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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da fala para a escrita: um estudo sobre a variação no uso dos pronomes oblíquos me x mim por alunos do 8º ano do ensino fundamental
Autor: Albuquerque, José Kelli Santos Ibiapino 
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Carvalho, Lucirene da Silva
Terceiro membro da banca: Costa, Catarina de Sena Sirqueira Mendes da
Resumo: Esta dissertação tem como temática, a nasalidade presente no pronome oblíquo átono me, ao ser pronunciado como mim, por alunos do 8º ano de uma escola pública, situada na zona rural do município de Itainópolis-PI. Esse fenômeno fonológico reflete- se, recorrentemente, nas produções escritas desses alunos, nas quais é possível se observar a troca do pronome oblíquo átono me pelo tônico mim, em posição adjunta ao verbo. O objetivo principal deste estudo é averiguar se essa troca realizada está relacionada à forma nasalizada como eles articulam esse pronome no uso efetivo da língua nas mais diversas situações contextuais. A realização desse estudo, justifica-se pela recorrência de usos inadequados registrados nas produções escritas espontâneas dos alunos, fato observado constantemente pelo professor de língua portuguesa da turma, o que afeta a qualidade de seus textos escritos. Toda discussão partirá da abordagem dos pronomes pessoais latinos, ancorada em estudos de Comba (2002) e Almeida (2000), seguida da concepção de uso dos pronomes pessoais do português brasileiro preceituada pela Gramática Tradicional (GT), assentando-se nas regras descritas por Cunha & Cintra (2016), Bechara (2019), Cegalla (2020); e nos estudos linguísticos de Câmara Jr. (1970), Vagones (1980), Callou & Leite (1993), Silva (2002), Abaurre & Pagotto (2013), Bisol (2014), Battisti & Vieira (2014), Collischon (2014), Alves (2017), Matzenauer (2017), entre outros, com os quais se pretende compreender assertivamente essas trocas que se refletem na escrita. Como questões norteadoras da pesquisa têm-se: o uso inadequado do pronome mim, em vez de me, na escrita dos discentes, é influenciado pela forma nasalizada como eles articulam este último em suas interações linguísticas orais? O uso inadequado desses pronomes está relacionado ao desconhecimento, por parte dos alunos, das regras prescritas pela gramática normativa para o emprego formal destes? A pronúncia nasalizada do pronome me está relacionada ao desconhecimento dos clíticos oral e nasal? Presume-se que a nasalidade na forma como os alunos articulam o pronome me, efetivando-o como mim, em suas interações linguísticas orais, seja fator determinante para que estes substituam-no, inadequadamente, em suas produções escritas, pelo oblíquo tônico mim, em posição adjunta ao verbo. Outra causa desse uso inadequado pode ser a falta de conhecimento, por parte deles, das regras estabelecidas pela gramática normativa referentes ao uso de tais pronomes pessoais em questão. Ou talvez, tais alunos não conseguem distinguir o clítico na forma oral com o da forma nasal. Ao que parece, não distinguem oralidade com nasalidade. A pesquisa realizada, quanto à tipologia, é quali-quantitativa, exploratória, explicativa, descritiva, intervencionista, bibliográfica, pesquisa de campo, documental, aplicada e levantamento (survey). Os resultados obtidos permitiram constatar interferência da oralidade na escrita dos alunos, com relação à troca do pronome oblíquo átono me pelo tônico mim, em posição adjunta ao verbo, bem como deficiência, apresentada por grande parte dos alunos da turma, no que diz respeito ao domínio das prescrições da gramática normativa referentes ao uso formal dos pronomes oblíquos em tela.
Abstract: This dissertation focuses on the nasality of the unstressed oblique pronoun me, pronounced as mim, by 8th grade students from a public school located in the rural area of the city of Itainópolis, Piauí. This phonological phenomenon is frequently reflected in the written productions of these students, in which it is possible to observe the exchange of the unstressed oblique pronoun me for the tonic mim, in a position adjacent to the verb. The main objective of this study is to determine whether this exchange is related to the nasalized form in which they articulate this pronoun in the effective use of the language in the most diverse contextual situations. This study is justified by the recurrence of inappropriate uses recorded in the spontaneous written productions of the students, a fact constantly observed by the Portuguese language teacher of the class, which affects the quality of their written texts. All discussion will start from the approach of Latin personal pronouns, anchored in studies by Comba (2002) and Almeida (2000), followed by the conception of the use of personal pronouns in Brazilian Portuguese prescribed by Traditional Grammar (GT), based on the rules described by Cunha & Cintra (2016), Bechara (2019), Cegalla (2020); and in the linguistic studies of Câmara Jr. (1970), Vagones (1980), Callou & Leite (1993), Silva (2002), Abaurre & Pagotto (2013), Bisol (2014), Battisti & Vieira (2014), Collischon (2014), Alves (2017), Matzenauer (2017), among others, with which we intend to assertively understand these exchanges that are reflected in writing. The guiding questions of the research are: is the inappropriate use of the pronoun mim, instead of me, in students' writing influenced by the nasalized way in which they articulate the latter in their oral linguistic interactions? Is the inappropriate use of these pronouns related to the students' lack of knowledge of the rules prescribed by normative grammar for their formal use? Is the nasalized pronunciation of the pronoun me related to the lack of knowledge of oral and nasal clitics? It is assumed that the nasality in the way in which students articulate the pronoun me, making it effective as mim, in their oral linguistic interactions, is a determining factor for them to inappropriately replace it, in their written productions, with the oblique tonic mim, in a position adjacent to the verb. Another cause of this inappropriate use may be the students' lack of knowledge of the rules established by normative grammar regarding the use of such personal pronouns in question. Or perhaps, such students are unable to distinguish the clitic in the oral form from that in the nasal form. Apparently, they do not distinguish between orality and nasality. The research conducted, in terms of typology, is qualitative-quantitative, exploratory, explanatory, descriptive, interventionist, bibliographical, field research, documentary, applied, and survey. The results revealed the interference of oral language in students' writing, related to the replacement of the unstressed oblique pronoun "me" with the stressed "mim" near the verb, as well as a deficiency, presented by a large proportion of the students in the class, regarding the mastery of normative grammar prescriptions related to the formal use of oblique pronouns in question.
Palavras-chave: Fala
Nasalidade
Escrita
Pronomes Me/Mim
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: ALBUQUERQUE, José Kelli Santos Ibiapino. Da fala para a escrita: um estudo sobre a variação no uso dos pronomes oblíquos me x mim por alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2025. 152 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2527
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

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