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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2407
Tipo do documento: Monografia
Título: História na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcher
Autor: Sousa, Ana Caroline Carvalho de
Primeiro orientador: Mendes, Napoleão Marcos de Moura
Primeiro membro da banca: Gentil, Mônica
Segundo membro da banca: Carvalho, Leonardo
Resumo: Este trabalho explora a relação entre história e literatura, tomando como objeto de análise a obra distópica Questão de Classe, de Cristina Dalcher. A pesquisa aborda especulação sobre o ressurgimento de teses eugenistas na contemporaneidade e a segregação de grupos humanos, estabelecendo paralelos com as práticas nazistas que precederam o Holocausto e a Eugenia praticada no mundo todo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória, na qual procurou-se estabelecer conexões entre história e literatura, narrativa ficcional e contemporaneidade. Fundamentado em autores como Julio Bentivoglio (2019), Amanda Berchez (2020) e Marc Bloch (2001), dentre outros. Este estudo compreende que as narrativas de ficção distópica, em livros e filmes é uma poderosa ferramenta para a história, gerando conhecimento e provocando reflexão, cumprindo o propósito de mostrar como essas narrativas servem como alertas cruciais para entender movimentos de extrema-direita no tempo presente, evidenciando que a literatura nos permite revisitar e aprender com o passado para que erros históricos não se repitam na atualidade.
Abstract: This paper explores the relationship between history and literature, taking as its object of analysis the dystopian work Class Matters by Cristina Dalcher. The research addresses speculation about the resurgence of eugenics theories in contemporary times and the segregation of human groups, establishing parallels with the Nazi practices that preceded the Holocaust and Eugenics practiced throughout the world. An exploratory qualitative bibliographical research was carried out, in which we sought to establish connections between history and literature, fictional narrative and contemporaneity. Based on authors such as Julio Bentivoglio (2019), Amanda Berchez (2020) and Marc Bloch (2001), among others, this study understands that dystopian fiction narratives, in books and films, are a powerful tool for history, generating knowledge and provoking reflection, fulfilling the purpose of showing how these narratives serve as crucial warnings to understand far-right movements in the present time, evidencing that literature allows us to revisit and learn from the past so that historical mistakes are not repeated in the present day.
Palavras-chave: História
Literatura Distópica
Eugenia
Contemporaneidade
Área(s) do CNPq: HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: SOUSA, Ana Caroline Carvalho de. História na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcher.. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2407
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

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