Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2019
Tipo do documento: Monografia
Título: Análise bibliográfica sobre o ensino da história dos povos indígenas em escolas públicas e suas implicações na prática docente
Autor: Oliveira, Tamyres Alves de 
Primeiro orientador: Nunes, Mirian Abreu Alencar
Primeiro membro da banca: Franco, Telma Cristina Ribeiro
Segundo membro da banca: Costa, Mara Ligia Fernandes
Resumo: Incluir a cultura indígena nas matrizes curriculares de ensino é uma forma de fazer presente o conhecimento e a importância que os povos nativos possuem na construção de nossa nacionalidade, além de enriquecer os aprendizados referentes a estes. Diante disso, a presente pesquisa parte da seguinte questão problema: Como deve ser abordado o tema indígena em salas de aula no ensino fundamental? O objetivo geral foi analisar subsídios teóricos acerca do ensino da temática indígena em salas de aula do ensino fundamental, e os objetivos específicos foram: discutir a efetivação da Lei Federal 11.645/2008; demonstrar a importância da prática docente ao ser abordada a cultura indígena em salas de aula; descrever as metodologias utilizadas para se trabalhar a cultura indígena no Ensino Fundamental, relacionando aos conhecimentos construídos pelos alunos. Sobre a metodologia, esta refere-se a uma pesquisa bibliográfica, baseada em contribuições literárias, tais como os autores: Bringmann; Gottert (2021), Carie e Lima (2018) e Lei 11.645 de 2008; Freire (2022), Pimenta (1996), Silva (2012); Bicalho, Tristão Maciel e Oliveira (2022), Fernandes (2023) e Kayapó (2019). Os resultados da pesquisa mostram que mesmo após quase duas décadas de vigência da Lei 11.645/2008, ainda é pouco discutida a temática indigena nas escolas, e os conhecimentos sobre a temática prevalecem com ideias cheias de estereótipos, além de destacar a importância da prática docente frente à construção de metodologias de ensino para fundamentalização de saberes que somem ao aprendizado de maneira positiva, bem como, o silenciamento de vozes indígenas que discutem estas questões. Palavras-chave: educação; prática docente; cultura indígena; Lei 11.645/2008;
Abstract: Including indigenous culture in school curricula is a way of highlighting the knowledge and importance that native peoples have in the construction of our nationality, as well as enriching learning about them. In view of this, the present research starts from the following question: How should the indigenous theme be addressed in primary school classrooms? The general objective was to analyse theoretical subsidies regarding the teaching of indigenous issues in primary school classrooms, and the specific objectives were: to discuss the implementation of Federal Law 11.645/2008; to demonstrate the importance of teaching practice when addressing indigenous culture in classrooms; to describe the methodologies used to work with indigenous culture in primary education, relating them to the knowledge constructed by students. The methodology refers to a bibliographic research based on literary contributions, such as the authors: Bringmann; Gottert (2021), Carie and Lima (2018) and Law 11,645 of 2008; Freire (2022), Pimenta (1996), Silva (2012); Bicalho, Tristão Maciel and Oliveira (2022), Fernandes (2023) and Kayapó (2019). The results of the research show that even after almost two decades of Law 11.645/2008 being in force, the indigenous theme is still little discussed in schools, and knowledge on the subject is still dominated by stereotypical ideas. It also highlights the importance of teaching practices in the development of teaching methodologies that fundamentally contribute to learning in a positive way, as well as the silencing of indigenous voices that discuss these issues. Keywords: education; teaching practice; indigenous culture; Law 11.645/2008;
Palavras-chave: Ensino de História
Pática Docente
Cultura Indígena
Lei 11.654/2008
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Tamyres Alves de. Análise bibliográfica sobre o ensino da história dos povos indígenas em escolas públicas e suas implicações na prática docente. 2025. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2019
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf689,71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.