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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação escolar quilombola em questão: vivências na Escola Municipal Luiz de Sousa Cavalcante no município de Piripiri-PI
Título(s) alternativo(s): O papel social da escola no contexto da educação escolar quilombola
Autor: Silva, Maria Vanúsia Quaresma 
Primeiro orientador: Rogério, Radamés de Mesquita
Primeiro membro da banca: Oliveira, Marcos Antônio de
Segundo membro da banca: Durão, Gustavo de Andrade
Resumo: A pesquisa empreendida consiste em refletir o papel social da escola no contexto da Educação Escolar Quilombola (modalidade de ensino que atende alunos dentro e fora das comunidades quilombolas), para além da formação tradicional de ensino, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola da Educação Básica, ponderando sobre as realidades acerca do currículo e suas práticas pedagógicas como ferramentas que integrem os saberes universais e as práticas culturais das comunidades quilombolas, que valorizem e fortaleçam os processos identitários desses grupos populacionais, promovendo uma educação antirracista e libertadora. O estudo, conduzido pela perspectiva da linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, do curso de mestrado ProfHistória, tem como objetivo geral investigar o lugar da educação escolar quilombola nas práticas da escola regular de ensino da escola municipal Luíz de Sousa Cavalcante, na cidade de Piripiri-PI, que atende estudantes remanescentes das comunidades quilombolas, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem, específicos dessa realidade. No campo metodológico adotou-se a abordagem qualitativa do tipo empírica, e como procedimento técnico, a análise de conteúdo de Bardin (2011), por permitir uma compreensão mais profunda dos fenômenos estudados. A relevância desta pesquisa se evidencia por promover uma maior conscientização sobre a importância de adaptar currículos e práticas pedagógicas acerca da diversidade cultural e social dos estudantes quilombolas, buscando romper com modelos educacionais reprodutivistas pautados na manutenção das desigualdades sociais e raciais, com ênfase nas escolas inseridas no contexto EEQ. Como produto educacional, esta pesquisa apresenta um “Guia de implementação das Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Escolar Quilombola da Educação Básica”, mostrando o caminho e a estrutura, os benefícios e os desafios dessa política pública para estudantes e comunidades quilombolas, localizadas em Piripiri-PI ou em qualquer município/estado brasileiro.
Abstract: This research aims to reflect on the social role of the school within the context of Quilombola School Education (a teaching modality that serves students both within and outside quilombola communities), going beyond traditional teaching approaches. Grounded in the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, the study considers the realities of curriculum development and pedagogical practices as tools to integrate universal knowledge and the cultural practices of quilombola communities. It emphasizes the importance of valuing and strengthening the identity processes of these population groups, fostering an anti-racist and emancipatory education. Conducted within the research line "Historical Knowledge in the School Space" of the ProfHistória master's program, the study's main objective is to investigate the role of quilombola school education in the practices of a regular municipal school—Luíz de Sousa Cavalcante School, located in Piripiri-PI—which serves students from quilombola communities. The study seeks to identify the specific challenges faced in the teaching and learning process within this context. Methodologically, a qualitative empirical approach was adopted, using Bardin’s (2011) content analysis as the technical procedure, allowing for a deeper understanding of the phenomena studied. The relevance of this research lies in promoting greater awareness of the need to adapt curricula and pedagogical practices to the cultural and social diversity of quilombola students, aiming to break away from reproductive educational models that uphold social and racial inequalities, especially in schools within the Quilombola School Education (QSE) context. As an educational product, this research presents a “Guide for the Implementation of the Municipal Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education,” outlining the structure, benefits, and challenges of this public policy for students and quilombola communities in Piripiri-PI and potentially in other municipalities or states across Brazil.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola
Saberes Históricos
Comunidades Quilombolas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: SILVA, Maria Vanúsia Quaresma. Educação escolar quilombola em questão: vivências na Escola Municipal Luiz de Sousa Cavalcante no município de Piripiri-PI. 2025. 262 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2274
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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