Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2362
Tipo do documento: Dissertação
Título: Quebrando o silêncio: uma proposta curricular de enfrentamento às violências contra as mulheres para o ensino de história do novo ensino médio do Ceará
Título(s) alternativo(s): Breaking the silence: a curricular proposal to combat violence against women for the Teaching of History in the New High School of Ceará
Autor: Oliveira, Sâmya Gomes Marinho de 
Primeiro orientador: Botton, Fernando Bagiotto
Primeiro membro da banca: Vázquez, Georgiane Garabely Heil
Segundo membro da banca: Santos, Fernanda Cássia dos
Terceiro membro da banca: Marinho, Joseanne Zingleara Soares
Resumo: O presente trabalho busca compartilhar uma proposta de disciplina eletiva para o Novo Ensino Médio do estado do Ceará, concebida como ferramenta pedagógica e meio didático eficaz de reflexão e combate às violências contra as mulheres, recorrendo ao ensino de História. Diante dos alarmantes índices de violência de gênero no Brasil – com destaque para o Ceará, que registra números históricos preocupantes, a iniciativa propõe desnaturalizar esse fenômeno ao situá-lo em perspectivas históricas, sociais e culturais. Para isso, articula discussões sobre a formação do Brasil e do Ceará, o protagonismo das mulheres como sujeitos históricos e as estruturas de poder que perpetuam as violências contra as mulheres. O convite ao desafio dirige-se a professoras(es) e agentes da educação: repensar suas práticas pedagógicas, cotidianas educacionais e militantes, transformando a sala de aula em espaço de diálogo crítico. A disciplina configura-se como um currículo diversificado, que reconhece a História Escolar não apenas como transmissão de conteúdos, mas como arena para problematizar as violências historicamente enraizadas contra as mulheres. Como produto educacional, foi elaborado um manual didático para professores de História interessados no ensino voltado à temática, contendo: ementa, sequências didáticas, atividades, fontes históricas, indicações de filmes, vídeos, músicas e jogos, além de bibliografia complementar para uso e adaptação de acordo com as aspirações do(a) professor(a) em sala de aula.
Abstract: This paper aims to share a proposal for an elective subject for the New High School of the state of Ceará, conceived as a pedagogical tool and an effective didactic means of reflecting on and combating violence against women through the teaching of History. Given the alarming rates of gender violence in Brazil - especially in Ceará, which records worrying historical figures -, the initiative proposes to denaturalize this phenomenon by situating it in historical, social and cultural perspectives. To this end, it articulates discussions on the formation of Brazil and Ceará, the protagonism of women as historical subjects and the power structures that perpetuate violence against women. The invitation to the challenge is addressed to teachers and education agents: to rethink their pedagogical practices, daily educational and activist practices, transforming the classroom into a space for critical dialogue. The subject is configured as a diversified curriculum, which recognizes School History not only as a transmission of content, but as an arena to problematize historically rooted violence against women. As an educational product, a teaching manual was prepared for History teachers interested in teaching on the subject, containing: syllabus, teaching sequences, activities, historical sources, recommendations for films, videos, music and games, as well as complementary bibliography for use and adaptation according to the teacher's aspirations in the classroom.
Palavras-chave: Violência Contra as Mulheres
Ensino de História
Ceará
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: OLIVEIRA, Sâmya Gomes Marinho de. Quebrando o silêncio: uma proposta curricular de enfrentamento às violências contra as mulheres para o ensino de história do novo ensino médio do Ceará. 2025. 196 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2362
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf48,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.