Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Patrícia Silva-
dc.contributor.advisor1Mendes, Maura Rejane de Araújo-
dc.contributor.referee1Mendes, Maura Rejane de Araújo-
dc.contributor.referee3Santos Filho, Francisco Soares-
dc.contributor.referee4Araújo, Josiane Silva-
dc.date.accessioned2020-02-17T14:27:27Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Patrícia Silva. Estudo da flora nativa como ferramenta didática no ensino de botânica no município de Esperantina-PI. 2019. 109 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/233-
dc.description.resumoPercebe-se entre os estudantes certo desinteresse pela Botânica, que pode ser causado pela “cegueira botânica”, que é definida como a dificuldade de perceber as plantas ao redor, e pelo distanciamento entre o que é ensinado e o cotidiano dos mesmos. O próprio livro didático explora muitas vezes plantas exóticas, enquanto deixa de lado as plantas nativas da região, não valorizando os ecossistemas locais. Tais fatores associados a outros, como nomenclatura difícil, poucas aulas práticas, causam desinteresse para o estudo das plantas. Este trabalho buscou analisar, se o estudo da flora nativa da região em que a comunidade escolar está inserida, pode ser utilizada como ferramenta didática eficiente, que desperte o interesse do estudante pelo estudo da Botânica A pesquisa foi realizada com 84 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, divididos em dois grupos, denominados grupo experimental e grupo controle, além da participação de 03 professores de Biologia de uma escola localizada no município de Esperantina-PI. Para tal, buscou-se na literatura estudos sobre a vegetação do município de Esperantina, pesquisando quais espécies eram pertencentes a flora nativa da região, e assim elaborar estratégias que associassem essas plantas e temas de estudo da Botânica. Aplicou-se questionários aos dois grupos, afim buscar informações sobre conhecimentos prévios acerca da Botânica, dificuldades na aprendizagem, conhecimento a respeito da flora nativa da região e sua utilização pelo homem. Em seguida, outro questionário foi aplicado ao grupo experimental para verificar se os objetivos foram alcançados, bem como a opinião sobre as atividades. Com relação aos professores, foram entrevistados a respeito das metodologias aplicadas no ensino de Botânica e suas dificuldades. Foram executadas diversas estratégias que exploravam a flora nativa do município, tais como: aulas práticas com coletas de plantas, como aula de campo no entorno da escola e ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, além de atividades lúdicas como desenhos, jogos didáticos, confecção de modelos, que exploravam vários aspectos da Botânica. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto a realização dessas atividades que envolviam o estudo da flora nativa, pois demonstrou–se por análises estatísticas, que houve significância em alguns aspectos observados, por exemplo, aumentou o interesse pela Botânica, os estudantes afirmaram que passaram a conhecer mais os temas da Botânica de forma geral, além de afirmarem ter mais conhecimentos sobre as plantas nativas da região.por
dc.description.abstractIt is perceived among students a lack of interest in Botany, which can be caused by the "botanical blindness", which is defined as the difficulty to perceive the plants around, and the distance between what is taught and their daily life. The textbook itself often explores exotic plants, while neglecting native plants in the region, not valuing local ecosystems. Such factors associated with others, such as difficult nomenclature, few practical classes, cause disinterest in the study of plants. This study aimed to analyze, if the study of native flora of the region where the school community is inserted, can be used as an efficient didactic tool, which arouses the student interest in the study of Botany. High School, divided into two groups, called experimental group and control group, and the participation of 03 biology teachers from a school located in the municipality of Esperantina-PI. To this end, we searched in the literature studies on the vegetation of the municipality of Esperantina, researching which species belonged to the native flora of the region, and thus elaborate strategies that associate these plants and themes of study of Botany. Questionnaires were applied to both groups in order to seek information about previous knowledge about botany, learning difficulties, knowledge about the native flora of the region and its use by man. Then, another questionnaire was applied to the experimental group to verify if the objectives were achieved, as well as the opinion about the activities. Regarding teachers, they were interviewed about the methodologies applied in the teaching of Botany and their difficulties. Several strategies were explored that explored the native flora of the municipality, such as: practical classes with plant collections, such as field classes around the school and the Cachoeira do Urubu Ecological Park, besides playful activities such as drawings, didactic games, making models, which explored various aspects of Botany. The results obtained were satisfactory as to the accomplishment of these activities that involved the study of the native flora, because it was demonstrated by statistical analyzes, that there was significance in some observed aspects, for example, the interest in Botany increased, the students stated that they came to know more the themes of Botany in general, and claim to have more knowledge about the native plants of the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-02-17T14:27:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PATRÍCIA SILVA CARVALHO.pdf: 1408405 bytes, checksum: e43f52af33fe072821313982a1055505 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T14:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PATRÍCIA SILVA CARVALHO.pdf: 1408405 bytes, checksum: e43f52af33fe072821313982a1055505 (MD5) Previous issue date: 2019-07-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVegetação do Piauípor
dc.subjectEstratégias Didáticaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectBiologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleEstudo da flora nativa como ferramenta didática no ensino de botânica no município de Esperantina-PIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação198,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons