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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de letramento no 2° ano do ensino fundamental: da cultura local à cultura escolar
Autor: Silva, Rosana Ferreira Romão Rodrigues da
Primeiro orientador: Alves, Shirlei Marly
Primeiro membro da banca: Alves, Shirley Marly
Segundo membro da banca: Silva, Wagner Rodrigues
Terceiro membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Resumo: Desde os anos iniciais, é fundamental que a prática pedagógica de ensinar a ler e a escrever se faça na perspectiva do letramento, visto que vivemos num mundo grafocêntrico, que exige dos indivíduos lidar de forma proveitosa com diversos textos. Nesse sentido, é importante que o aprendizado da linguagem escrita, tanto nas atividades de leitura como nas de produção textual, tenha como referência as práticas sociais, incluindo as que se vinculam às culturas locais. Com base nesse postulado, este estudo tem como tema a leitura de textos vinculada à cultura local. Levantou-se a hipótese de que o ensino da leitura que inclua textos populares de tradições orais é viável e contribui para uma aprendizagem significativa, favorecendo a compreensão leitora do aluno. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é descrever os aspectos da compreensão leitora que se tornam mais eficientes quando a prática pedagógica tem relação estreita com a cultura na qual o aprendiz está inserido. Para isso foi preparado material de leitura do texto vinculado aos “Congos de Oeiras” e de um texto do livro didático usado na escola campo. A pesquisa foi realizada com 10 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede municipal da cidade de Oeiras-PI. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizados como procedimentos de geração de dados atividades de leitura protocolada em grupo e atividades de múltipla escolha de forma individual, estabelecendo-se comparação entre os dados. Para subsidiar as análises, buscou-se aporte teórico em Solé (1998), Kleiman (1998, 2001, 2013), Kato (1990,1995), Soares (2004, 2006, 2016), Geraldi (2012), Leffa (1996) e Ausubel (2001), entre outros. Os resultados demonstram que a leitura de textos da cultura local com a qual os aprendizes têm contato contribui para uma aprendizagem significativa por possibilitar a ativação de subsunçores existentes na memória cognitiva, facilitando, dessa forma a compreensão global do texto. Em consonância, a proposta de intervenção pedagógica apresentada inclui um conjunto de sequências didáticas para o desenvolvimento de habilidades de leitura conforme os descritores da Provinha Brasil, com foco em textos vinculados à cultura popular.
Abstract: Since the earliest years, it is fundamental that the pedagogical practice of teaching to read and write should be done in the perspective of literacy, since we live in a graphocentric world, which requires individuals to use various texts appropriately. In this sense, it is important that the learning of written language, both in the activities of reading and in the production of texts, is based on social practices, including those related to local cultures. Based on this postulate, this study has the theme of reading texts linked to the local culture. It was hypothesized that the teaching of reading that includes popular texts of oral traditions are feasible and contribute to meaningful learning, favoring the reading comprehension of the student. In this sense, the general objective of this research is to describe the aspects of the reading comprehension that become more efficient when the pedagogical practice is closely related to the culture in which the learner is inserted. For this was prepared text reading material linked to the "Congos de Oeiras" and used texts from the textbook used in the school field. The research was carried out with 18 students of the second grade of Elementary School of a school of municipal network of the city of Oeiras-PI town. It is a research of a qualitative nature, being used as procedures of generation of data activities of reading protocol in group and activities of multiple choice of individual form, being established a comparison between the data. In order to support the analysis, a theoretical contribution was made in Solé (1998), Kleiman (1998, 2001, 2013), Kato (1990, 1995), Soares (2004, 2006, 2016), Geraldi (2012), Leffa and Ausubel (2001), among others. The results show that the reading of texts of the local culture with which the apprentices has contact contributes to a significant learning by enabling the activation of existing subsumes in the cognitive memory, thus facilitating the comprehension of the text. Accordingly, the pedagogical intervention proposal presented includes a set of didactic sequences for the development of reading skills according to the descriptors of Provinha Brazil, focusing on texts linked to popular culture.
Palavras-chave: Letramentos
Ensino da leitura
Compreensão leitora
Cultura popular
Congos de Oeiras
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SILVA, Rosana Ferreira Romão Rodrigues da. Práticas de letramento no 2° ano do ensino fundamental: da cultura local à cultura escolar. 2019. 156 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/205
Data de defesa: 22-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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