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Tipo do documento: Monografia
Título: Valorização docente: uma reflexão sobre a Meta 17 do Plano Estadual de Educação do Piauí
Autor: Muniz, Lucilene de Almeida
Primeiro orientador: Silva, Samara de Oliveira
Resumo: O presente trabalho é resultado de pesquisa vinculada ao Observatório da Política Educacional Piauiense, em parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). O estudo pretende refletir sobre a valorização docente a partir de uma análise comparativa da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE) do Piauí. De abordagem qualitativa (Minayo, 2013), a pesquisa é documental (Lakatos; Marconi, 2001) e envolveu a coleta de dados na plataforma online Portal da Cidadania do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI. Foram utilizados como fonto os documentos relacionados à legislação educacional piauiense catalogados no período de 1996 a 2023. A fundamentação teórica teve como apoio Freire (1979), Saviani (1989), LDB 9394/96, dentre outros. A análise comparativa dos planos revelou que, apesar de alguns avanços, a equiparação salarial dos docentes com outros profissionais de igual escolaridade, prevista para 2020, ainda não foi alcançada, evidenciando a necessidade de ações mais efetivas para alcançar a valorização docente.
Abstract: This work is the result of research linked to the Observatory of Educational Policy in Piauí, a partnership between Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), and Instituto Federal do Piauí (IFPI). The study aims to reflect on teacher appreciation through a comparative analysis of The National Education Plan (PNE)’s Goal 17 and the State Education Plan (PEE) of Piauí. Using a qualitative approach (Minayo, 2013), the research is documentary (Lakatos; Marconi, 2001) and it involved data collection on the online platform Portal da Cidadania do Tribunal de Contas do Piauí (TCE/PI). The source consisted of documents related to Piauí’s educational legislation cataloged from 1996 to 2023. The theoretical framework was based on Freire (1979), Saviani (1989), LDB 9394/96, among others. The comparative analysis of the plans revealed that, despite some progress, the salary equalization of teachers with other professionals of the same educational level, scheduled for 2020, has not been achieved yet, highlighting the need for more effective actions to achieve teacher appreciation.
Palavras-chave: Plano Estadual de Educação
Valorização Docente
Piauí
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: MUNIZ, Lucilene de Almeida. Valorização docente: uma reflexão sobre a Meta 17 do Plano Estadual de Educação do Piauí. 2025. 26 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2573
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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