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dc.creatorCassiano, Héberton Mendes-
dc.contributor.advisor1Silva, Franklin Oliveira-
dc.contributor.referee1Alves Filho, Francisco-
dc.contributor.referee2Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2021-08-27T11:14:17Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.citationCASSIANO, Héberton Mendes. A trajetória do fenômeno da recategorização nos estudos contemporâneos da linguística textual. 2019. 171 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/255-
dc.description.resumoO fenômeno da recategorização é um dos processos referenciais que tem sido amplamente estudado em pesquisas no campo da referenciação e que envolve estudos sobre o texto e a construção dos sentidos. Tais estudos trazem, em suas propostas, diferentes concepções sobre o fenômeno, situado tanto na tendência textual-discursiva, quanto cognitivo-discursiva e que, por sua vez, está situado no campo da Linguística Textual. Na evolução dos trabalhos sobre recategorização, partimos do pressuposto que o fenômeno foi se reconfigurando à medida que foi assumindo uma dimensão mais cognitivo-discursiva contemplando, além dos textos verbais, textos com várias semioses. O objetivo desse trabalho é apresentar um estado da arte da recategorização, mostrando as modificações e os redimensionamentos sofridos por ela ao longo dos anos, com a finalidade de contemplar as diversas modalidades de texto e descrever a dinamicidade e complexidade desse processo. A fundamentação desse trabalho tem início nos estudos clássicos de Mondada e Dubois (1995) para tratar da estabilidade e instabilidade das categorias – noções que embasam o fenômeno da recategorização – e de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995) por serem os primeiros a conceituarem o fenômeno e proporem uma proposta classificatória para ele. Para situar a noção de texto a qual adotamos – sociocognitiva interacional, utilizamos Koch (2004). Na descrição dos trabalhos selecionados, temos Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995); Cavalcante (2000); Marcuschi e Koch (2002); Lima (2003, 2009), Tavares (2003), Matos (2005), Custódio Filho (2011), Silva (2013), Leal (2015); Lima e Cavalcante (2015) e Soares (2018). A metodologia da pesquisa constitui-se de uma abordagem bibliográfica, documental e descritiva. Como procedimentos metodológicos, resenhamos os trabalhos selecionados, considerando como critério de inclusão a presença da discussão sobre o fenômeno de recategorização. Na análise dos trabalhos, identificamos a tendência e as contribuições acerca da evolução dos conceitos propostos pelos autores. Como resultados obtidos, confirmamos que o fenômeno da recategorização sofreu uma evolução em relação à sua concepção inicial, que atendia apenas a textos verbais, e quanto ao seu redimensionamento, passando a ser percebido, também, em textos verbo-imagéticos, bem como estar relacionados a outros processos, como a introdução referencial e a dêixis. Percebemos que pesquisas se encarregaram de analisar o caráter cognitivo do fenômeno, de explorar funções discursivas da recategorização, reorganizar propostas classificatórias, propor novas concepções e estabelecer relação com outros processos, que foram estudadas para contemplar lacunas existentes ao longo das pesquisas e que foram necessárias para o avanço de novas concepções e redimensionamentos. Mostramos também que o fenômeno foi abordado tanto em uma perspectiva textual quanto, também, cognitiva, pois nem sempre está explicitado na superfície textual, necessitando de ancoragens e inferências para ser recuperado. Além disso, a recategorização pode assumir novas configurações como introduções referenciais e dêixis. Dessa forma, percebemos que o fenômeno foi e está sendo ampliado para contemplar textos nas mais variadas modalidades, como os textos verbais e nos verbo-imagéticos.por
dc.description.abstractLe phénomène de la recatégorisation est l’un des processus référentiels qui a été amplement étudié dans les recherches dans le domaine du référencement et qui entoure des études sur le texte et la construction des sens. Ces études amènent, dans leurs propositions, différentes conceptions sur le phénomène, localisé tellement dans la tendance textuelle-discursive, comme cognitive-discursive et que, à tour de rôle, est situé dans le domaine de la Linguistique Textuelle. Dans l’évolution des travaux sur recatégorisation, nous partons de l’hypothèse que le phénomène a été en se reconfigurant à mesure qu’il a été en assumant une dimension plus cognitive-discursive en contemplant, au-delà des textes verbaux, des textes avec plusieurs sémioses. L'objectif de ce travail est présenter un état de l'art de la recatégorisation, en montrant les modifications et les redimensionnements subis pour elle au long des années, avec la finalité de contempler les diverses modalités de texte et décrire la dynamicité et complexité de ce processus. La fondation de ce travail commence dans les études classiques de Mondada et Dubois (1995) pour traiter de la stabilité et l'instabilité des catégories - notions que soutiennent le phénomène de la recatégorisation - et d’Apothéloz et Reichler-Beguelin (1995) pour être les premiers à conceptualiser le phénomène et proposer une proposition classificatoire pour lui. Pour situer la notion de texte que nous adoptons – sociocognitive interactionnelle, nous utilisons Koch (2004). Dans la description des travaux sélectionnés, nous avons Apothéloz et Reichler-Béguelin (1995); Cavalcante (2000); Marcuschi et Koch (2002); Lima (2003, 2009), Tavares (2003), Matos (2005), Custódio Filho (2011), Silva (2013), Leal (2015); Lima et Cavalcante (2015) et Soares (2018). La méthodologie de la recherche se constitue d'un abordage bibliographique, documentaire et descriptive. En tant que procédures méthodologiques, nous passons en revue les travaux sélectionnés, en considérant comme critère d’inclusion la présence de la discussion sur le phénomène de recatégorisation. Dans l'analyse des travaux, nous identifions la tendance et les contributions concernant l'évolution des concepts proposés par les auteurs. Comme résultats obtenus, nous avons confirmé que le phénomène de la recatégorisation a souffert une évolution par rapport à son concept initial, qui a servi seulement aux textes verbaux, et pareillement à son redimensionnement. Nous percevons que nouvelles classifications et fonctions sont allées en étant présentées pour contempler lacunes existantes au long des recherches et qui sont allés nécessaires pour l’avance de nouvelles conceptions et redimensionnements. Nous montrons aussi que le phénomène a été abordé pareillement à une perspective textuelle tout comme, aussi, cognitive, car pas toujours il est explicité dans la superficie textuelle, en nécessitant d'ancrages et interférences pour être récupéré. De plus, la recatégorisation ne peut pas assumer nouvelles configurations comme introductions référentielles et deixis. De cette manière, nous nous apercevons que le phénomène a été et il est en étant élargi pour contempler textes dans les plus diverses modalités, comme les textes verbaux et dans les verbe-imagétiques.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-08-27T11:14:16Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Héberton -versão cd.pdf: 2168937 bytes, checksum: 9052a3e87bd57d38e1043d5402fc26b5 (MD5) HEBERTON CASSIANO.pdf: 193464 bytes, checksum: 582bbde7a9656b95fb8e75d596d54b34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T11:14:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Héberton -versão cd.pdf: 2168937 bytes, checksum: 9052a3e87bd57d38e1043d5402fc26b5 (MD5) HEBERTON CASSIANO.pdf: 193464 bytes, checksum: 582bbde7a9656b95fb8e75d596d54b34 (MD5) Previous issue date: 2019-07-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística textualpor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectRecategorizaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA trajetória do fenômeno da recategorização nos estudos contemporâneos da linguística textualpor
dc.typeDissertaçãopor
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