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Tipo do documento: Dissertação
Título: A translineação em textos de alunos do 9° de uma escola pública municipal de Tianguá-CE: uma análise à luz da teoria da sílaba
Autor: Santana, Amanda Moreira de Sousa
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Miranda, Ana Ruth Moresco
Terceiro membro da banca: Carvalho, Lucirene da Silva
Resumo: Este trabalho desenvolve-se na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e tem por tema a translineação em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal de Tianguá-CE: uma análise à luz da teoria da sílaba. A inquietação dessa pesquisadora surgiu a partir da observação feita em textos de alunos do 9º ano que, muitas vezes, vão do ensino fundamental até o ensino médio com as mesmas dificuldades ortográficas. Diante dessas reincidências, um ponto observado e objeto desse estudo é a translineação, que segundo Nóbrega (2013) é a partição da palavra ao final da linha com a inclusão do hífen que deve ser mantido na mesma linha. Teve-se como objetivo geral analisar o fenômeno da translineação nas produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental II. A fim de alcançar esse objetivo, apresentou-se como objetivos específicos: identificar as motivações para as translineações não convencionais; proceder a um estudo teórico sobre a Teoria da Sílaba e o fenômeno da translineação; cotejar as ocorrências de translineação em textos de alunos do ensino médio com as ocorrências nas produções textuais do 9º ano; elaborar uma proposta de intervenção para o ensino da separação silábica e da translineação. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como base teórica principal os estudos de Matzenauer (2005), Collischonn (2005), Bisol (2013), Câmara Jr. (2006) e Da Hora (2013, 2016, 2017) sobre a Teoria da Sílaba, somados às contribuições teóricas de Marcuschi (2007), Lopes (2006), Neves (2015), Morais (2010), Coutinho (1976), Roberto (2016), Lemle (2011), Bezerra (2005), Zorzi(1988), Moreira (2001), Notari (2017) e Nóbrega (2013). Analisaram-se os textos de uma turma de 19 alunos, submetidos, incialmente, a três atividades de produção textual, por meio das quais observou-se que oito deles apresentaram pelo menos uma translineação não convencional, em desacordo com as normas de separação de sílabas e, ao serem submetidos a uma atividade de separação silábica, de palavras soltas, fora do texto, todos os participantes demonstraram desconhecimento sobre o modo de separar as sílabas corretamente. Com o objetivo de ratificar a necessidade de uma proposta de intervenção para o ensino da translineação, foi realizado um cotejamento com produções textuais do ensino médio, no qual se verificou que em uma turma de 38 alunos, nove alunos ou 23,7% da turma apresentaram dificuldades em realizar a translineação de modo convencional em alguns momentos do texto. Ao categorizar todas as ocorrências encontradas, constatou-se que a maior parte das ocorrências de translineação não convencionais ocorre em sílabas mediais do tipo CVC (consoante-vogal-consoante), em contexto de correspondência entre a sílaba fonológica e a ortográfica, havendo o rompimento da estrutura silábica, de modo que, muitas vezes ao separar as sílabas, o aluno deixa consoantes sozinhas em uma sílaba, o que revela que o discente não tem conhecimentos suficientes sobre a estrutura silábica do português brasileiro. Com isso, elaborou-se uma proposta de intervenção para o ensino da translineação a partir do gênero carta de reclamação, com base no modelo de sequência didática de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernald Schneuwly (2004), de modo que se buscou trabalhar o ensino e a aprendizagem da translineação, tendo como ponto de partida a produção de um gênero textual em prosa.
Abstract: This work is developed in the line of research of the Professional Master Program in Letters of the State University of Piauí (UESPI) and has its theme the end-of-line hyphenation in texts of students of the 9th grade of the Tianguá-CE Municipal Public School: at the light of syllable theory. The concern of this research emerged from a point of view on the teachings of the 9th graders, who often attend from the elementary school through high school with the spelling problems. One of the views was the recurrence of the teaching of end-of-line hyphenation, which is a word partition at the end of the line. The aim of this study was to analyze the hyphenation process of the textual productions of 9th grade students. In order to achieve this objective, specific objectives were presented: to identify the motivations for unconventional hyphen uses; to compare the occurrences of translineation in texts of high school students with occurrences in the textual productions of the 9th grade; to carry out a theoretical study on the Syllable Theory and the phenomena of the end-of line hyphenation; to elaborate a proposal of intervention for the teaching of the syllabic separation and the hyphenation. In order to reach the proposed objectives, qualitative-quantitative research was carried out, having as main base the studies of Matzenauer (2005) , Collischonn (2005) Bisol (2005, 2013), Camera Jr. (2006) and Da Hora (2013, 2016, 2017). (2001), Neves (2015), Morais (2010), Coutinho (1976), Roberto (2016), Lemle (2011), Bezerra), Moreira (2001) ) Notari (2017) and Nobrega (2013). At first, a class of 19 students was analyzed, submitted to three textual production activities, of which eight presented at least one unconventional hyphenation, in disagreement with the rules of syllable separation, and when they were undergo a syllabic separation activity, loose words, words outside of the text, all the participants demonstrated lack of knowledge about how to separate the syllables correctly. Aiming to ratify an intervention proposal for the teaching of hyphenation, a process of comparison with textual productions of secondary series was carried out; it could be observed that in a class of 38 students, nine of them or 23.7% of the group presented hyphenation difficulties in some moments of the text. By categorizing all the occurrences, it has been found, most unconventional mistakes occurring in the CVC (consonant-vowel-consonant) type of syllables occurs in a context of correspondence between the phonological syllable and the orthographic syllable, breaking the syllabic structure, so that, often in a process of separating the syllables, the student leaves single consonants in a syllable, which reveals that the student does not have sufficient knowledge about the syllabic structure of Brazilian Portuguese. Thus, a proposal of intervention was made for the teaching of hyphenation from the genre letter of complaint, based on the didactic sequence model of Joaquim Dolz, Michele Noverraz and Bernald Schneuwly (2004), it was sought to work the teaching and learning of hyphenation, starting from the production of a textual genre in prose.
Palavras-chave: Translineação
Ensino Fundamental II
Teoria da sílaba
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SANTANA, Amanda Moreira de Sousa. A translineação em textos de alunos do 9° de uma escola pública municipal de Tianguá-CE: uma análise à luz da teoria da sílaba. 2019. 157 f. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/204
Data de defesa: 22-Feb-2019
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