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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Luciano Varela-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Renata Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-08T14:57:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBEZERRA, Luciano Varela. Dança de salão na escola: uma proposta pedagógica.. 2025. 41 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2470-
dc.description.resumoA dança enquanto conteúdo da Educação Física (EF) escolar, deve ser tematizada durante o ensino fundamental anos finais, contextualizando os diversos elementos culturais presentes nesta prática corporal. No entanto, as danças não obtêm o mesmo lugar de destaque que os demais conteúdos nas aulas da Educação Física. O objetivo deste estudo foi analisar a realidade de professores de Educação Física sobre o ensino da dança de salão nas escolas públicas de diferentes estados brasileiros. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, transversal com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados utilizando um questionário disponibilizado por um formulário eletrônico “Google Forms” contendo 15 perguntas objetivas elaboradas pelos próprios pesquisadores. O formulário foi enviado para o e-mail institucional e whattshap dos professores, que tiveram o prazo de 7 dias para respondê-lo. Os resultados demonstraram que 62,3% dos professores afirmaram tematizar o conteúdo dança de salão nas aulas de Educação Física. No entanto, 63,4% responderam não existir material didático pedagógico para o ensino da dança de salão, 48,1% afirmaram que sua formação acadêmica foi deficiente, 65,4% disseram não existir interesse por parte dos estudantes em aprender sobre dança de salão. Apesar disto, verificou-se que a maioria dos professores entrevistados tematizam a dança de salão nas aulas de E.F. escolar, porém as dificuldades referentes à formação acadêmica deficiente, a falta de formação continuada, a carência de material didático e a infraestrutura escolar inadequada, comprometem o desenvolvimento das atividades com dança de salão, prejudicando diretamente o processo de ensino e aprendizagem desta modalidade no contexto escolar.por
dc.description.abstractDance as a content of school Physical Education should be addressed during the final years of elementary school, contextualizing the various cultural elements present in this physical movement practice. However, dance does not have the same prominent place as other physical movement practices. The objective of this study was to investigate the main difficulties of Physical Education teachers regarding the teaching of ballroom dancing in Brazilian public schools. The research carried out was descriptive, cross-sectional, and quantitative. The electronic form “Google Forms” containing 15 objective questions prepared by the researchers themselves was used. As an inclusion criterion, participants had to have at least 6 months of experience in the classroom. The form was sent to the institutional email and WhatsApp of the teachers, who had 7 days to respond. The results showed that 62.3% of the teachers stated that they addressed ballroom dancing content in Physical Education classes. However, 63.4% responded that there was no educational material for teaching ballroom dancing, 48.1% stated that poor academic training, inadequate infrastructure and prejudice make it difficult to teach this modality, while 65.4% said that there was no interest on the part of students in learning about ballroom dancing. This study showed that most of the teachers interviewed address ballroom dancing in school PE classes, but the difficulties related to poor academic training, lack of continuing education, lack of teaching material and inadequate school infrastructure compromise the development of ballroom dancing activities, directly harming the teaching and learning process of this modality in the school context.por
dc.description.provenanceSubmitted by Luciano Bezerra (lucianovarella19@gmail.com) on 2025-08-07T21:49:10Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado.pdf: 721592 bytes, checksum: 78425cf5aab5f88b0aad12f697060f09 (MD5) Termo de Aceite Para Publicação Digital.pdf scaner.pdf: 696629 bytes, checksum: 6fddb54aa9739fcd21f452b49a36dd08 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-08T14:57:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado.pdf: 721592 bytes, checksum: 78425cf5aab5f88b0aad12f697060f09 (MD5) Termo de Aceite Para Publicação Digital.pdf scaner.pdf: 696629 bytes, checksum: 6fddb54aa9739fcd21f452b49a36dd08 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-08T14:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado.pdf: 721592 bytes, checksum: 78425cf5aab5f88b0aad12f697060f09 (MD5) Termo de Aceite Para Publicação Digital.pdf scaner.pdf: 696629 bytes, checksum: 6fddb54aa9739fcd21f452b49a36dd08 (MD5) Previous issue date: 2025-06-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectDança de Salãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleDança de salão na escola: uma proposta pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
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