| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2308| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Modelos didáticos e sua aplicabilidade no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica |
| Autor: | Medina, Thaís Nayra Alves ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva, Maria Pessoa da |
| Primeiro membro da banca: | Coutinho, Maria Beatriz Dias |
| Segundo membro da banca: | Lima, Adriana de Sousa |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Kelly Polyana Pereira dos |
| Resumo: | Os modelos didáticos devem ter um espaço nas práticas pedagógicas dos professores como um recurso auxiliar, sendo uma estratégia de conciliação do ensino e aprendizado de conteúdos desenvolvendo aspectos científicos e cognitivos. Com isso, tem-se como objetivo conhecer as principais abordagens, conteúdos trabalhados, práticas pedagógicas, resultados e desafios encontrados na literatura no uso de modelos didáticos de ciências e biologia. Uma pesquisa bibliográfica com artigos encontrados no google acadêmico e na plataforma periódicos da Capes no período de 2018 a 2022. Os artigos precisavam conter o termo “modelo didático” ou estarem relacionados. Onde as práticas pedagógicas mais presentes são o trabalho em grupo, aluno como protagonista e facilidade de aprendizagem e o público-alvo, ensino médio e o ensino fundamental maior. |
| Abstract: | Os modelos didáticos devem ter um espaço nas práticas pedagógicas dos professores como um recurso auxiliar, sendo uma estratégia de conciliação do ensino e aprendizado de conteúdos desenvolvendo aspectos científicos e cognitivos. Com isso, tem-se como objetivo conhecer as principais abordagens, conteúdos trabalhados, práticas pedagógicas, resultados e desafios encontrados na literatura no uso de modelos didáticos de ciências e biologia. Uma pesquisa bibliográfica com artigos encontrados no google acadêmico e na plataforma periódicos da Capes no período de 2018 a 2022. Os artigos precisavam conter o termo “modelo didático” ou estarem relacionados. Onde as práticas pedagógicas mais presentes são o trabalho em grupo, aluno como protagonista e facilidade de aprendizagem e o público-alvo, ensino médio e o ensino fundamental maior. |
| Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas Ensino Aprendizagem Modelos Representativos Docente |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
| Citação: | MEDINA, Thaís Nayra Alves. Modelos didáticos e sua aplicabilidade no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica. 2024. 34 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2308 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

