| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2570Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barroso, Diana Ferreira Borges | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1678614742574099 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Tatiana Gimenez | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4170448497165240 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:23Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | BARROSO, Diana Ferreira Borges. Ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA): uma realidade nas etapas IV e V das escolas da zona urbana do município de Campo Maior (PI). 2024. 70 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biologicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2570 | - |
| dc.description.resumo | Investigamos o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), concentrando-se nas etapas IV e V das escolas urbanas do município de Campo Maior (PI). Adotou-se uma abordagem mista, combinando entrevistas semiestruturadas com professores e análise de conteúdo de dados para identificar categorias temáticas nas falas dos professores. A EJA é um instrumento de inclusão social, diante do seu contexto histórico no Brasil, e o ensino de Ciências desempenha um papel fundamental para a formação cidadã e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A trajetória da EJA é marcada por avanços significativos influenciadas pelo contexto de cada época e retrocesso impulsionadas por transformações sociais, políticas e educacionais. Embora pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos tem ganhando reconhecimento, ainda há espaço para melhorias, as quais podem ser obtidas a partir de análises da aplicação desta forma de educação em unidade escolar. Considerando este contexto, os resultados desta pesquisa mostrou que a maioria dos professores tem empenho em adaptar suas práticas pedagógicas, contudo, muitos enfrentam limitações decorrentes da falta de formação específica para a EJA. A análise também mostrou que a frequência irregular dos alunos e a diversidade de níveis de aprendizagem são os principais desafios, enquanto a escassez de recursos pedagógicos e a inadequação dos livros didáticos ampliam as dificuldades. Apesar disso, estratégias como a contextualização dos conteúdos e o uso de metodologias ativas têm sido mencionadas como alternativas eficazes. Constatou-se também que a prática docente muitas vezes depende da experiência e do esforço individual dos professores para superar as lacunas estruturais e oferecer um ensino inclusivo e significativo Apesar dos avanços, ainda é necessário maior investimento em formação continuada para os professores e gestores das unidades escolares e em políticas públicas efetivas que de fato valorizem a EJA não apenas como uma política compensatória, mas, promovendo condições adequadas para o ensino. Enfatizamos que a EJA, enquanto modalidade educacional estratégica, requer atenção especial para superar desafios históricos e promover um sistema educacional mais equitativo. O fortalecimento do ensino de Ciências na EJA é essencial para a formação integral dos estudantes e para sua inserção plena na sociedade. | por |
| dc.description.abstract | We investigated the teaching of Science in Youth and Adult Education (EJA), focusing on stages IV and V of urban schools in the city of Campo Maior (PI). A mixed approach was adopted, combining semi-structured interviews with teachers and content analysis of data to identify thematic categories in the teachers' statements. EJA is an instrument of social inclusion, given its historical context in Brazil, and the teaching of Science plays a fundamental role in the citizenship formation and critical development of students. The trajectory of EJA is marked by significant advances influenced by the context of each era and setbacks driven by social, political and educational transformations. Although research on Youth and Adult Education has gained recognition, there is still room for improvement, which can be obtained from analyses of the application of this form of education in schools. Considering this context, the results of this research showed that most teachers are committed to adapting their pedagogical practices; however, many face limitations due to the lack of specific training for EJA. The analysis also showed that irregular student attendance and diverse learning levels are the main challenges, while the scarcity of pedagogical resources and inadequate textbooks increase the difficulties. Despite this, strategies such as contextualizing content and using active methodologies have been mentioned as effective alternatives. It was also found that teaching practice often depends on the experience and individual efforts of teachers to overcome structural gaps and offer inclusive and meaningful teaching. Despite the progress, greater investment is still needed in continuing education for teachers and school administrators and in effective public policies that truly value EJA not only as a compensatory policy, but also by promoting adequate conditions for teaching. We emphasize that EJA, as a strategic educational modality, requires special attention to overcome historical challenges and promote a more equitable educational system. Strengthening science teaching in EJA is essential for the comprehensive education of students and their full integration into society. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Diana Barroso (dianaferreirabb@aluno.uespi.br) on 2025-08-29T23:36:25Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 801615 bytes, checksum: ceb8fc75109ad21db5381e539ae22c8a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO - PDF.pdf: 104151 bytes, checksum: 4d0758a3aa5b16b19d63c7c1a83fa61b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-01T13:22:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 801615 bytes, checksum: ceb8fc75109ad21db5381e539ae22c8a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO - PDF.pdf: 104151 bytes, checksum: 4d0758a3aa5b16b19d63c7c1a83fa61b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-01T13:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 801615 bytes, checksum: ceb8fc75109ad21db5381e539ae22c8a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO - PDF.pdf: 104151 bytes, checksum: 4d0758a3aa5b16b19d63c7c1a83fa61b (MD5) Previous issue date: 2024-12-19 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Contexto Educacional | por |
| dc.subject | Estratégias de Ensino | por |
| dc.subject | Formação Docente | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
| dc.title | Ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA): uma realidade nas etapas IV e V das escolas da zona urbana do município de Campo Maior (PI) | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 782,83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
