| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2470| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Dança de salão na escola: uma proposta pedagógica |
| Autor: | Bezerra, Luciano Varela |
| Primeiro orientador: | Pinheiro, Renata Batista dos Santos |
| Resumo: | A dança enquanto conteúdo da Educação Física (EF) escolar, deve ser tematizada durante o ensino fundamental anos finais, contextualizando os diversos elementos culturais presentes nesta prática corporal. No entanto, as danças não obtêm o mesmo lugar de destaque que os demais conteúdos nas aulas da Educação Física. O objetivo deste estudo foi analisar a realidade de professores de Educação Física sobre o ensino da dança de salão nas escolas públicas de diferentes estados brasileiros. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, transversal com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados utilizando um questionário disponibilizado por um formulário eletrônico “Google Forms” contendo 15 perguntas objetivas elaboradas pelos próprios pesquisadores. O formulário foi enviado para o e-mail institucional e whattshap dos professores, que tiveram o prazo de 7 dias para respondê-lo. Os resultados demonstraram que 62,3% dos professores afirmaram tematizar o conteúdo dança de salão nas aulas de Educação Física. No entanto, 63,4% responderam não existir material didático pedagógico para o ensino da dança de salão, 48,1% afirmaram que sua formação acadêmica foi deficiente, 65,4% disseram não existir interesse por parte dos estudantes em aprender sobre dança de salão. Apesar disto, verificou-se que a maioria dos professores entrevistados tematizam a dança de salão nas aulas de E.F. escolar, porém as dificuldades referentes à formação acadêmica deficiente, a falta de formação continuada, a carência de material didático e a infraestrutura escolar inadequada, comprometem o desenvolvimento das atividades com dança de salão, prejudicando diretamente o processo de ensino e aprendizagem desta modalidade no contexto escolar. |
| Abstract: | Dance as a content of school Physical Education should be addressed during the final years of elementary school, contextualizing the various cultural elements present in this physical movement practice. However, dance does not have the same prominent place as other physical movement practices. The objective of this study was to investigate the main difficulties of Physical Education teachers regarding the teaching of ballroom dancing in Brazilian public schools. The research carried out was descriptive, cross-sectional, and quantitative. The electronic form “Google Forms” containing 15 objective questions prepared by the researchers themselves was used. As an inclusion criterion, participants had to have at least 6 months of experience in the classroom. The form was sent to the institutional email and WhatsApp of the teachers, who had 7 days to respond. The results showed that 62.3% of the teachers stated that they addressed ballroom dancing content in Physical Education classes. However, 63.4% responded that there was no educational material for teaching ballroom dancing, 48.1% stated that poor academic training, inadequate infrastructure and prejudice make it difficult to teach this modality, while 65.4% said that there was no interest on the part of students in learning about ballroom dancing. This study showed that most of the teachers interviewed address ballroom dancing in school PE classes, but the difficulties related to poor academic training, lack of continuing education, lack of teaching material and inadequate school infrastructure compromise the development of ballroom dancing activities, directly harming the teaching and learning process of this modality in the school context. |
| Palavras-chave: | Escola Educação Física Dança de Salão |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física |
| Citação: | BEZERRA, Luciano Varela. Dança de salão na escola: uma proposta pedagógica.. 2025. 41 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2470 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 704,68 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
