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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2534| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A reforma do ensino médio no Piauí: histórico e tensões |
| Autor: | Lima, Matheus Araújo ![]() |
| Primeiro orientador: | Soares, Lucineide Maria dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Samara de Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Soares, Marina Gleika Felipe |
| Resumo: | Este estudo analisa a implementação da reforma do Ensino Médio a partir da Lei nº 13.415/2017, situando a realidade do Piauí, caracterizando algumas das disputas e interesses, bem como os seus impactos à escola e a sociedade, na perspectiva de compreender a racionalidade e os desafios da implementação dessa política educacional. Buscamos responder o seguinte questionamento: Como está ocorrendo a implementação do Novo Ensino Médio imposto pela Lei n° 13.415/2017, e quais impactos acontecem na escola e na sociedade atual para o desenvolvimento de jovens e adultos no Piauí? Como procedimento metodológico, utilizamos metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, em que foram analisados documentos legias. Como aporte teórico foram utilizadas contribuições de Almeida (2022), Aranha (1996), Frigotto (2011), Jakimiu (2023), Jacomeli (2011) e dentre outros. Por meio dessa pesquisa pode-se observar que houve um impacto significativo na educação em nível médio brasileiro. Concluiu-se que com a reforma do ensino médio no Piauí expôs a evasão escolar, o aumento das desigualdades sociais e a imposição da educação tecnicista para produção de mão de obra barata. |
| Abstract: | This study analyzes the implementation of the High School reform based on Law No. 13,415/2017, situating the reality of Piauí, characterizing some of the disputes and interests as well as their impacts on the school and society, with a view to understanding the rationality and challenges of implementing this educational policy. We sought to answer the following question: How is the implementation of the New Secondary Education imposed by Law No. 13,415/2017 taking place, and what impacts are there on schools and society today for the development of young people and adults in Piauí? As a methodological procedure, we used qualitative research, in which documents were analyzed. Almeida (2022), Aranha (1996), Frigotto (2011), Jakimiu (2023), Jacomeli (2011) and others were used as theoretical contributions. Through this research, it can be seen that there has been a significant impact on Brazilian secondary education. It is concluded that the reform of secondary education in Piauí has exposed school dropouts, increased social inequalities and the imposition of technical education to produce cheap labor. |
| Palavras-chave: | Educação Ensino Médio Tecnicismo Piauí |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | LIMA, Matheus Araújo. A reforma do ensino médio no Piauí: histórico e tensões. 2025. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2534 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 767,22 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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