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Tipo do documento: Dissertação
Título: A música como estratégia de organização do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Autor: Silva, Davi Cunha
Primeiro orientador: Sousa, Valdirene Gomes de
Primeiro membro da banca: Sousa, Valdirene Gomes de
Segundo membro da banca: Lopes, Jurandir de Oliveira
Terceiro membro da banca: Brito, Arnaldo Silva
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os meios de utilização da música como subsídio na organização do ensino de conceitos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, fez-se uma busca histórica das relações entre matemática (e matemáticos) e música, além de elaborar e propor o ensino de conceitos matemáticos através de sequências didáticas, bem como a utilização de paródias como forma de possibilitar a apropriação de determinadas regras operacionais (ou propriedades) matemáticas e, ainda, com destaque para a experimentação e construção de instrumentos musicais, através de roteiros de ações, com ênfase e base matemática. Este estudo foi realizado com 39 alunos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona leste de Teresina, capital do estado do Piauí, com destaque para as seguintes etapas: aplicação de um questionário inicial, realização de uma aula com conceitos básicos de teoria musical, aplicação das sequências didáticas propostas, experimentação e construção de instrumentos musicais, finalizando com uma entrevista, especificamente feita com 4 alunos. O embasamento teórico foi fundamentado em autores, dentre os quais, destacam-se: Eves (2011), em relação à História da Matemática; Abdounur (2015), relações entre Matemática e Música; Med (2017), Teoria Musical; e Cabral (2017), Sequências Didáticas. Os resultados obtidos foram analisados, interpretados e discutidos à luz de fundamentações em Zabala (2002), que trata sobre Práticas Educativas; Lorenzato (2010), sobre o Aprender Matemática; e Carvalho (2010) sobre Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Matemática. A presente pesquisa contou com a aceitação dos alunos, explicitada por seu envolvimento e participação, expressos, sobretudo, na realização das atividades propostas. Os resultados apontaram que a utilização da música como estratégia utilizada na organização do ensino de conceitos matemáticos, pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, revela indícios de envolvimento dos alunos nas aulas de Matemática e aprendizagem conceitual. Destaca-se ainda que, durante o processo desencadeado pela pesquisa, o modo como o professor organiza as aulas para estabelecer a relação da matemática com a música se apresenta propício à aprendizagem discente. Para tanto, apresenta-se implicado nesse processo a realização do trabalho em grupo, do diálogo e da abertura às manifestações de necessidades conceituais subsidiadas por procedimentos considerados, pelos alunos, mais dinâmicos.
Abstract: This work aimed to analyze the means of music use as a subsidy in the organization of mathematical concepts teaching in the final years of elementary school. For this, a historical research on the relations between mathematics (and mathematicians) and music was made, besides elaborating and proposing the mathematical concepts teaching through didactic sequences, as well as the use of parodies as a way to enable the appropriation of certain mathematical operational (or properties) rules, as well as the experimentation and construction of musical instruments, through action scripts, with emphasis and mathematical basis. This study was conducted with 39 students from a 9th grade class of a elementary school in the east area of Teresina, capital of the state of Piauí, highlighting the following steps: application of initial questionnaire, class conducted under music theory concepts, application of proposed didactic sequences, experimentation and construction of musical instruments, ending interviewing, specifically, 4 students. The theoretical basis was grounded on authors, among which the following stand out: Eves (2011), regarding to the History of Mathematics; Abdounur (2015), regarding to the relation between Mathematics and Music; Med (2017), Music Theory; and Cabral (2017), Didactic Sequences. The results obtained were analyzed, interpreted and discussed in the light of basis of Zabala (2002), which deals with Educational Practices; Lorenzato (2010), on Mathematics Learning; and Carvalho (2010) on Mathematics Teaching and Learning Methodologies. The present research had the acceptance of students, explicit by their involvement and participation, expressed, above all, in the accomplishment of the proposed activities. The results showed that the utilization of music as a strategy used in the organization of mathematical concepts teaching, by teachers of the final years of elementary school, reveals evidence of involvement of students in mathematics classes and conceptual learning. It is also remarkable that during the process triggered by the research, the way the teacher organizes classes to establish the relationship of mathematics with music contributes to student learning. So, it is implicit in this process the accomplishment of group work, dialogue and openness to the manifestations of conceptual needs subsidized by procedures considered, by the students, more dynamic.
Palavras-chave: Matemática
Música
Organização do Ensino
Ensino Fundamental
Anos Finais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: SILVA, Davi Cunha. A música como estratégia de organização do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 88 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/213
Data de defesa: 1-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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