| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2512| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Evasão de alunas na educação física no ensino médio: problemática que envolve presença e não participação nas práticas corporais |
| Autor: | Sousa, Marilene Rodrigues de |
| Primeiro orientador: | Meneses, Yula Pires da Silveira Fontenele de |
| Resumo: | Atualmente, a Educação Física é um componente curricular obrigatório da educação básica, responsável por tematizar a cultura corporal de movimento, incluindo jogos e brincadeiras, danças, lutas, esportes, ginástica e práticas corporais de aventuras. Contudo, observa-se que parte das alunas tem deixado de participar das aulas, especificamente daquelas que envolvem as práticas corporais. Assim, a presente investigação tem como objetivo geral analisar a evasão de alunas nas aulas de Educação Física do ensino médio, na cidade de Oeiras, Piauí, buscando uma compreensão mais aprofundada desse fenômeno a partir das percepções de discentes e docentes. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário fechado direcionado às alunas e um questionário com questões abertas destinado aos docentes. Os resultados obtidos indicam que diversos fatores contribuem para a evasão de alunas nas aulas de Educação Física. Entre eles, destacam-se: as metodologias empregadas pelos professores; a repetitividade dos conteúdos; o contexto histórico do componente curricular que contribui para a falta de engajamento, reforçando, ainda, as expectativas de gênero; a ausência de infraestrutura e a insuficiência de materiais didáticos para um planejamento eficaz; além da falta de discussões e intervenções por parte da escola. Conclui-se que a Educação Física sempre foi marcada por exclusões e desigualdades, especialmente quanto à participação feminina. Dessa forma, a falta de uma abordagem que considere essas questões impacta negativamente na formação integral das estudantes. Diante disso, esta pesquisa busca aprofundar o debate sobre essa problemática e promover reflexões que contribuam para o aumento da participação das alunas. Além disso, destaca-se a necessidade de mais investigações sobre o tema, considerando sua complexidade, caráter multifacetado e enraizamento cultural nas instituições escolares. |
| Abstract: | Currently, Physical Education is a mandatory curricular component of basic education, responsible for addressing the culture of body movement, including games and activities, dances, fighting, sports, gymnastics and adventure body practices. However, it has been observed that some students have stopped participating in classes, specifically those that involve body practices. Thus, the present investigation has the general objective of analyzing the dropout rate of female students in high school Physical Education classes, in the city of Oeiras, Piauí, seeking a deeper understanding of this phenomenon based on the perceptions of students and teachers. This is a descriptive field research, with a qualitative and quantitative approach. For data collection, a closed questionnaire directed to the students and a questionnaire with open questions intended for the teachers were used. The results obtained indicate that several factors contribute to the dropout rate of female students in Physical Education classes. Among them, the following stand out: the methodologies used by the teachers; the repetitiveness of the content; the historical context of the curricular component that contributes to the lack of engagement, further reinforcing gender expectations; the lack of infrastructure and insufficient teaching materials for effective planning; and the lack of discussions and interventions by the school. It is concluded that Physical Education has always been marked by exclusions and inequalities, especially regarding female participation. Thus, the lack of an approach that considers these issues negatively impacts the comprehensive education of students. In view of this, this research seeks to deepen the debate on this issue and promote reflections that contribute to increasing female student participation. In addition, it highlights the need for further research on the topic, considering its complexity, multifaceted nature, and cultural roots in school institutions. |
| Palavras-chave: | Educação Física Ensino Médio Evasão Alunas Práticas Corporais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física |
| Citação: | SOUSA, Marilene Rodrigues de. Evasão de alunas na educação física no ensino médio: problemática que envolve presença e não participação nas práticas corporais. 2025. 120 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação Física em Rede Nacional - ProEF) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2512 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
