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http://localhost:8080/tede/handle/tede/2114
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Literando vozes ancestrais: do prazer da leitura à construção de saberes históricos sobre os povos indígenas nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Literating ancestral voices: from the pleasure of reading to the construction of historical knowledge about indigenous peoples in the early years of elementary school |
Autor: | Oliveira, Cláudia Maria Ferro de ![]() |
Primeiro orientador: | Teles, Fabricia Pereira |
Primeiro membro da banca: | Costa, João Paulo Peixoto |
Segundo membro da banca: | Carrijo, Viviane Letícia Silva |
Terceiro membro da banca: | Teles, Francisco Afrânio Rodrigues |
Resumo: | Este trabalho dissertativo teve por objetivo geral investigar o potencial da literatura indígena como prática de ensino construtora de saberes históricos não estereotipados. A fim de alcançar o objetivo geral da pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1. conhecer a prática de ensino de professores no que concerne à temática dos povos indígenas nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da cidade de Parnaíba-PI; 2. identificar escritores e livros de literatura indígena que versam sobre tradições, cultura e problemáticas dos povos indígenas no Brasil; 3. elaborar oficinas pedagógicas utilizando a literatura indígena como fonte histórica, a partir de obra literária indígena. O estudo se apoia em Bittencourt (2013), na perspectiva do ensino de história; Cunha (1992, 1998), Monteiro (1999) e Almeida (2010), com referente ao ensino de história indígena; Soares (2005), Kleiman (1995) e Tfouni (1995), no que diz respeito ao Letramento; em Rojo (2012), com relação aos Multiletramentos; Freire (1996) e Tardif (2002), no que tange a Prática educativa; Coelho (2000) em relação a Literatura Infantil; Thiél (2013) e Dorrico (2018, 2020) com foco em conteúdos relativos à Literatura Indígena Brasileira Contemporânea; assim como em Daniel Munduruku e em outras vozes indígenas que produzem obras literárias, além de outros estudos correlatos. Por tratar-se de uma pesquisa social, optou-se pela abordagem qualitativa. Esta pesquisa, ao que diz respeito aos objetivos, de natureza exploratória-descritiva e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação. Para a coleta e a produção de dados foi utilizada a entrevista com os docentes das turmas do 3º, 4º e 5º ano; e a materialidade gerada na intervenção foram oficinas pedagógicas para uma turma multisseriada de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida gerou um produto educacional, ou seja, um livro com propostas de Oficinas Pedagógicas a partir da obra Puratig: o remo sagrado, de Yaguarê Yamã. |
Abstract: | The general objective of this dissertation was to investigate the potential of indigenous literature as a teaching practice that constructs non-stereotypical historical knowledge. In order to achieve the general objective of the research, the following specific objectives were outlined: 1. to understand the teaching practice of teachers regarding the theme of indigenous peoples in the initial grades of Elementary School in a school in the city of Parnaíba-PI; 2. to identify writers and books of indigenous literature that deal with traditions, culture and problems of indigenous peoples in Brazil; 3. to develop pedagogical workshops using indigenous literature as a historical source, based on indigenous literary works. The study is based on Bittencourt (2013), from the perspective of history teaching; Cunha (1992, 1998), Monteiro (1999) and Almeida (2010), regarding the teaching of indigenous history; Soares (2005), Kleiman (1995) and Tfouni (1995), regarding Literacy; in Rojo (2012), in relation to Multiliteracies; Freire (1996) and Tardif (2002), in relation to Educational Practice; Coelho (2000) in relation to Children's Literature; Thiél (2013) and Dorrico (2018, 2020) focusing on content related to Contemporary Brazilian Indigenous Literature; as well as in Daniel Munduruku and other indigenous voices that produce literary works, in addition to other related studies. Since this is a social research, the qualitative approach was chosen. This research, with regard to its objectives, is of an exploratory-descriptive nature and with regard to its procedures, it is an action research. For the collection and production of data, interviews with teachers of the 3rd, 4th and 5th grade classes were used; and the materiality generated in the intervention were pedagogical workshops for a multi-grade class of 1st and 2nd graders of Elementary School. The research developed generated an educational product, that is, a book with proposals for Pedagogical Workshops based on the work Puratig: o remo sagrada, by Yaguarê Yamã. |
Palavras-chave: | Literatura Indígena Contemporânea Literatura Indígena Infantojuvenil Ensino de História Ensino Fundamental I |
Área(s) do CNPq: | HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | OLIVEIRA, Cláudia maria ferro de. Literando vozes ancestrais: do prazer da leitura à construção de saberes históricos sobre os povos indígenas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 216 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2114 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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