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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conceitos e tipologias da intertextualidade em portais web educativos com temática de ensino de língua portuguesa
Autor: Soares, Mirna Bispo Viana
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Resumo: Os portais web educativos consistem em importantes meios de propagação de múltiplos e variados conhecimentos, entre os quais, o tema Intertextualidade imprescindível aos processos de ensino-aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. Diante dessa situação, chamou-nos atenção à maneira com que os portais educacionais tratam o tema em questão no que tange aos conceitos e tipologias intertextuais. Assim, esta dissertação teve como objetivo geral investigar a intertextualidade explicada nesses recursos digitais e, para tanto, delimitamos como objetivos específicos: verificar as explicações dos conceitos e tipologias/categorias da intertextualidade, abordados didaticamente através de exemplares de textos/gêneros expostos nos portais web educativos; analisar os conceitos e tipologias da intertextualidade nos portais com base no aporte teórico da LT e Teoria dos gêneros à luz dos postulados de Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Bazerman (2006, 2011), Koch, Bentes e Cavalcante (2012). Metodologicamente, esta pesquisa foi caracterizada como qualitativa através da interpretação e análise dos dados. O corpus se constituiu em figuras de três portais educativos distintos, mundoeducação.com, português.com e brasilescola.com. As análises realizadas revelaram que os conceitos de intertextualidade nos portais web educativos distanciam-se da proposta teórica da LT, no qual cada portal traz conceitos distintos e confusos baseados no senso comum, por isso, firmamos o entendimento de que o conceito deve abranger os aspectos textuais, discursivos e genéricos interdisciplinarmente. Observamos que os exemplares de textos e gêneros expostos nos portais são predominantemente literários, sendo que a LT fundamenta seus postulados nas análises de textos diversificados (verbais, não verbais e/ou mistos). Verificamos, também, que as tipologias intertextuais dispostas nos portais educativos se repetem e restringem-se às intertextualidades explícitas e implícitas da categoria stricto sensu de Koch, Bentes e Cavalcante (2012). Em decorrência disso, ampliamos as análises dos textos ao relacionarmos as propostas dessas autoras com as tipologias de Bazerman (2011). Portanto, demonstramos que é possível investigarmos os conceitos e tipologias da intertextualidade, aproximando teorias que se auxiliam nos processos de análises das relações intertextuais.
Abstract: The educative web portals consist of important means of propagating multiple and varied knowledge, including the theme Intertextuality, that is essential to the teaching-learning processes in Portuguese language discipline. In light of this situation, our attention was drawn to the way in which educational portals deal with the topic in question, in terms of intertextual concepts and typologies. Therefore, this dissertation had as its general objective to investigate the intertextuality explained in these digital resources, and for that, we delimited as specific objectives: to verify the explanations of the concepts and typologies / categories of intertextuality, approached didactically through samples of texts / genres exposed on the educative web portals; to analyze intertextuality's concepts and typologies on the portals based on the theoretical contribution of the Text Linguistics and Theory of genres, in the light of the postulates of Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Bazerman (2006, 2011), Koch, Bentes and Cavalcante (2012 ). Methodologically, this research was characterized as qualitative through the interpretation and analysis of the data. The corpus has been consisted of figures from three different educative portals, Mundoeducação.com, Português.com and Brasilescola.com. The performed analyzes revealed that the intertextuality’s concepts on the educative web portals are distant from the theoretical proposal of the Text Linguistics, in which each portal brings different and confusing concepts based on common sense, therefore, we establish the understanding that the concept must cover the textual, discursive and generic aspects interdisciplinarly. We observed that the samples of texts and genres displayed on the portals are predominantly literary, being that the Text Linguistics bases its postulates on the analysis of diversified texts (verbal, non-verbal and / or mixed). We also verify that the intertextual typologies displayed in the educative portals are repeated and restrict themselves to the explicit and implicit intertextualities of the stricto sensu category by Koch, Bentes and Cavalcante (2012). Due to that, we expanded the analysis by relating the proposals of these authors to the typologies of Bazerman (2011). Thus, we demonstrate that it is possible to investigate the concepts and typologies of intertextuality by approaching theories that help each other in the analysis processes of intertextual relations.
Palavras-chave: Intertextualidade
Portais Web Educativos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOARES, Mirna Bispo Viana. Conceitos e tipologias da intertextualidade em portais web educativos com temática de ensino de língua portuguesa. 2020. 107 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/246
Data de defesa: 6-May-2020
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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