Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/251
Tipo do documento: Dissertação
Título: Propósitos comunicativos e organização retórica dos rótulos de embalagens de produtos capilares
Autor: Fernandes, Maria Eliana Ferreira
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Os rótulos de embalagens de produtos capilares produzidos na atualidade apresentam significativas alterações em seu design e em sua linguagem. A fim de apresentar uma imagem positiva e convencer o leitor sobre a qualidade do produto capilar, observa-se na constituição textual desse gênero a presença de uma linguagem informal associada à linguagem técnica e o uso de variados recursos multimodais, que revelam diferentes propósitos comunicativos. Este trabalho busca relacionar as abordagens da Sociorretórica e da Sociossemiótica, para alcançar seu objetivo geral de investigar as inter-relações entre os passos retóricos, os recursos multimodais e os propósitos comunicativos revelados nos rótulos de embalagens de produtos capilares. A análise dos passos retóricos e propósitos comunicativos se apoia, principalmente, em algumas proposições de Swales (1990, 2004), Askehave e Swales (2001), Biasi-Rodrigues, Hemais e Araújo (2009), Moreno e Swales (2018) e Alves Filho (2018); e alguns postulados sobre multimodalidade presentes em Kress e van Leeuwen (2006 [1996]), Dionísio (2011, 2014) e Elias (2016) subsidiam a análise dos propósitos comunicativos revelados pelos aspectos multimodais nos rótulos de embalagens de produtos capilares. Esta pesquisa segue algumas adaptações propostas por Alves Filho (2018) do modelo CARS de Swales (1990) para a análise de gêneros e caracteriza-se metodologicamente como qualitativa e quantitativa, com postura interpretativista de análise de dados. O corpus do trabalho se constitui de dezesseis rótulos de embalagens de produtos capilares de diferentes marcas e tipos de produtos. Após a análise contextual e textual identificamos quatro propósitos comunicativos nos rótulos de embalagens de produtos capilares: apresentar o produto, informar sobre ele e a fabricante, instruir sobre seu uso e promovê-lo verbo visualmente. Identificamos também quinze passos retóricos que se associam a diferentes recursos multimodais como, por exemplo, marcas tipográficas e cromáticas, caixa alta, imagens e símbolos diversos, com o intuito de reforçar algum propósito comunicativo. Esse gênero apresenta uma organização retórica bastante estável, visto que o teor do conteúdo de sete dos quinze passos encontrados corresponde a itens que são obrigatórios nesse gênero, conforme a ANVISA determina. Os passos que podem ser decididos pelo fabricante e sofrem influência do contexto sócio histórico e cultural revelam um propósito promocional, essencial na lógica do mercado. Esse propósito é marcante nos rótulos investigados, como mostram onze dos quinze passos retóricos identificados, e, por obedecer às leis do mercado, é altamente estável nesse gênero. A análise das inter-relações entre passos retóricos, recursos multimodais e propósitos comunicativos mostrou que essas três categorias se associam para a construção e reconstrução social dos sentidos do gênero rótulo de embalagens de produtos capilares.
Abstract: Nowadays, the labels of packaging of hair products produced have meaningful changes in its design and language. In order to present a positive image and convince the reader about the quality of the hair product, it is observed in the textual constitution of this genre the presence of an informal language associated with technical language and the use of several multimodal resources, which reveal different communicative purposes. This paper searches to relate the Sociorethoric and Sociosemiotic approaches, in order to achieve its general objective of investigating the interrelationships between the rhetorical steps, the multimodal resources and the communicative purposes revealed in the labels of packaging of hair products. The analysis of rhetorical steps and communicative purposes is specially supported by some theorical thoughts by Swales (1990, 2004), Askehave and Swales (2001), Biasi-Rodrigues, Hemais and Araújo (2009), Moreno and Swales (2018) and Alves Filho (2018); and some postulates about multimodality in Kress and van Leeuwen (2006 [1996]), Dionísio (2011, 2014) and Elias (2016) support the analysis of the communicative purposes revealed by the multimodal aspects in the labels of packaging of hair products. It follows some adaptations proposed by Alves Filho (2018) of the CARS model by Swales (1990) for the analysis of genres and is methodologically characterized as qualitative and quantitative, with an interpretive posture of data analysis. The corpus of the work consists of sixteen labels of packaging of hair products of different brands and types of products. After all, we identified four communicative purposes on the labels of packaging for hair products: to show the product, inform about it and the manufacturer, instruct on its use and promote it verbally and visually. We also identified fifteen rhetorical steps that are associated with different multimodal resources, such as typographic and chromatic marks, capital letters, images and several symbols, in order to reinforce some communicative purpose. This genre has a very stable rhetorical organization, since the content of seven of the fifteen steps found corresponds to items that are necessary in this genre, as determined by ANVISA. The steps that can be decided by the manufacturer and are influenced by the socio-historical and cultural context reveal a promotional purpose, essential in the logic of the market. This purpose is remarkable in the investigated labels, as shown by eleven of the fifteen rhetorical steps identified, and, because it obeys the establishment of the market, it is highly stable in this genre. The analysis of the interrelationships between rhetorical steps, multimodal resources and communicative purposes showed that these three categories are associated for the construction and social reconstruction of the senses of the label genre of hairy products.
Palavras-chave: Comunicação
Recursos multimodais
Gênero
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piaui
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: FERNANDES, Maria Eliana Ferreira. Propósitos comunicativos e organização retórica dos rótulos de embalagens de produtos capilares. 2020. 144 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/251
Data de defesa: 4-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf2,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf187,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons