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Tipo do documento: Dissertação
Título: A recategorização sem menção de expressão referencial: uma estratégia argumentativa na construção de memes verbo-imagéticos
Autor: Batista, Jeydson Jonys Barros
Primeiro orientador: Lima, Silvana Maria Calixto de
Primeiro membro da banca: Moura, João Benvindo de
Segundo membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Neste trabalho, em consonância com a vocação interdisciplinar da Linguística de Texto, convocamos um diálogo entre essa área e as Teorias da Argumentação, particularmente a abordagem da Nova Retórica e o Modelo de Análise dos Gêneros Persuasivos de Pinto (2010). Nesse contexto, partimos da hipótese de que as estratégias argumentativas imbricadas no processo de recategorização sem menção de expressão referencial constituem um mecanismo fundamental para a construção dos sentidos em memes verbo-imagéticos. Assim, considerando tanto essa interdisciplinaridade quanto a evolução dos estudos da recategorização ao longo dos últimos anos, na qual o processo passa a se configurar sob uma perspectiva que considera a integração de diversos elementos para a sua homologação, tomamos como referência, na área da Linguística de Texto, os trabalhos desenvolvidos por Lima (2009; 2017), Custódio Filho (2011) e Lima e Cavalcante (2015), e os trabalhos desenvolvidos por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Pinto (2010), na área das Teorias da Argumentação. Nesse sentido, trazemos ao longo deste trabalho uma discussão que envolve os pressupostos da Linguística de Texto, em que discorremos sobre conceitos básicos da área, como a abordagem de texto de base sociocognitiva, a passagem da referência à referenciação e os processos advindos dessa mudança, assim como o processo de recategorização e a subclassificação que tomamos como objeto: a recategorização sem menção de expressão referencial. Debatemos ainda sobre o conceito de argumentação sob a vertente da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), e sob a vertente do processo de construção do Modelo de Análise dos Gêneros Persuasivos de Pinto (2010). Propomos, também, um quadro direcionado à análise de memes verbo-imagéticos que toma como base a inter-relação entre essas duas abordagens argumentativas, no qual analisamos sua finalidade persuasiva. Considerando a modalidade de texto utilizada para esta investigação, discutimos o gênero meme na literatura, considerando, para a nossa perspectiva de investigação, esse gênero em sua finalidade persuasiva. Nesse sentido, coletamos dez exemplos de memes verbo-imagéticos que tematizam fatos político-sociais relacionados ao mandato do ex-presidente Michel Temer e submetemos aos componentes dispostos no quadro de análise proposto nesta investigação. Os resultados das análises qualitativas assentam o papel significativo das estratégias argumentativas imbricadas no processo de recategorização sem menção de expressão referencial na construção dos sentidos de memes verbo-imagéticos, no qual a integração e o dinamismo entre as semioses verbal e imagética se constituem como elementos fundamentais.
Abstract: In this work, in consonance with the interdisciplinary vocation of the Linguistics of the Text, We aim to call for a dialogue between this area and the Argumentation Theories, particularly the New Rhetoric approach and the Persuasive Genres Analysis Model of Pinto (2010). In this context, We start from the hypothesis that the argumentative strategies imbricated in the recategorization process without mention of referential expression constitute fundamental mechanism for the construction of the senses in verb-imagery memes. Thus, considering both this interdisciplinary approach and the evolution of recategorization studies over the last few years, in which the process starts to take shape from a perspective that considers the integration of several elements for its homologation, We take as reference in the area of Linguistics, the work developed by Lima (2009; 2017), Custódio Filho (2011) and Lima and Cavalcante (2015); and the works developed by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005) and Pinto (2010), in the area of the Argumentation Theories. In this sense, We bring throughout this work a discussion that involves the assumptions of the Linguistics of the Text, in which we discuss basic concepts of the area, such as the sociocognitive-based text approach, the transition from reference to reference and the processes resulting from this change, as well as the recategorization process and the subclassification that we take as object, the recategorization without mention of referential expression. We also discussed the concept of argumentation under the New Rhetoric, of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), and the process of construction of the Model of Analysis of Persuasive Genres of Pinto (2010), proposing a framework directed to the analysis of verbo-imagery memes, through the inter-relationship between these two argumentative approaches, in which we analyzed verb-imagery memes with persuasive purpose. Considering the modality of text used for this research, We also discussed the meme genre in the literature, considering for its research perspective this genre in its persuasive purpose. In this sense, We collected ten copies of verb-imagery memes that thematic politico-social facts related to the mandate of former president Michel Temer and submitted to the components prepared in the frame of complementary analysis proposed in this investigation. The results of the qualitative analyzes are based on the significant weight of the argumentative strategies imbricated in the process of recategorization without mention of reference expression in the construction of the meanings of verbal-imagery texts, on which the integration and dynamism between the verbal and imaginary semiosis constitute as fundamental to the process.
Palavras-chave: Recategorização
Argumentação
Meme verbo-imagético
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: BATISTA, Jeydson Jonys Barros. A recategorização sem menção de expressão referencial: uma estratégia argumentativa na construção de memes verbo-imagéticos. 2019. 145 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/260
Data de defesa: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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