Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2308
Tipo do documento: Monografia
Título: Modelos didáticos e sua aplicabilidade no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
Autor: Medina, Thaís Nayra Alves 
Primeiro orientador: Silva, Maria Pessoa da
Primeiro membro da banca: Coutinho, Maria Beatriz Dias
Segundo membro da banca: Lima, Adriana de Sousa
Terceiro membro da banca: Santos, Kelly Polyana Pereira dos
Resumo: Os modelos didáticos devem ter um espaço nas práticas pedagógicas dos professores como um recurso auxiliar, sendo uma estratégia de conciliação do ensino e aprendizado de conteúdos desenvolvendo aspectos científicos e cognitivos. Com isso, tem-se como objetivo conhecer as principais abordagens, conteúdos trabalhados, práticas pedagógicas, resultados e desafios encontrados na literatura no uso de modelos didáticos de ciências e biologia. Uma pesquisa bibliográfica com artigos encontrados no google acadêmico e na plataforma periódicos da Capes no período de 2018 a 2022. Os artigos precisavam conter o termo “modelo didático” ou estarem relacionados. Onde as práticas pedagógicas mais presentes são o trabalho em grupo, aluno como protagonista e facilidade de aprendizagem e o público-alvo, ensino médio e o ensino fundamental maior.
Abstract: Os modelos didáticos devem ter um espaço nas práticas pedagógicas dos professores como um recurso auxiliar, sendo uma estratégia de conciliação do ensino e aprendizado de conteúdos desenvolvendo aspectos científicos e cognitivos. Com isso, tem-se como objetivo conhecer as principais abordagens, conteúdos trabalhados, práticas pedagógicas, resultados e desafios encontrados na literatura no uso de modelos didáticos de ciências e biologia. Uma pesquisa bibliográfica com artigos encontrados no google acadêmico e na plataforma periódicos da Capes no período de 2018 a 2022. Os artigos precisavam conter o termo “modelo didático” ou estarem relacionados. Onde as práticas pedagógicas mais presentes são o trabalho em grupo, aluno como protagonista e facilidade de aprendizagem e o público-alvo, ensino médio e o ensino fundamental maior.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Ensino Aprendizagem
Modelos Representativos
Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MEDINA, Thaís Nayra Alves. Modelos didáticos e sua aplicabilidade no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica. 2024. 34 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2308
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.