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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2407| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | História na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcher |
| Autor: | Sousa, Ana Caroline Carvalho de |
| Primeiro orientador: | Mendes, Napoleão Marcos de Moura |
| Primeiro membro da banca: | Gentil, Mônica |
| Segundo membro da banca: | Carvalho, Leonardo |
| Resumo: | Este trabalho explora a relação entre história e literatura, tomando como objeto de análise a obra distópica Questão de Classe, de Cristina Dalcher. A pesquisa aborda especulação sobre o ressurgimento de teses eugenistas na contemporaneidade e a segregação de grupos humanos, estabelecendo paralelos com as práticas nazistas que precederam o Holocausto e a Eugenia praticada no mundo todo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória, na qual procurou-se estabelecer conexões entre história e literatura, narrativa ficcional e contemporaneidade. Fundamentado em autores como Julio Bentivoglio (2019), Amanda Berchez (2020) e Marc Bloch (2001), dentre outros. Este estudo compreende que as narrativas de ficção distópica, em livros e filmes é uma poderosa ferramenta para a história, gerando conhecimento e provocando reflexão, cumprindo o propósito de mostrar como essas narrativas servem como alertas cruciais para entender movimentos de extrema-direita no tempo presente, evidenciando que a literatura nos permite revisitar e aprender com o passado para que erros históricos não se repitam na atualidade. |
| Abstract: | This paper explores the relationship between history and literature, taking as its object of analysis the dystopian work Class Matters by Cristina Dalcher. The research addresses speculation about the resurgence of eugenics theories in contemporary times and the segregation of human groups, establishing parallels with the Nazi practices that preceded the Holocaust and Eugenics practiced throughout the world. An exploratory qualitative bibliographical research was carried out, in which we sought to establish connections between history and literature, fictional narrative and contemporaneity. Based on authors such as Julio Bentivoglio (2019), Amanda Berchez (2020) and Marc Bloch (2001), among others, this study understands that dystopian fiction narratives, in books and films, are a powerful tool for history, generating knowledge and provoking reflection, fulfilling the purpose of showing how these narratives serve as crucial warnings to understand far-right movements in the present time, evidencing that literature allows us to revisit and learn from the past so that historical mistakes are not repeated in the present day. |
| Palavras-chave: | História Literatura Distópica Eugenia Contemporaneidade |
| Área(s) do CNPq: | HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | SOUSA, Ana Caroline Carvalho de. História na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcher.. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2407 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
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