porém, a maioria apresenta certas inadequações coesivas em relação ao emprego da anáfora que não correspondem ao esperado ao término do Ensino Fundamental, considerando as perspectivas de aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa na rede pública estadual do Piauí. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, foram revisitados os estudos acerca da Linguística Textual, conforme Fávero e Koch (2005), reflexões que tratam desde as definições de texto aos critérios de textualidade de acordo com a visão de Marcuschi (2008), coerência e coesão, tipos de coesão e formas de coesão referencial na concepção de Koch (2003), Bastos (1998) e Antunes (2003; 2005; 2007; 2010); para tratar da produção da linguagem escrita na escola serviram de base os estudos de Geraldi (2003), Kato (2003) dentre outros.
Abstract: This dissertation presents a study about the referential cohesion mechanism, the anaphora, in the written productions of the 9th grade students of a public school in the Teresina – PI city. It has motivated this study is related to the finding that it is common to find texts with serious problems of coherence, due to lack of cohesion, produced by students in the school context, especially in the last year of Elementary School. In this way, the position is defended that textual coherence is linked to cohesion, although at a different level, in Koch's (2016) conception, the latter is necessary for the production of meaning in texts of the students, since both constitute relevant criteria of textuality that favor the textual composition and help to organize the ideas of the students. Therefore, we investigated the possible reasons that motivate these inadequacies in the textual productions of apprentices. So, the model of the classification of the free remissive forms approached by Koch (2003) was used as investigative parameter. From this classification of referential cohesion, it was proposed to investigate the analysis of these forms in twenty texts of ten students, collected in two workshops of textual production: the first consists of a short story and the second in an opinion article. The analysis showed that the strategies of referential cohesion are present in the stories and articles of opinion produced by the students. However, the majority presents certain cohesive inadequacies in relation to the use of anaphora that do not correspond to that expected at the end of elementary school, considering the learning perspectives in Portuguese language teaching in the state public network of Piauí. For the theoretical basis of this research, the studies about Textual Linguistics were revised, according to Fávero and Koch (2005), reflections that deal from text definitions to textuality criteria according to Marcuschi's (2008) vision, coherence and cohesion, Cohesion types and forms of referential cohesion in the conception of Koch (2003), Bastos (1998) and Antunes (2003; to deal with the production of written language in the school, the studies of Geraldi (2003), Kato (2003) and others were used.
Palavras-chave: Linguística Textual
Coesão
Anáfora
Produção Textual
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: ARAÚJO, Lucilene Sampaio. Anáfora: mecanismo coesivo de referenciação nas produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 188 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/200
Data de defesa: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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