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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo de Recategorização e relações intertextuais na construção de sentidos de memes mistos e imagéticos
Autor: Sousa Sobrinho, Felipe Augusto de
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Resumo: O meio digital está repleto de gêneros que assumem como ponto máximo caracterizador de sua composição um jogo de relações multimodais, como o gênero meme, que constrói os sentidos a partir da relação entre o verbal e o não verbal. Por isso, é preciso analisá-los criticamente, observando como esses elementos são dispostos para o alcance dos objetivos pretendidos. Essa forma de ver o texto é uma tendência muito forte nos estudos atuais da Linguística Textual. Diante disso, trabalhamos com a seguinte problemática: como o fenômeno da recategorização estabelece uma relação com os mecanismos da intertextualidade de forma a contribuir com a construção de sentidos de memes mistos e imagéticos? Dessa forma, o nosso objetivo se volta para investigar a relação entre a recategorização e os mecanismos de intertextualidade na construção de sentidos de memes mistos e imagéticos sobre temáticas políticas. Trabalhamos com a hipótese de que a recategorização, encontrada em memes mistos e imagéticos, além de reconstruir o referente apresentado, poderá estabelecer uma relação intertextual a partir dos mecanismos de intertextualidade, sendo responsável por estabelecer a ironia, o humor e/ou o sarcasmo presentes nesse gênero. A partir dos estudos pioneiros de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), novas perspectivas surgiram, apresentando outros posicionamentos em torno do fenômeno, como o aspecto cognitivo a partir de Lima (2003; 2009), considerando que a recategorização pode, ou não, manifestar-se por meio de expressões referenciais; e a relação entre o fenômeno da recategorização e a multimodalidade sob o olhar de Custódio Filho (2011), Cavalcante e Lima (2015) e Lima (2017). Além disso, para apresentarmos as discussões a respeito do fenômeno da intertextualidade, tomamos como base Piègay-Gros (1996) e Koch, Bentes e Cavalcante (2012). A pesquisa é bibliográfica, de cunho exploratório e descritivo e tem uma abordagem de natureza qualitativa. Coletamos vinte e sete exemplares de memes com temáticas políticas. Selecionamos e analisamos dez e utilizamos uma amostra de cinco memes, sendo 4 (quatro) mistos e 1 (um) imagético, observando nestes os referentes recategorizados e marcas de intertextualidade, traçando uma relação entre os dois fenômenos. Os resultados das análises apontaram para a confirmação da hipótese formulada, considerando que o fenômeno da recategorização pode efetivar mais de uma relação no texto, apresentando novas informações acerca do referente e estabelecendo relações intertextuais em textos com mais de uma modalidade, contribuindo para a construção de sentidos, ampliando, dessa forma, a nossa visão acerca de tais fenômenos.
Abstract: The digital environment is full of genres that take as a maximum characteristic point of its composition a game of multimodal relations, such as the meme genre, which builds the senses from the relationship between verbal and non-verbal. Therefore, it is necessary to analyze them critically, observing how these elements are arranged to achieve the intended goals. This way of viewing the text is a very strong trend in current Textual Linguistics’ studies. Therefore, we work with the following problem: how does the recategorization phenomenon establish a relationship with the mechanisms of intertextuality in order to contribute to the construction of meanings in mixed and imagery memes? Therefore, our goal is to investigate the relationship between the mechanisms of recategorization and intertextuality in the construction of meanings of ten mixed and imagery memes on political themes. We work with the hypothesis that the recategorization, found in mixed and imagery memes, in addition to reconstructing the referent presented, may establish an intertextual relationship based on the intertextuality mechanisms, being responsible for establishing the irony, humor and / or sarcasm present in this genre. From the pioneering studies of Apothéloz and Reichler-Béguelin (1995), new perspectives emerged, presenting other positions around the phenomenon, such as the cognitive aspect from Lima (2003; 2009), considering that the recategorization may or may not manifest through referential expressions; and the relationship between the recategorization phenomenon and multimodality under the outlook of Custódio Filho (2011), Cavalcante and Lima (2015) and Lima (2017). Besides that, in order to present the discussions about the intertextuality’s phenomenon, we use Piègay-Gros (1996) and Koch, Bentes and Cavalcante (2012) as a basis. The research is bibliographic, exploratory and descriptive and has a qualitative approach. We collected twentyseven copies of memes with political themes. We used a sample of five mixed and imagery memes, observing in these the recategorized referents and marks of intertextuality, tracing a relationship between the two phenomena. The results of the analyzes pointed to the confirmation of the formulated hypothesis, considering that the phenomenon of recategorization can effect more than one relation in the text, presenting new information about the referent and establishing intertextual relations in texts with multiple semiosis, contributing to the construction of meanings, expanding, that way, our view of such phenomena.
Palavras-chave: Intertextualidade
Linguística textual
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piaui
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOUSA SOBRINHO, Felipe Augusto de. Processo de Recategorização e relações intertextuais na construção de sentidos de memes mistos e imagéticos. 2020. 134 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/247
Data de defesa: 5-May-2020
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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