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Tipo do documento: Monografia
Título: Inclusão escolar no município de Campo Maior - PI: um olhar para a acessibilidade arquitetônica
Autor: Moreira, Ezequiel Rodrigues
Primeiro orientador: Franco, Telma Cristina Ribeiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as condições de acessibilidade arquitetônica das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) da rede pública municipal de Campo Maior-PI. Para alcançar este objetivo, foram elaborados objetivos específicos que são, analisar as leis que garantem a acessibilidade arquitetônica no ambiente escolar, examinar a adequação da estrutura básica das escolas às normas de acessibilidade e identificar os principais desafios para a inclusão escolar no que tange à infraestrutura escolar. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Como metodologia para a coleta de dados, empregou-se a realização de pesquisa de campo, por meio de observação sistemática e realização de entrevista semiestruturada com os diretores de três escolas de ensino fundamental da rede municipal, com a oferta das séries iniciais. O trabalho foi construído com base nos autores Bardin (2016), Figueira (2021), Lima (2023), Mazzotta (2011), Mendes (2009), Minayo (2001), Sassaki (2009), dentre outros, e documentos legais, como a Lei 13.145/2015. Os resultados apontam para existência de barreiras arquitetônicas que tem dificultado o acesso de alunos com baixa mobilidade aos espaços escolares; mostram, também, que a acessibilidade não tem sido priorizada nas reformas estruturais promovidas nas escolas. Desse modo, conclui-se que a legislação que garante a acessibilidade no ambiente escolar não está sendo cumprida no município de Campo Maior-PI.
Abstract: This study aims to investigate the conditions of architectural accessibility in elementary schools (early grades) within the municipal public network of Campo Maior, Piauí. To achieve this objective, specific goals were established: to analyze the laws that guarantee architectural accessibility in the school environment, to assess the adequacy of the schools’ basic infrastructure according to accessibility standards, and to identify the main challenges for school inclusion regarding school infrastructure. The study adopted a qualitative, descriptive approach. For data collection, field research was conducted through systematic observation and semi-structured interviews with the principals of three municipal elementary schools offering early grades. The work was based on authors such as Bardin (2016), Figueira (2021), Lima (2023), Mazzotta (2011), Mendes (2009), Minayo (2001), Sassaki (2009), among others, as well as legal documents such as Law 13,145/2015. The results indicate the presence of architectural barriers that hinder the access of students with limited mobility to school spaces; they also show that accessibility has not been prioritized in the structural renovations carried out in the schools. Thus, it is concluded that the legislation guaranteeing accessibility in the school environment is not being fully complied with in the municipality of Campo Maior, Piauí.
Palavras-chave: Educação
Acessibilidade Arquitetônica
Inclusão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: MOREIRA, Ezequiel Rodrigues. Inclusão escolar no município de Campo Maior- PI: um olhar para a acessibilidade arquitetônica. 2025. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2322
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

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