Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2519
Tipo do documento: Monografia
Título: Pedagogia queer e prática docente: pesquisa bibliográfica, teorias e desdobramento na educação
Título(s) alternativo(s): Queer pedagogy and teaching practice: bibliographical research, theories and developments in education
Autor: Silva, Francisca das Chagas Cruz 
Primeiro orientador: Silva Filho, Francisco Lopes da
Segundo orientador: Lopes, Felipe da Cunha
Resumo: Este estudo investiga as possibilidades e desafios da Pedagogia Queer no âmbito do debate acadêmico e no contexto da educação básica brasileira, com especial atenção à sua interlocução com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa parte da análise crítica do conceito de ―ideologia de gênero‖ e das distorções que alimentam o pânico moral, bem como o controle discursivo sobre corpos e identidades dissidentes. Em contraponto, propõe uma reflexão contemporânea sobre diversidade de gênero e orientação sexual, fundamentada na teoria queer e em experiências pedagógicas que questionam normas e binarismos. A BNCC é examinada como um documento político e histórico, cujos discursos regulam a abordagem de gênero e sexualidade na escola, ao mesmo tempo em que abrem brechas para práticas contrahegemônicas. O estudo destaca o papel da formação continuada de professores como ferramenta estratégica para a construção de uma educação mais inclusiva e crítica. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica, com ênfase em teóricos que dialogam sobre Pedagogia Queer, a relação entre BNCC, diversidade de gênero e sexualidades, além da realização de pesquisas quantitativas e qualitativas. Dentre os autores usados para embasar a pesquisa é válido citarmos: Preciado (2011), Louro (2008), Bento (2011), Butler (2003), Miskolci (2012), entre outros. Por fim, são apresentadas práticas pedagógicas que incorporam a Pedagogia Queer, evidenciando seus impactos na desconstrução de padrões normativos e na promoção de uma escola mais democrática, acolhedora e transformadora.
Abstract: This study explores the possibilities and challenges of Queer Pedagogy within academic debate and the context of Brazilian basic education, with particular attention to its dialogue with the National Common Curricular Base (BNCC). The research critically analyzes the concept of ―gender ideology‖ and the distortions that fuel moral panic, as well as the discursive control over dissident bodies and identities. In contrast, it proposes a contemporary reflection on gender diversity and sexual orientation, grounded in queer theory and pedagogical experiences that challenge norms and binaries. The BNCC is examined as a political and historical document whose discourses regulate the approach to gender and sexuality in schools, while simultaneously allowing space for counter-hegemonic practices. The study highlights the role of continuous teacher training as a strategic tool for building a more inclusive and critical education. Methodologically, the research is based on a literature review focused on theorists discussing Queer Pedagogy, the relationship between BNCC, gender diversity, and sexualities, as well as quantitative and qualitative research. Finally, pedagogical practices incorporating Queer Pedagogy are presented, evidencing their impact on deconstructing normative patterns and promoting a more democratic, welcoming, and transformative school environment.
Palavras-chave: Pedagogia Queer
Prática Docente
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Diversidade de Gênero
Sexualidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SILVA, Francisca das Chagas Cruz. Pedagogia Queer e prática docente: pesquisa bibliográfica, teorias e desdobramento na educação. 2025. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2519
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf759,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.