| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2371| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Tecnologia assistiva: o uso nas salas de recursos multifuncionais em escolas municipais de Campo Maior-Pi |
| Autor: | Martins, Neimara Marques ![]() |
| Primeiro orientador: | Alencar, Maria de Jesus Queiroz |
| Primeiro membro da banca: | Lima, Patricia Marques de França |
| Segundo membro da banca: | Silva, Cleudia Maria Ferreira |
| Resumo: | A Educação é um direito de todos e, nessa totalidade incluem-se as pessoas que possuem alguma habilidade funcional deficitária de forma transitória ou permanente. A Tecnologia Assistiva surge com a proposta de trabalhar as habilidades remanescentes, visando proporcionar maior independência, qualidade de vida, inclusão social e escolar. A temática deste trabalho é Tecnologia Assistiva: o uso nas Salas de Recursos Multifuncionais em escolas municipais de Campo Maior - PI; tem por objetivo geral analisar o uso da Tecnologia Assistiva em escolas da rede municipal da cidade de Campo Maior-PI, e de forma específica: averiguar a aplicação dos recursos de alta e baixa tecnologia; compreender as dificuldades de acesso e utilização da Tecnologia Assistiva; investigar a ação pedagógica do professor no trabalho com Tecnologia Assistiva. A metodologia adota a abordagem qualitativa de cunho exploratória/descritiva, com investigação no campo, que usa como método para o tratamento e interpretação dos dados a análise de conteúdo. O cenário da pesquisa foram duas escolas da rede Municipal de Campo Maior. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi estruturadas e observações. Os participantes foram professores que atuavam na sala regular e na Sala de Recurso Multifuncional. A pesquisa possui como aporte teórico Galvão Filho (2009), Bersch (2008), considerados referência na área de Tecnologia Assistiva em território brasileiro, acrescenta-se Bardin (1977) e Gil (2002) como base do caminho metodológico. Diante dos objetivos, os seguintes resultados foram obtidos, ao averiguar a aplicação dos recursos de Tecnologia Assistiva, de baixa e alta tecnologia, a pesquisa aponta como principais causas da não aplicação desses recursos e serviços, múltiplos fatores.Conclui-se que o acesso e a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva não ocorrem de maneira concreta na realidade educacional, as formações incipientes para os profissionais do público alvo da Educação Especial contribuem para o desconhecimento na área em relação ao trabalho pedagógico torna-se evidente o desconhecimento de recursos de Tecnologia Assistiva, portanto, a Tecnologia Assistiva precisa ser trabalhada de forma ativa, necessita de maior propagação para torna-se efetivada dentro da educação, por fim, destaca se que ocorra implementação de recursos dentro da Sala Multifuncional, assim como investimento nas formações dos profissionais. |
| Abstract: | Education is a right for everyone and this includes people who have some functional ability that is temporarily or permanently deficient.Assistive Technology arises with the proposal to work on remaining skills in order to provide greater independence, quality of life and social and school inclusion.The theme of this work is Assistive Technology: use in Multifunctional Resource Rooms in municipal schools in Campo Maior - PI. Its general objective is to analyze the use of Assistive Technology in schools in the municipal network of the city of Campo Maior-PI, and specifically: to investigate the application of high and low technology resources; understand the difficulties in accessing and using Assistive Technology; investigate the teacher's pedagogical action when working with Assistive Technology.The methodology adopts a qualitative approach of an exploratory/descriptive nature with research in the field that uses content analysis as a method for processing and interpreting data.The research setting was two schools in the Municipal network of Campo Maior. Data were obtained through semi-structured interviews and observations. The participants were teachers who worked in the regular classroom and the Multifunctional Resource Room.The research has as its theoretical contribution Galvão Filho (2009), Bersch (2008), considered a reference in the area of Assistive Technology in Brazilian territory, and Bardin (1977) and Gil (2002) are added as the basis of the methodological path.In view of the objectives, the following results were obtained, when investigating the application of low and high technology Assistive Technology resources.The research points to multiple factors as the main causes of non-application of these resources and services.It is concluded that access and use of Assistive Technology resources do not occur concretely in the educational reality.Incipient training for professionals in the Special Education target audience contributes to the lack of knowledge in the area. In relation to pedagogical work, the lack of knowledge of Assistive Technology resources becomes evident. Therefore, Assistive Technology needs to be actively worked on and needs greater dissemination to become effective within education. Finally, it is important to highlight the implementation of resources within the Multifunctional Room as well as investment in professional training. |
| Palavras-chave: | Educação Especial Tecnologia Assistiva Salas de Recursos Multifuncionais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | MARTINS, Neimara Marques. Tecnologia assistiva: o uso nas salas de recursos multifuncionais em escolas municipais de Campo Maior- Pi. 2024.70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024 |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2371 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

