Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Maria Eunice Lira Teixeira-
dc.contributor.advisor1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, Raimunda Celestina Mendes da-
dc.contributor.referee3Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.date.accessioned2020-01-20T17:12:46Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Eunice Lira Teixeira. Da teoria literária à prática de leitura de contos contemporâneos no ensino fundamental. 2019. 132 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/207-
dc.description.resumoA prática de leitura literária no contexto escolar aliada ao conhecimento de noções básicas de teoria literária é de fundamental importância para a compreensão dos textos e a formação do leitor crítico. Em virtude disso, essa pesquisa apresenta como objetivo desenvolver habilidades de leitura e noções de teoria literária para posteriormente elaborar uma proposta de intervenção com a finalidade de discutir sobre noções de teoria literária de forma a facilitar a prática de leitura dos contos contemporâneos de modo a estreitar as inter-relações entre texto literário e leitor colaborando para a formação crítica do educando no Ensino Fundamental. A justificativa fundamenta-se na ausência de uma prática de leitura voltada para noções de teoria literária que estimule a prática de leitura do texto literário no contexto escolar, como também o reconhecimento dos elementos da narrativa. Para isso, foram trabalhados, especificamente, os contos contemporâneos Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan (1993); O outro, de Rubem Fonseca (2004), e O ex-mágico da Taberna Minhota, de Murilo Rubião (2010). O corpus da pesquisa é constituído por um questionário e por atividades de leituras e compreensão realizadas nas oficinas de leitura dos contos contemporâneos desenvolvidas com alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada na cidade de Timon-MA. Analisaram-se os efeitos que as práticas de leitura de contos provocam nos alunos a partir dos elementos da narrativa. Desse modo, a metodologia adotada na pesquisa foi qualitativa, de natureza descritiva. A fundamentação teórica desta pesquisa concentra-se principalmente nos trabalhos de Iser (1999) referentes à teoria do efeito; na estética da recepção de Jauss (1994); nas definições de literatura propostas por Eagleton (2003) e de teoria literária, por Souza (2007); na análise do conto conforme proposta por Moisés (2006); na concepções de Soares (2009) sobre de letramento e de Cosson (2014) acerca do letramento literário; nas estratégias de ensino descritas por Silva (2003), Leffa (1999), Colomer (2007), Aguiar e Bordini (1993) e também na literatura fantástica de Todorov (2006), entre outros. As análises revelaram que o reconhecimento dos elementos da narrativa, em especial do espaço, na construção do insólito nos contos contemporâneos estimula a prática de leitura literária e propicia que o aluno relacione forma e conteúdo, auxiliando na compreensão do texto. Os dados desta pesquisa culminaram com uma proposta de intervenção.por
dc.description.abstractThe practice of literary Reading in the school context allied to the knowledge literary theory`s basic notions it is especially important for understanding of the texts and critical reader`s formation. Because of that, this research aims to develop reading skills and notions of literary theory to later elaborate an intervention proposal in order to discuss about notions of literary theory in order to facilitate the practice of reading contemporary tales in order to narrow the interrelationships between literary text and reader collaborating for the critical formation of the student in the Elementary School.The justification is based on the absence of a Reading practice in the classroom directed to notions of literary in school context, as well as the recognition of the narrative elements. For this, the contemporary tales were worked especifically: A candle for Dario, by Dalton Trevisan (2003), The other by Rubem Fonseca (2004), The Taberna Minhota`s ex-magician, by Murilo Rubião (2010). It´s part of this research a questionnaire and reading and comprehension activities carried out in the workshops of readings of contemporary tales, developed in the classroom, with eighth grade students from a Municipal Public School in the city of Timon-MA. It was analyzed so, the effects that the reading story practices provoke in the pupils from the narrative elements. so, the effects that the reading story practices provoke in the pupils from the narrative elements. In this way, the methodology adopted in the inquiry was qualitative of descriptive nature. The descriptive analyses show that the recognition of the narrative elements, in special the space, in the construction of the unusual one in the contemporary tales stimulates the practice of literary reading and allows that the pupil makes a list of form and content helping in the understanding of the text.The theoretical basis of current research is mainly focused on the Iser ´s theories(1999), referring to Theory of Effect and Jauss (1994) regarding the Aesthetics of reception; in the definitions of literature proposed by Eagleton (2003) and literary theory by Souza (2007); in the analysis of Moises' tale (2006); in the literary conceptions of Soares (2009) and literary literary Cosson (2014); in the teaching strategies defended by Silva (2003), Leffa (1999), Colomer (2007), Aguiar and Bordini (1993) and the Todorov`s fantastic literature (2006), among others. The analysis revealed that the recognition of the narrative elements, especially of space, in the construction of the insolite in the contemporary tales stimulates the practice of literary reading and allows the student to relate form and content, aiding in the text comprehension. The data of this research culminated in a intervention proposal, followed by the final considerations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-01-20T17:12:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARIA EUNICE LIRA TEIXEIRA ANDRADE .pdf: 1029824 bytes, checksum: 4e502e28de4b8a7ce6d80b072cdadc7a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-20T17:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARIA EUNICE LIRA TEIXEIRA ANDRADE .pdf: 1029824 bytes, checksum: 4e502e28de4b8a7ce6d80b072cdadc7a (MD5) Previous issue date: 2019-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria Literáriapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectContos Contemporâneospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDa teoria literária à prática de leitura de contos contemporâneos no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação851,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons