Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTataia, Paulo Érison Cavalcante de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Silva, Afonso Norberto da-
dc.contributor.referee1Silva, Afonso Norberto da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Gilvan Lima da-
dc.contributor.referee3Soares Júnior, Pedro Antônio-
dc.date.accessioned2020-01-24T15:19:54Z-
dc.date.issued2019-09-01-
dc.identifier.citationTATAIA, Paulo Érison Cavalcante de Oliveira. O exame nacional do ensino médio (ENEM) e a abordagem dada à prova de matemática e suas tecnologias. 2019. 62 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/215-
dc.description.resumoNeste trabalho, no primeiro capítulo destacamos como o ENEM ganhou importância na vida dos brasileiros, a utilização da TRI no cálculo da nota do exame e a Matemática como uma das únicas áreas do conhecimento do ENEM que tem uma prova única de 45 questões de múltipla escolha que abordam seus conteúdos. No segundo capítulo, procuramos fazer um levantamento geral da evolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde a sua criação em 1998 , destacando-se as novas funcionalidades que foram agregadas ao exame e o conteúdo exigido na prova, de acordo matriz de referência divulgada pelo Ministério da Educação, com ênfase nas competências, habilidades e objetos de conhecimentos da área de Matemática e suas Tecnologias. No terceiro capítulo, apresentamos uma comparação entre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT); além disso, destacamos como a utilização da TRI no ENEM, a partir de 2009, foi fundamental para tirar conclusões interessantes e bem fundamentadas sobre o desempenho dos estudantes e egressos do Ensino Médio brasileiro ao longo do tempo. No quarto capítulo, destacamos a importância da Matemática na nossa vida e a abordagem feita da Matemática no Enem. No quinto capítulo, foram apresentados dados estatísticos dos conteúdos cobrados na prova de Matemática e suas Tecnologias no exame de 2009 a 2018. No sexto capítulo, procurou-se destacar ainda mais a TRI e apresentou-se tabelas que reforçam o argumento da importância da Matemática no ENEM na nota do candidato. No sétimo capítulo fizemos as considerações finais deste trabalho e no oitavo capítulo apresentamos as referências bibliográficas que nos auxiliaram no desenvolvimento deste trabalho.por
dc.description.abstractIn this paper, in the first chapter we highlight how ENEM gained importance in the lives of Brazilians, the use of IRT in calculating the exam grade and Mathematics as one of the only areas of knowledge of ENEM that has a unique proof of 45 questions. multiple choice that address their content. In the second chapter, we seek to make a general survey of the evolution of the National High School Exam (ENEM)since its creation in 1998, highlighting the new features that were added to the exam and the content required in the proof, of agreement reference matrix disclosed by the Ministry of Education, with emphasis on competences, skills and knowledge objects in the area of Mathematics and its Technologies. In the third chapter, we present a comparison between the Item Response Theory (TRI) and the Classical Test Theory (TCT); In addition, we highlight how the use of TRI in ENEM, since 2009, it has been crucial to draw interesting and well-founded conclusions about the performance of Brazilian high school students and graduates over time. In the fourth chapter, we highlight the importance of mathematics in our life and the approach taken by mathematics in Enem. In the fifth chapter, statistical data were presented on the contents charged in the Mathematics and its Technologies exam in the exam from 2009 to 2018. In the sixth chapter, we tried to further highlight the IRT and presented tables that reinforce the argument of the importance of Mathematics. ENEM in the candidate’s note. In the seventh chapter we made the final considerations of this work and in the eighth chapter we presented the bibliographical references that helped us in the development of this work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-01-24T15:19:54Z No. of bitstreams: 2 Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia(2).pdf: 1750033 bytes, checksum: 0ae2fd26e04d3df6fda68b64cd4acb7a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-24T15:19:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia(2).pdf: 1750033 bytes, checksum: 0ae2fd26e04d3df6fda68b64cd4acb7a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectENEMpor
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempor
dc.subjectImportância da Matemáticapor
dc.subjectMatemática e Suas Tecnologiaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO exame nacional do ensino médio (ENEM) e a abordagem dada à prova de matemática e suas tecnologias.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação288,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons