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Tipo do documento: Dissertação
Título: A arquitetura interna do gênero artigo de opinião: análise das produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental
Autor: Castro, Virgínia Marta do Nascimento
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Primeiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Segundo membro da banca: Soares, Maria Elias
Terceiro membro da banca: Alves, Shirlei Marly
Resumo: As propostas curriculares mais atuais para o ensino da língua portuguesa nas escolas, principalmente após o lançamento dos Parâmetros curriculares nacionais e, mais recentemente, com o lançamento da BNCC, têm priorizado a leitura e a escrita como objetivos centrais dessa disciplina, não mais como simples atividade de codificação e decodificação, mas como práticas sociais. O trabalho com o texto, tanto em relação à leitura quanto à escrita, passa a ser o eixo norteador do ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, é evidente a importância de se desenvolverem em sala de aula práticas de leitura e produção de textos, que envolvam diferentes gêneros, de maneira significativa e que se aproximem das práticas reais de escrita. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar as habilidades de escrita dos alunos em relação ao gênero Artigo de Opinião em uma turma do 9º ano de uma escola municipal de Teresina/PI, a fim de analisar as principais dificuldades acerca desse gênero. A fundamentação teórica foi baseada, principalmente, na teoria de Bronckart (1999), quanto ao folhado textual; nas concepções de língua propostas por Marcuschi (2010, 2011) e Koch (2011b); na noção de gênero textual em Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010, 2011); nas perspectivas atuais para o ensino dos gêneros, com base em Dolz e Schneuwly (2004); nos aspectos estruturais discursivos e argumentativos do gênero textual escolhido para esta pesquisa, em Brakling (2000) e Rodrigues (2007); dentre outros autores. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório e quali-quantitativo. O corpus de análise foi constituído por 25 textos, a partir dos quais foram analisadas seis categorias (Sequência argumentativa, Conexão, Modalização Lógica, Deôntica, Apreciativa e Pragmática). Durante a análise das produções textuais, constatamos algumas dificuldades em relação às fases da sequência argumentativa do Artigo de opinião, em relação à conexão e em relação à utilização de mecanismos de modalização. Tendo em vista a constatação dessas dificuldades, elaboramos uma proposta de intervenção, em forma de sequência didática estruturada em 9 módulos, contemplando atividades que visam dar subsídios para que os alunos ampliem seus conhecimentos a respeito do gênero. Esperamos que este trabalho contribua para auxiliar a prática de professores que trabalham com produção textual, para que possam orientar os alunos a aperfeiçoarem suas produções textuais.
Abstract: The most current curricular proposals for Portuguese language teaching in schools, especially after the launch of the National Curricular Parameters and more recently with the launch of BNCC, have prioritized reading and writing as central objectives of this discipline, no longer as a simple activity of codification and decoding, but as social practices. The work with the text, both in relation to reading and writing, becomes the guiding axis of Portuguese language teaching. In this sense, it is evident the importance of developing classroom reading and writing practices, involving different genres, in a meaningful way and approaching the actual practices of writing. Thus, this research aimed to investigate the writing skills of students in relation to the genre Opinion Article in a class of the 9th grade of a municipal school in Teresina / PI, in order to analyze the main difficulties about this genre. The theoretical basis was based, mainly, on Bronckart's (1999) theory, as for the textual puff; in the conceptions of language proposed by Marcuschi (2010, 2011) and Koch (2011b); in the notion of textual genre in Bakhtin (2000) and Marcuschi (2010, 2011); in the current perspectives for the teaching of the genres, based on Dolz and Schneuwly (2004); in the structural discursive and argumentative aspects of the textual genre chosen for this research, in Bräkling (2000) and Rodrigues (2007); among other authors. In relation to the methodology, it was an applied, descriptive and qualitative-quantitative research. The corpus of analysis consisted of 25 texts, from which six categories (Argumentative Sequence, Connection, Logical Modalization, Deontic, Appreciative and Pragmatic) were analyzed. During the analysis of the textual productions, we found some difficulties in relation to the phases of the argumentative sequence of the Opinion article, in relation to the connection and in relation to the use of modalization mechanisms. In view of the finding of these difficulties, we have prepared a proposal for intervention, in the form of a didactic sequence structured in 9 modules, contemplating activities that aim to provide the students subsidies to enlarge their knowledge about gender. We hope that this work contributes to the practice of teachers working with textual production, so that they can guide students to improve their textual productions.
Palavras-chave: Artigo de Opinião
Sequência Argumentativa
Conexão
Modalizações
Produção Textual
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: CASTRO, Virgínia Marta do Nascimento. A arquitetura interna do gênero artigo de opinião: análise das produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 220 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/202
Data de defesa: 15-Feb-2019
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