Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSérvio, Kleoneide Maria Sousa-
dc.contributor.advisor1Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.contributor.referee1Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.contributor.referee2Lopes, Sebastião Alves Teixeira-
dc.contributor.referee3Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-01-21T13:29:24Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationSÉRVIO, Kleoneide Maria Sousa. Leitura do texto literário: um olhar para o gênero narrativa de enigma com alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2019. 153 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/208-
dc.description.resumoA leitura literária em sala de aula deve visar à formação do ser humano, bem como um posicionamento crítico e questionador diante da vida, entretanto, a leitura literária que se faz hoje em sala de aula, na maioria das vezes, não consegue atingir esse fim. Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar os efeitos da leitura de narrativas de enigma na relação texto/leitor, com base na leitura do livro Histórias de Detetive, organizado por José Paulo Paes, numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse fim, definiram-se cinco objetivos específicos, a saber: realizar um estudo teórico acerca dos gêneros literários, focalizando a narrativa de enigma; diferenciar narrativas de enigma, noir e de suspense; aplicar em sala de aula oficinas destinadas à leitura de narrativas de enigma; identificar na atividade de leitura do livro Histórias de Detetive as dificuldades de interpretação dos alunos e construir proposta de intervenção que privilegie a participação do leitor no desvendar do gênero narrativa de enigma.Considerou-se a seguinte questão norteadora: qual o efeito da leitura de uma narrativa de enigma no processo de recepção do texto literário em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental? Aceitou-se como hipótese que a prática da leitura de narrativas de enigma, quando obriga o leitor a ir deduzindo informações, analisando comportamentos e preenchendo lacunas, suscita no leitor posturas mais ativas diante do texto e, consequentemente, diante da vida. A metodologia utilizada consistiu numa pesquisa bibliográfica e no desenvolvimento de oficinas de leitura e escrita numa turma de 8º ano da rede municipal da cidade de Rosário-MA. O aporte teórico envolveu os estudos de Todorov (2006, 2010) sobre a importância da literatura na escola e sobre as estruturas narrativas; de Reimão (1983), sobre as narrativas policiais; de Cosson (2012), que propõe o trabalho com vistas ao letramento literário; de Jauss (1994), que destaca o papel do leitor na relação com a obra literária; de Iser (1979), que busca estudar os efeitos da obra literária em seus leitores; entre outros. As reflexões advindas da teoria e a observação das oficinas realizadas permitiram a construção de uma proposta metodológica com o gênero narrativa de enigma para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Foram identificados como efeito da leitura das narrativas de enigma nos alunos a habilidade de preencher as lacunas que o texto oferecia, a construção de hipóteses no decorrer da leitura, os sentimentos e impressões gerados a partir da obra, o movimento do ponto de vista que ao mudar provocava reformulações de hipóteses e a oportunidade de vivenciar a subjetividade do outro.O trabalho realizado permitiu compreender a importância da leitura literária na formação do aluno como cidadão, como ser humano e na sua autonomia diante os desafios da vida.por
dc.description.abstractThe literary reading in the classroom should aim the humanistic formation of the being, as well as a critical and questioning position in front of the life, however, the literary reading that is made today in the classroom, most of the times, can not reach this end. In this context, the goal of the present study is to know the effects of the reading of enigma narratives in the text / reader relationship, based on the reading of the book Stories of the Detective, organized by José Paulo Paes, in a class of 8th grade in Elementary school. The central question was considered: what is the effect of reading an enigma narrative in the process of receiving the literary text in an 8th grade class of Elementary School? It was accepted as a hypothesis that the practice of reading enigma narratives, when it compels the reader to deduce information, analyze behaviors and fill gaps, arouses in the reader more active postures before the text and, consequently, before life. The used methodology consisted of a bibliographical research and the development of reading and writing workshops in an 8th grade classroom of the municipal network of the city of Rosário-MA. The theoretical contribution involved Todorov's (2006, 2014) about the importance of literature in school and the narrative structures of Reimão (1983) on police narratives, by Cosson (2012), who proposes work with a view to literacy literary; Jauss (1979), which highlights the role of the reader in relation to the literary work; by Iser (1979), who seeks to study the effects of literary work on his readers; among others. The reflections from the theory and the observation of the workshops carried out allowed the construction of a methodological proposal with the narrative genre of enigma for a group of 8th year of Elementary School. The work accomplished allowed us to understand the importance of literary reading in the formation of the student as a citizen, as a human being and in his autonomy in face of the challenges of life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-01-21T13:29:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KLEONEIDE MARIA SOUSA SÉRVIO.pdf: 9006833 bytes, checksum: e1f0bc51a38a8b548a8f3007f156b0a8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-21T13:29:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KLEONEIDE MARIA SOUSA SÉRVIO.pdf: 9006833 bytes, checksum: e1f0bc51a38a8b548a8f3007f156b0a8 (MD5) Previous issue date: 2019-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeitura Literáriapor
dc.subjectNarrativa de Enigmapor
dc.subjectTeoria do Efeitopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLeitura do texto literário: um olhar para o gênero narrativa de enigma com alunos do 8º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo8,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons