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dc.creatorMuniz, Lucilene de Almeida-
dc.contributor.advisor1Silva, Samara de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-02T10:31:35Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMUNIZ, Lucilene de Almeida. Valorização docente: uma reflexão sobre a Meta 17 do Plano Estadual de Educação do Piauí. 2025. 26 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2573-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de pesquisa vinculada ao Observatório da Política Educacional Piauiense, em parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). O estudo pretende refletir sobre a valorização docente a partir de uma análise comparativa da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE) do Piauí. De abordagem qualitativa (Minayo, 2013), a pesquisa é documental (Lakatos; Marconi, 2001) e envolveu a coleta de dados na plataforma online Portal da Cidadania do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI. Foram utilizados como fonto os documentos relacionados à legislação educacional piauiense catalogados no período de 1996 a 2023. A fundamentação teórica teve como apoio Freire (1979), Saviani (1989), LDB 9394/96, dentre outros. A análise comparativa dos planos revelou que, apesar de alguns avanços, a equiparação salarial dos docentes com outros profissionais de igual escolaridade, prevista para 2020, ainda não foi alcançada, evidenciando a necessidade de ações mais efetivas para alcançar a valorização docente.por
dc.description.abstractThis work is the result of research linked to the Observatory of Educational Policy in Piauí, a partnership between Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), and Instituto Federal do Piauí (IFPI). The study aims to reflect on teacher appreciation through a comparative analysis of The National Education Plan (PNE)’s Goal 17 and the State Education Plan (PEE) of Piauí. Using a qualitative approach (Minayo, 2013), the research is documentary (Lakatos; Marconi, 2001) and it involved data collection on the online platform Portal da Cidadania do Tribunal de Contas do Piauí (TCE/PI). The source consisted of documents related to Piauí’s educational legislation cataloged from 1996 to 2023. The theoretical framework was based on Freire (1979), Saviani (1989), LDB 9394/96, among others. The comparative analysis of the plans revealed that, despite some progress, the salary equalization of teachers with other professionals of the same educational level, scheduled for 2020, has not been achieved yet, highlighting the need for more effective actions to achieve teacher appreciation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Lucilene Muniz (lucilenedealmeidam@aluno.uespi.br) on 2025-09-01T17:50:29Z No. of bitstreams: 2 Monografia_completa.pdf: 391445 bytes, checksum: 81e1a81043bfb7d35c543f7df7c5f1e5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 61253 bytes, checksum: 4fb4d7fcaf7c0b07a965ab3a84d42b1c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-02T10:31:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia_completa.pdf: 391445 bytes, checksum: 81e1a81043bfb7d35c543f7df7c5f1e5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 61253 bytes, checksum: 4fb4d7fcaf7c0b07a965ab3a84d42b1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-02T10:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia_completa.pdf: 391445 bytes, checksum: 81e1a81043bfb7d35c543f7df7c5f1e5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 61253 bytes, checksum: 4fb4d7fcaf7c0b07a965ab3a84d42b1c (MD5) Previous issue date: 2025-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano Estadual de Educaçãopor
dc.subjectValorização Docentepor
dc.subjectPiauípor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleValorização docente: uma reflexão sobre a Meta 17 do Plano Estadual de Educação do Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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