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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2195| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Situação de dados educacionais: discussão acerca da Meta 01 do Plano Nacional de Educação nos Planos Municipais de cidades do Piauí |
| Autor: | Carvalho, Maria Fernanda |
| Primeiro orientador: | Teles, Fabrícia Pereira |
| Primeiro membro da banca: | Teles, Fabrícia Pereira |
| Segundo membro da banca: | Teles, Francisco Afranio Rodrigues |
| Terceiro membro da banca: | Teles, Maria Estely Rodrigues |
| Resumo: | A presente monografia tem como tema a situação de dados educacionais: discussão acerca da Meta 01 do Plano Nacional de Educação nos Planos Municipais de cidades do Piauí. O objetivo geral é mapear o cumprimento da Meta 1 de Educação Infantil do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) nos Planos Municipais de Educação - PMEs (2015-2025) de três municípios do Território de Desenvolvimento da Planície Litorânea: Caraúbas do Piauí, Caxingó e Cocal. E três municípios do Território de Desenvolvimento de Carnaubais: Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio e Sigefredo Pacheco, com um recorte temporal entre os anos de 2014, 2015, 2016 e 2024. A pesquisa foi construída a partir do seguinte problema: Como os Planos Municipais de Educação de municípios dos Territórios de Desenvolvimento de Carnaubais e da Planície Litorânea implementam as estratégias previstas para alcançar a Meta 1 do Plano Nacional de Educação? A fundamentação teórica teve como base os seguintes autores: Oliveira (2013), Abramowicz (2003), Kulmann Jr (2007), entre outros. O estudo trata de uma pesquisa quanti-qualitativa, isto é, integrando técnicas quantitativas e qualitativas na coleta, sistematização e análise dos dados. Em relação aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica e documental, sendo analisados os seguintes documentos: Planos Municipais de Educação, dos respectivos municípios já citados, e os dados censitários de matrículas. Diante das análises apresentadas, constatamos que alguns municípios não conseguiram alcançar a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, o que significa que o direito à educação das crianças de 0 a 5 anos não está sendo respeitado no âmbito dos Planos Municipais de Educação, especificamente em relação às estratégias que não estão sendo implementadas, visto que, este ano, completa-se dez anos de vigência dos Planos sem mudanças significativas no atendimento educacional das crianças da creche e pré-escola. |
| Abstract: | This study has as its theme educational data status: an analysis on National Education Plan toward Goal 1 from cities in Piauí State, aiming to check Goal 1 fulfillment from Early Childhood Education considering the National Education Plan (2014-2024) specifically in relation to Municipal Education Plans (2015-2025) from three coastal plain cities: Caraúbas do Piauí, Caxingó and Cocal. And three other cities in the carnaubais development region: Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio and Sigefredo Pacheco with a time frame between the years 2014, 2015, 2016 and 2024. The bibliographic reference was based on the following authors: Oliveira (2013), Abramowicz (2003), Kulmann Jr (2007) and among others. This is a quantitative-qualitative research, that is to say, integrating quantitative and qualitative techniques during data collection, systematization and data analysis. Regarding its procedures, this is a bibliographical documentary research, the following documents were analyzed: Municipal Education Plans from the aforementioned cities and the enrollment census data. Based on the presented analyses, it was possible to confirm that some cities were unable to achieve Goal 1 from the National Education Plan, which means that the children's right to education aged 0 to 5 years old is not being satisfied within Municipal Education Plans scope, specifically regarding the strategies that are not being implemented, since this year marks a ten-year validity of the plans; however, without significant changes in the educational services provided to children in daycare and preschool. |
| Palavras-chave: | Atendimento Educacional Direito à Educação Educação Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | CARVALHO, Maria Fernanda. Situação de dados educacionais: discussão acerca da Meta 01 do Plano Nacional de Educação nos Planos Municipais de cidades do Piauí. 2025. 87 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2195 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monografia Completa | 1,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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