| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2362Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Sâmya Gomes Marinho de | - |
| dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=924731D00BBAD8E3B27848A0D453D92E# | por |
| dc.contributor.advisor1 | Botton, Fernando Bagiotto | - |
| dc.contributor.referee1 | Vázquez, Georgiane Garabely Heil | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Fernanda Cássia dos | - |
| dc.contributor.referee3 | Marinho, Joseanne Zingleara Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-22T15:46:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sâmya Gomes Marinho de. Quebrando o silêncio: uma proposta curricular de enfrentamento às violências contra as mulheres para o ensino de história do novo ensino médio do Ceará. 2025. 196 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2362 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho busca compartilhar uma proposta de disciplina eletiva para o Novo Ensino Médio do estado do Ceará, concebida como ferramenta pedagógica e meio didático eficaz de reflexão e combate às violências contra as mulheres, recorrendo ao ensino de História. Diante dos alarmantes índices de violência de gênero no Brasil – com destaque para o Ceará, que registra números históricos preocupantes, a iniciativa propõe desnaturalizar esse fenômeno ao situá-lo em perspectivas históricas, sociais e culturais. Para isso, articula discussões sobre a formação do Brasil e do Ceará, o protagonismo das mulheres como sujeitos históricos e as estruturas de poder que perpetuam as violências contra as mulheres. O convite ao desafio dirige-se a professoras(es) e agentes da educação: repensar suas práticas pedagógicas, cotidianas educacionais e militantes, transformando a sala de aula em espaço de diálogo crítico. A disciplina configura-se como um currículo diversificado, que reconhece a História Escolar não apenas como transmissão de conteúdos, mas como arena para problematizar as violências historicamente enraizadas contra as mulheres. Como produto educacional, foi elaborado um manual didático para professores de História interessados no ensino voltado à temática, contendo: ementa, sequências didáticas, atividades, fontes históricas, indicações de filmes, vídeos, músicas e jogos, além de bibliografia complementar para uso e adaptação de acordo com as aspirações do(a) professor(a) em sala de aula. | por |
| dc.description.abstract | This paper aims to share a proposal for an elective subject for the New High School of the state of Ceará, conceived as a pedagogical tool and an effective didactic means of reflecting on and combating violence against women through the teaching of History. Given the alarming rates of gender violence in Brazil - especially in Ceará, which records worrying historical figures -, the initiative proposes to denaturalize this phenomenon by situating it in historical, social and cultural perspectives. To this end, it articulates discussions on the formation of Brazil and Ceará, the protagonism of women as historical subjects and the power structures that perpetuate violence against women. The invitation to the challenge is addressed to teachers and education agents: to rethink their pedagogical practices, daily educational and activist practices, transforming the classroom into a space for critical dialogue. The subject is configured as a diversified curriculum, which recognizes School History not only as a transmission of content, but as an arena to problematize historically rooted violence against women. As an educational product, a teaching manual was prepared for History teachers interested in teaching on the subject, containing: syllabus, teaching sequences, activities, historical sources, recommendations for films, videos, music and games, as well as complementary bibliography for use and adaptation according to the teacher's aspirations in the classroom. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Sâmya Oliveira (sgmarinhodeo@aluno.uespi.br) on 2025-07-22T15:03:41Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 49713439 bytes, checksum: 398906f335379c99ba5579676ce9bd6a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO - REPERTORIA.pdf: 191432 bytes, checksum: 74b9b2c9a0de902345ee5ab3d622bb68 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-22T15:46:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 49713439 bytes, checksum: 398906f335379c99ba5579676ce9bd6a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO - REPERTORIA.pdf: 191432 bytes, checksum: 74b9b2c9a0de902345ee5ab3d622bb68 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-22T15:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 49713439 bytes, checksum: 398906f335379c99ba5579676ce9bd6a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO - REPERTORIA.pdf: 191432 bytes, checksum: 74b9b2c9a0de902345ee5ab3d622bb68 (MD5) Previous issue date: 2025-05-28 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Violência Contra as Mulheres | por |
| dc.subject | Ensino de História | por |
| dc.subject | Ceará | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::CURRICULO | por |
| dc.title | Quebrando o silêncio: uma proposta curricular de enfrentamento às violências contra as mulheres para o ensino de história do novo ensino médio do Ceará | por |
| dc.title.alternative | Breaking the silence: a curricular proposal to combat violence against women for the Teaching of History in the New High School of Ceará | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 48,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
