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dc.creatorGonçalves, Irismar da Silva-
dc.contributor.advisor1Gomes, Francisco Wellington Borges-
dc.contributor.referee1Gomes, Francisco Wellington Borges-
dc.contributor.referee2Barbosa, Vânia Soares-
dc.contributor.referee3Silva, Franklin Oliveira-
dc.date.accessioned2020-01-31T17:23:48Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Irismar da Silva. Booktubers e convergência nos atos de leitura em comunidades virtuais de comunicação: análise de comentários de seguidores segundo o sistema de avaliatividade. 2019. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/219-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a relação estabelecida entre livros, leitores, comunidades virtuais de interação e convergência midiática, visando contextualizar relações comunicativas dinamizadas no ciberespaço e mudanças presenciadas pela introdução da internet como parte dos hábitos de leitura contemporânea. O estudo se detém nas ações de Booktubers no ciberespaço e analisa como essas ações influenciam gostos e hábitos de leitura de membros da comunidade no Youtube. O termo ‗booktuber‟ se refere ao ‗Youtuber‟ que desenvolve, em seu canal, resenhas literárias de livros (vídeo resenha). Para isso, investigamos ações de Booktubers, com foco na análise de textos/comentários escritos por seus seguidores, aqui denominados Seguidor Booktuber Comentarista – SBC. Em seguida, categorizamos as escolhas léxico-semânticas do SBC, no âmbito do Sistema de Avaliatividade – SA, proposto por Martin & White (2005), com foco no sistema semântico de atitudes (postura atitudinal). Nesse sentido, consideramos as manifestações semânticas e gramaticais para os seguintes agrupamentos semânticos: afeto, julgamento e apreciação. A metodologia da investigação é de natureza aplicada, com enfoque qualitativo, em nível exploratório e descritivo. Os dados foram coletados a partir de observação nos canais motivados por Booktubers e pela coleta de postagens dos seguidores nas plataformas de interação. O corpus para análise é composto por cinquenta e nove textos/comentários de seguidores, retirados de três vídeos resenhas organizados pelos movimentadores de três canais previamente selecionados. O quadro teórico geral utilizado para fundamentar a investigação está composto por Halliday (1994), Martin e White (2005), White (2004), Castells (2003, 2016), Wolton (2008), Jenkins (2009, 2015), Jenkins, Green, Ford (2014), Shirky (2011), Jeffman (2017), Arantes (2017), Balverdu (2014), Vian Jr. (2009, 2010, 2012), Vian Jr. e Vasconcelos (2017), Avelar e Azuaga (2003), Santos (2014), Caldeira (2016). Os resultados das análises indicam que os textos produzidos pelos seguidores têm predomínio de ocorrência de ‗afeto‘ e ‗apreciação‘, sendo, portanto, o léxico voltado ao campo semântico do ‗julgamento‘, menos utilizado. Isso indica que nas interações virtuais os seguidores tendem a respeitar as opiniões dos demais leitores, evitando avaliar no campo do comportamento, atendo-se, assim, ao campo dos sentimentos e da emoção que experimentaram ao vivenciar suas experiências leitoras. Desse modo, percebe-se que os booktubers são promotores de ação leitora dentro e fora do ciberespaço. As ações se constroem por meio de canais no Youtube, contribuindo para o compartilhamento de experiências literárias entre os participantes dessas comunidades virtuais.por
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship established between books, readers, virtual communities of interaction and media convergence, aiming to contextualize dynamized communicative relations in the cyberspace and the changes witnessed by the introduction of the internet as part of contemporary reading habits. The research focuses on Booktubers actions in the cyberspace and analyzes how these actions influence the tastes and reading habits of Youtube community members. The term 'booktuber' refers to the 'Youtuber' that develops literary book reviews on its channel (video review). So that, we investigated Booktubers actions focusing on the analysis of texts / comments written by his followers, here called Follower Booktuber Commentator – FBC. After that, we categorized FBC lexical-semantic choices, within the Appraisal System - AS, proposed by Martin & White (2005), focusing on the semantic system of attitudes (attitudinal posture). So, we consider the semantic and grammatical manifestations for the following semantic groupings: affection, judgment and appreciation. The research methodology is of applied nature with a qualitative approach at an exploratory and descriptive level. The data were collected from the observation of channels broadcasted by Youtubers and by collecting postings from followers in the platforms of interaction. The analysis corpus consists of fifty-nine texts / comments from followers, taken from three review vídeos organized by the users of three previously selected channels. The general theoretical framework used to support the research is composed by Halliday (1994), Martin and White (2005), White (2004), Castells (2003, 2016), Wolton (2008), Jenkins (2009, 2014), Jenkins, Green, Ford (2014), Shirky (2011), Jeffman (2017), Arantes (2017), Balverdu (2014), Vian Jr (2009, 2010) , 2012), Vian Jr. and Vasconcelos (2017), Avelar and Azuaga (2003), Santos (2014), Caldeira (2016). The results of the analyzes indicate that the texts produced by the followers have a predominant occurrence of "affection" and "appreciation", and therefore, the lexicon used in the semantic field of "judgment" is less used. This indicates that in virtual interactions, followers tend to respect the opinions of other readers, avoiding evaluating them in the behavior field, thus, sticking themselves to the feelings and emotions field that they experimented by living their reading experiences. Therefore, it is clear that booktubers are promoters of the reading action inside and outside the cyberspace. The actions are constructed through YouTube channels, contributing to the sharing of literary experiences among participants of these virtual communities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-01-31T17:23:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO COMPLT. PARA DIVULGAÇÃO DIGITAL - IRISMAR GONÇALVES - BOOKTUBERS E CONVERGÊNCIA NOS ATOS DE LEITURA EM COMUNI~1.pdf: 2258281 bytes, checksum: 0d87bc48b2c688587bf216f91354958a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-31T17:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO COMPLT. PARA DIVULGAÇÃO DIGITAL - IRISMAR GONÇALVES - BOOKTUBERS E CONVERGÊNCIA NOS ATOS DE LEITURA EM COMUNI~1.pdf: 2258281 bytes, checksum: 0d87bc48b2c688587bf216f91354958a (MD5) Previous issue date: 2019-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBooktuberspor
dc.subjectConvergênciapor
dc.subjectComunidade Interativapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectSistema de Avaliatividadepor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleBooktubers e convergência nos atos de leitura em comunidades virtuais de comunicação: análise de comentários de seguidores segundo o sistema de avaliatividadepor
dc.typeDissertaçãopor
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