Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2509
Tipo do documento: Monografia
Título: A Importância do processo de graduação: a prática docente do professor de ciências e biologia
Autor: Sousa, Alice Maria Lima de
Primeiro orientador: Pinheiro, Tatiana Gimenez
Resumo: A presente pesquisa visa identificar como está sendo desenvolvido o ensino de Ciências da Natureza na educação básica da cidade de Campo Maior (PI), com o objetivo de analisar a contribuição do processo de formação inicial dos professores que atuam nessa área visando um ensino de qualidade, o estudo foi realizado com os docentes que lecionam na área de Ciências da Natureza com o ensino de ciências e biologia, e trabalham na rede pública municipal e estadual da cidade de Campo Maior (PI), a pesquisa tem a seguinte questão norteadora a ser respondida: de que forma o processo de formação inicial pode refletir nos resultados das práticas docentes nas escolas? Dessa forma, a pesquisa nos mostrou como os docentes construíram seu perfil profissional e como esse processo implica no exercício de sua atuação na sala de aula de modo que também propõe contribuições para a melhoria do ensino superior, nos oportunizando mostrar como o processo de formação de professores precisa ser efetivo e como importante ele é. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e quantitativa que ajudam a entender, qualificar e quantificar dados, e foi desenvolvido através da realização da realização de entrevistas com roteiros semiestruturados que contém perguntas acerca do tema abordado, para a coleta de informações dos professores que aceitaram participar da pesquisa. Evidenciou-se que os docentes enfrentam muitas dificuldades, dentre elas estão a questão da desvalorização profissional, falta de recursos, desinteresse dos alunos e falta de apoio familiar. Constatou-se que os professores não se sentiram preparados para o mercado de trabalho, em relação a prática docente, pois faltou a vivência no ambiente escolar, e a maioria buscou por formação continuada para conseguir desenvolver um ensino melhor. Desse modo, identifica-se a importância de uma graduação que oportunize mais vivência em sala de aula, e que incentivem a busca por formação continuada, sendo assim conseguiremos alcançar um ensino de qualidade para todos.
Abstract: The present research aims to identify how the teaching of Natural Sciences in basic education in the city of Campo Maior (PI) is being developed, with the aim of analyzing the contribution of the initial training process of teachers working in this area towards quality education. The study was conducted with teachers who teach Natural Sciences, including science and biology, in the public municipal and state schools of Campo Maior (PI). The research has the following guiding question to be answered: how does the initial training process reflect on the results of teaching practices in schools? Consequently, the research showed us how teachers built their professional profile and how this process impacts their performance in the classroom, also proposing contributions to improving higher education, highlighting the need for an effective teacher training process and its significance. This work follows a qualitative and quantitative approach to understand, qualify, and quantify data. It was conducted through semi-structured interviews containing questions on the topic to collect information from teachers who agreed to participate. It was evident that teachers face several difficulties, including professional undervaluation, lack of resources, student disinterest, and lack of family support. It was found that teachers did not feel adequately prepared for the job market in terms of teaching practice, lacking experience in the school environment. Most sought continued education to improve their teaching. Hence, the importance of a graduation program providing more classroom experience is identified, encouraging teachers to pursue continuous education to achieve quality education for all.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Escolas Públicas
Prática Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: SOUSA, Alice Maria Lima de. A Importância do processo de graduação: a prática docente do professor de ciências e biologia. 2023. 55 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2509
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf819,06 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.