Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2525
Tipo do documento: Monografia
Título: Os jogos educativos no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil
Autor: Sousa, Vitória Ana Carvalho
Primeiro orientador: Fernandes, Ana Gabriela Nunes
Resumo: O uso jogos educativos na educação infantil torna-se uma importante ferramenta pedagógica sendo amplamente utilizada para estimular o desenvolvimento integral da criança, ou seja, trabalhar com os jogos educativos nesse processo de aprendizado possibilita uma integração lúdica no conhecimento da criança, possibilitando que ela aprenda brincando e tenha uma interação com os conteúdos de forma prazerosa e significativa. Esse estudo possui como objetivo geral: Analisar, a partir da literatura especializada, os impactos da utilização de jogos no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil; e os objetivos específicos: compreender como os artigos da área abordam a relação entre desenvolvimento infantil e a utilização dos jogos; e investigar, por meio dos estudos existentes, o desempenho das crianças diante da utilização dos jogos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que para seu desenvolvimento foi feita uma coleta de 14 artigos científicos no Portal de Periódicos do Capes, usando o descritor “Jogos para o Desenvolvimento Infantil”, sendo eles entre os anos de 2021 a 2024, período pós-pandêmico. A revisão de literatura teve o apoio de autores como: Kishimoto (2010), Freire (2011), Vygotsky (1989 - 1991 - 1998), Elkonin (2009), Piaget ( 1975 - 1978 - 1994 - 1996). Os resultados obtidos a partir dos artigos selecionados mostra que os jogos educativos na educação infantil possuem uma relação direta com o desenvolvimento integral da criança, especialmente quando são utilizados de forma planejada durante o processo de aprendizagem, e os artigos apresentados, em seus estudos aborda o tema de maneira diversa, com contribuições teóricas, além do embasamento de documentos oficiais, reforçando a importância dos jogos e do brincar na infância. Assim compreendendo-se que o jogo educativo é uma das modalidades mais completas para estimular os diferentes eixos do desenvolvimento infantil, sendo uma ferramenta lúdica e significativa.
Abstract: The use of educational games in early childhood education has become an important pedagogical tool, widely used to stimulate the holistic development of children. In other words, working with educational games in the learning process allows for a playful integration of knowledge, enabling children to learn through play and engage with content in a pleasant and meaningful way. This study has the general objective of analyzing, through specialized literature, the impacts of using games on the integral development of children in Early Childhood Education. The specific objectives are: to understand how academic articles address the relationship between child development and the use of games; and to investigate, based on existing studies, the performance of children when using games. This is a bibliographic research, developed through the selection of 14 scientific articles from the CAPES Journal Portal, using the descriptor “Games for Child Development,” covering the years 2021 to 2024, a post-pandemic period. The literature review was supported by authors such as Kishimoto (2010), Freire (2011), Vygotsky (1989, 1991, 1998), Elkonin (2009), and Piaget (1975, 1978, 1994, 1996). The results obtained from the selected articles show that educational games in early childhood education have a direct relationship with the child’s integral development, especially when used in a planned way during the learning process. The analyzed studies address the topic in diverse ways, presenting theoretical contributions and support from official documents, reinforcing the importance of games and play in childhood. Thus, educational games are understood as one of the most complete modalities to stimulate the various areas of child development, serving as a playful and meaningful tool.
Palavras-chave: Ludicidade
Jogos Educativos
Educação Infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOUSA, Vitória Ana Carvalho. Os jogos educativos no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2525
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf706,75 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.